5 nutracêuticos essenciais para um skincare masculino

Sem categoria

O universo masculino evoluiu e o homem moderno está ficando cada vez mais à vontade para explorar sua autoestima e cuidar do seu bem-estar, mas principalmente quebrar tabus estéticos, como o dos cuidados com a pele. Esse cuidado vai além do uso tópico de produtos, é preciso olhar a saúde como um todo, e os nutracêuticos,  que são compostos somente por ingredientes encontrados nos alimentos e 100% orgânico, ricos em bioativos presentes na nossa alimentação, mas que, a depender da nossa dieta, não conseguimos ingerir e absorver nas quantidades necessárias para o bom funcionamento do nosso organismo e metabolismo, atuano de forma mais ampla no nosso metabolismo, proporcionando  firmeza e hidratação à pele.

Em tempos onde alimentos cada vez mais industrializados e dietas cada vez mais fast-foods são um hábito entre nós, os nutracêuticos se comportam como uma suplementação alimentar para fornecer o que nossa dieta cotidiana não fornece.

“O uso dos nutracêuticos vem crescendo cada vez mais em todo o mundo, mas principalmente no Brasil como um auxiliador para a reposição de nutrientes e vitaminas, ajudando com os cuidados com a pele. Ele representa uma estratégia promissora no auxílio da reposição de nutrientes, possibilitando a prevenção, retardamento e diminuição de rugas, linhas de expressão, acne, ressecamento e o envelhecimento precoce da pele, além de melhorar os resultados de tratamentos estéticos”, explica Jamar Tejada, farmacêutico naturopata e fundador da Che Figo, marca de produtos naturais, veganos e sustentáveis para os homens. 

O especialista ainda ressalta que os nutracêuticos representam uma estratégia promissora para prevenir, retardar ou minimizar o envelhecimento prematuro da pele e também na prevenção de problemas cardíacos e até mesmo o câncer. Além de melhorar os resultados de tratamentos estéticos.

“Existem componentes, como polivitamínicos e minerais, que são nutracêuticos que incluem vitaminas e oligoelementos (micronutrientes, como os sais minerais), atuando como antioxidantes, agindo nos processos naturais das células e na hidratação e  amenizando o déficit nutricional da pele. Além de agir contra  a flacidez e linhas finas, com a vitamina C ou E e também o silício orgânico. Ou até diminuírem os efeitos nocivos do sol, como com o extrato da samambaia polypodium leucotomos, o protetor solar oral, mas nada substitui uma alimentação saudável e o uso correto de alguns produtos para a pele”, ressalta Jamar.

Juntamente com a mudança de hábitos, a composição da dieta com nutrientes funcionais pode ajudar com os cuidados com a pele. Jamar Tejada cita cinco nutracêuticos que devem estar em seu skincare para facilitar sua rotina de cuidados com a pele e mantê-la saudável. 

Silício orgânico: o mineral que já faz parte da composição da nossa pele, atua na regeneração celular, estimulando a síntese das fibras de sustentação que ajudam a manter a firmeza da pele e na reposição dos minerais perdidos pelos ossos. É possível encontrar o suplemento em alimentos, como maçã, laranja, manga, banana, repolho cru, milho, aveia, soja, cevada e ostras mas em pouquíssima quantidade, por isso necessário a suplementação desse importante mineral. Lembrando que o silício orgânico é diferente do silício quelato, já que

Coenzima q10: devido às suas propriedades antioxidantes, o ativo ajuda na proteção da pele contra os danos oxidativos causados pelos radicais livres, pelos raios UVA e UVB, e na prevenção do câncer de pele. É possível encontrar o componente em formato de cápsulas para a complementação de vitaminas para o nosso organismo.

Resveratrol: o polifenol encontrado, principalmente, em cascas e em sementes de uvas vermelhas ou pretas, atua melhorando a aparência de rugas e linhas finas de expressão, e dando firmeza e elasticidade para a pele. Além de combater a hiperpigmentação, possui ação anti-inflamatória, ajudando a acalmar a pele irritada. 

Licopeno: o carotenoide, encontrado em alimentos vegetais com coloração avermelhada, como melancia, goiaba, tomate e pimentão, possui ação antioxidante agindo na proteção da pele contra as células dos radicais livres, além de ser considerado um grande aliado na prevenção do envelhecimento da pele e quando associado aos betacarotenos e as vitaminas E e C, é um potente protetor da pele contra os danos causados pelo sol. Vale ressaltar, que o componente não substitui o protetor solar.

Peptídeos de colágeno: famoso por contribuir para a saúde da derme como um todo, o colágeno promove um aumento na elasticidade, hidratação e firmeza da pele. Além disso, possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, contribuindo para a recuperação muscular. É possível encontrar o suplemento em cápsulas, ótimos aliados para evitar a formação de rugas, marcas e linhas de expressão.

Além disso, esse tipo de terapia não substitui uma alimentação equilibrada, responsável pela saúde da pele e do organismo como um todo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.