Renata Minami, formada em Administração pela ESPM, é a diretora executiva da Sumirê, uma das principais redes de varejo de beleza do Brasil, administrada por mais de 20 famílias. Parte da segunda geração da empresa, Renata tem desempenhado um papel essencial na modernização da companhia, ao mesmo tempo que preserva a tradição que a tornou um ícone no mercado de varejo de beleza.
A primeira loja da marca foi fundada em 1984, em Jacareí, cidade do interior de São Paulo, por Akio Koga, a fim de reunir em um só local qualquer tipo de produto de higiene e cuidado pessoal. Desde então, a Sumirê expandiu a sua presença nos pontos de venda e, após quase quatro décadas de sucesso no varejo físico, ampliou sua atuação para o mercado virtual, além de investir em marcas próprias. Atualmente, a perfumaria está entre as 500 maiores varejistas do país.
Com 14 anos de atuação na Sumirê, Renata iniciou sua trajetória no chão de loja, como vendedora e, posteriormente, gerente. Hoje, à frente do grupo, ela lidera com uma abordagem estratégica e inovadora, direcionando a Sumirê para novos horizontes, especialmente com o fortalecimento do e-commerce e das marcas próprias, que impulsionam a rede em seu 40º aniversário. Em uma conversa exclusiva com a INVOGA, Renata compartilha sua visão sobre a modernização da empresa familiar, suas estratégias para inovar e o impacto que está moldando o futuro da Sumirê.
Sumirê está completando 40 anos em 2024. Como você define essa trajetória até aqui?
Renata Minami: Ao longo das últimas quatro décadas, a Sumirê passou por uma transformação significativa, mas sempre com o mesmo propósito: oferecer produtos de alta qualidade a preços justos. Iniciamos com uma única loja em Jacareí, e hoje, contamos com mais de 70 unidades espalhadas pelo estado de São Paulo. Expandimos nossos pontos de venda, criamos marcas próprias e, mais recentemente, investimos no e-commerce. A trajetória foi marcada por muitos desafios, mas também por um crescimento consistente e uma conexão forte com nossos clientes.
Nos últimos anos, houve um grande investimento em profissionalização e gestão centralizada na Sumirê. O que motivou essa mudança?
Renata Minami: A necessidade de garantir a perenidade da empresa e acompanhar o crescimento natural da rede foi o principal motivo. Estamos falando de uma empresa familiar que envolve quase 20 núcleos, 50 acionistas e mais de 70 lojas. Isso exige uma governança estruturada para alinhar os processos e o discurso entre todas as unidades. Iniciamos esse processo pouco antes da pandemia e, apesar dos desafios que esse período trouxe, ele também nos mostrou a importância de uma gestão mais centralizada. Com o apoio de uma consultoria especializada, conseguimos criar um conselho administrativo, algo inédito em uma empresa com esse perfil. Hoje, estamos preparados para continuar crescendo e abrir novas lojas.
Um dos marcos recentes foi a criação do e-commerce próprio. Como foi esse processo e quais os resultados obtidos até agora?
Renata Minami: O mercado de beleza foi um dos que mais cresceram no e-commerce nos últimos anos, com mais de 100% de aumento. Criar o nosso canal digital era um passo natural, pois acreditamos que precisamos estar onde o nosso cliente quer comprar. Levamos cinco anos para nos preparar para essa expansão online, já que traz desafios novos e exige uma estrutura tecnológica robusta. Desde o lançamento, em 2021, o e-commerce tem sido uma das nossas lojas de maior desempenho, com crescimento estável de dois dígitos todos os meses. Além de ampliar nosso alcance para fora do estado de São Paulo, conseguimos nos conectar com um público mais amplo, em diversas regiões do Brasil.
Outro ponto de inovação foi o desenvolvimento de marcas próprias. Qual foi a motivação para seguir esse caminho e como tem sido o desempenho dessas linhas?
Renata Minami: Desenvolver marcas próprias foi uma maneira de garantir que estaríamos acompanhando de perto cada etapa da produção e oferecendo produtos com a qualidade que nossos clientes esperam. Além disso, nos permite manter o compromisso com preços justos. Após dois anos de planejamento, lançamos quatro marcas: Muah (maquiagem e esmaltes), Minná (acessórios de cuidados pessoais), Meráki (cuidados capilares) e Kodomo (linha infantil). Desde então, temos investido fortemente em pesquisa e desenvolvimento. Em 2023, por exemplo, lançamos 135 novos produtos, e até o final de 2024, temos planos para mais 40 lançamentos. Nossa marcas próprias estão entre os produtos mais vendidos da rede.
Quais os próximos passos para a Sumirê?
Renata Minami: Continuaremos a investir na expansão das nossas lojas e no fortalecimento do e-commerce. Em termos de produtos, estamos sempre atentos às tendências e às necessidades dos nossos clientes. Ainda para 2024, temos muitos lançamentos planejados, especialmente nas categorias de cuidados faciais e corporais, esmaltes, maquiagem e acessórios. Nosso foco é continuar inovando, mas sem perder o propósito que sempre guiou a Sumirê: ajudar pessoas e empoderar nossos clientes por meio da beleza.
Por fim, como você enxerga o legado da Sumirê ao longo desses 40 anos?
Renata Minami: É um legado de dedicação, inovação e respeito aos nossos clientes e colaboradores. Apesar de todas as mudanças e inovações que implementamos, continuamos fiéis ao propósito original do sr. Akio, fundador da Sumirê: ajudar as pessoas. É gratificante ver que algumas das nossas lojas já estão sendo administradas pela terceira geração da família, e isso reforça o nosso compromisso com o cuidado e a excelência.