Reaproveitamento do papel da estamparia para modelagem e tratamento da água do tingimento de aviamentos são algumas das iniciativas sustentáveis da marca
O jeans, um dos itens mais icônicos e atemporais do guarda-roupa, carrega um alto custo ambiental. O Grupo Morena Rosa, um dos maiores conglomerados de moda brasileira, vem desenvolvendo tecnologias sustentáveis visando aprimorar seus processos pensando no futuro da indústria do denim. Com a produção em massa e a forte demanda no mercado da moda, o segmento de jeanswear enfrenta uma responsabilidade crescente de mitigar os impactos negativos no meio ambiente.
Dentre as principais tecnologias aplicadas pela label, estão o uso de energia solar nas lavanderias e no tratamento da água; a utilização de laser na construção de efeitos nas peças de jeans para reduzir o uso de químicos e a lavagem feita com ozônio utilizando quantidades mínimas de água e economizando até 6 milhões de litros por mês.
“Internamente, temos um departamento destinado especialmente para a separação e destinação correta de resíduos, além disso, reaproveitamos toda a água utilizada no processo de tingimento para a limpeza de banheiros. A preocupação com o todo é realmente uma questão dentro da marca.” conta Eduardo Franzato, diretor da Morena Rosa e vice-presidente do Grupo Morena Rosa.
Em relação à confecção, Morena Rosa aposta em bases de tecidos com fibras naturais que geram menos impacto, além de serem biodegradáveis. Resíduos têxteis compostos por fragmentos de garrafas pet, algodão generativo e fibras como o liocel – proveniente de madeiras controladas e certificadas – também estão presentes no amplo portifólio de materiais que compõe as peças da marca.
“O Grupo Morena Rosa é uma das poucas empresas de moda que tem produção interna, sendo assim, conseguimos ter mais controle sobre os processos em cada etapa de confecção das peças”, completa Eduardo.
Ao implementar tecnologias inovadoras e adotar medidas que minimizam o impacto ambiental, a marca demonstra que é possível combinar estilo e sustentabilidade, sem comprometer a qualidade ou a estética das peças. Esse compromisso não apenas fortalece a imagem da empresa, mas também contribui para a construção de uma indústria da moda mais ética e alinhada com os desafios ambientais do nosso tempo.