Comemorando mais de uma década de atuação, um dos maiores eventos de arte contemporânea a céu aberto do mundo chega a Fortalezacom coletiva de lançamento, dia 14, às 9h, na sede da Secretaria do Turismo de Fortaleza, localizada na Rua dos Tabajaras, nº 387 – Praia de Iracema.
A 12ª edição da COW Parade Brasil traz a beleza das famosas vaquinhas coloridas para as ruas da capital cearense. Fortaleza será palco para a exposição de 55 esculturas em tamanho real, real, feitas em fibra de vidro, que serão criadas por artistas cearenses e distribuídas em locais públicos e estratégicos da Cidade.
Na ocasião do lançamento, o artista Narcélio Grud fará, ao vivo, a pintura da primeira vaquinha da exposição.
O que é cowparade?
A CowParade é o maior evento de arte a céu aberto do mundo, que tem como objetivo democratizar a arte através da inclusão cultural. Artistas selecionados usam como suporte uma escultura de vaca feita em fibra de vidro e em tamanho natural. Elas são expostas em vias públicas e são apreciadas por todos.
Estima-se que mais de 500 milhões de pessoas já se depararam com pelo menos uma das obras das 84 edições registradas em 36 países
Por que vacas?
Há algo de mágico com a vaca. Ela representa coisas diferentes para pessoas diferentes ao redor do mundo: é sagrada, é histórica, mas o sentimento comum é de carinho. Ela simplesmente faz todos sorrirem.
A escultura de vaca da CowParade é uma forma criativa de reproduzir uma tela tridimensional para os artistas se expressarem. Com pincéis, tubos de cola, apliques variados e outros materiais o artista pode aproveitar toda a vasta superfície em tamanho natural, repleta de particularidades e curvas de um ruminante.
Quem são os artistas?
Pintores, escultores, artesãos, arquitetos, designers e outras pessoas criativas e artísticas são bem-vindas para apresentarem um projeto para a seleção, desde amadores e desconhecidos até profissionais e famosos. Ao redor do mundo, mais de 10.000 artistas já participaram da CowParade.
Para onde as vacas vão após o evento?
Ao final de cada edição, as esculturas são leiloadas e a renda é revertida como doação para instituições beneficentes. Dessa forma, as vacas cumprem múltiplas funções: valorizam o entorno, expandem o acesso à arte, promovem novos artistas, e sensibilizam as pessoas para causas sociais.
SAIBA MAIS: