Do interior de São Paulo para dominar o mercado da beleza: Mari Saad

 

O #InvogaPersona dessa semana é com ela: uma mulher inspiradora que transformou a sua carreira profissional impulsionada por sua paixão e talento: falar e cuidar de beleza, seja por meio da maquiagem, produtos ou bem-estar. Mari Saad é especialista em beleza, uma das maiores influencers do Brasil e empreende na sua linha de produtos, que é febre entre os apaixonados por maquiagem e beleza. Fomos bater um papo com ela sobre o início de tudo, quando deu a oportunidade para o seu talento como beauty artist reger seu caminho e através de foco, esforço e talento, chegou ao patamar de ter seu nome na cobiçada lista da ‘Forbes Under 30’, que revela profissionais em destaque no mercado mundial. Transformação, inspiração e criatividade são pilares dessa troca que tivemos com Mari, que garante: ainda há muito por vir. Mas sem spoilers por enquanto!

 

Confira abaixo a entrevista completa:

 

INVOGA: VOCÊ CHEGOU A SE MAQUIAR DENTRO DE UM METRO PARA ATRAIR A ATENÇÃO DAS PESSOAS PARA O SEU TRABALHO, ENTÃO, CONTA PRA GENTE: QUAL LOCAL VOCÊ JAMAIS SE MAQUIARIA E POR QUÊ?

MS: Eu já me maquiei em carro, avião, aeroporto… Com maestria, firmeza e delicadeza na mão, a gente se maquia em qualquer lugar (risos). Eu só acho que não me maquiaria em lugar de muito movimento, tipo uma montanha-russa! Eu não me arriscaria dentro de um parque de diversões, por exemplo! (risos)

 

INVOGA: COMO É O SEU PROCESSO CRIATIVO?

MS: Meu processo criativo é intenso porque eu tento prestar atenção e olhar para as pessoas de uma forma real. Estou sempre observando pelo viés das pessoas, comportamento, moda. Até em momentos que estou escutando minhas músicas, é uma forma de me inspirar, de pensar em coisas que ainda não fiz e me reinventar! Busco estar atenta a tudo e observar os detalhes do dia a dia da vida real.

 

INVOGA: PARA VOCÊ, QUAIS AS MAIORES RESPONSABILIDADES DE SUA CARREIRA, INFLUENCIANDO TANTAS PESSOAS?

MS: O tempo, a palavra, as oportunidades. Tudo que a gente fala tem muito peso e é preciso ter propriedade quando se fala por isso eu tento não falar sobre assuntos que não domino. […] Eu uso o Instagram de fato, as redes sociais num geral como minha empresa no digital. As pessoas precisam entender o meu trabalho, e entender quem eu sou através das coisas que eu posto. E como eu faço isso? Falando com propriedade do que eu realmente sei fazer e falar: sobre beleza. Pode me dar qualquer rosto que eu vou transformar.

 

INVOGA: SE VOCÊ PUDESSE VOLTAR NO TEMPO E FALAR COM A MESMA MARI, NO INÍCIO DE TUDO, O QUE DIRIA A ELA PARA NÃO FAZER?

MS: Acho que diria para ela não tentar ser o que ela não é. Eu costumo brincar que começar a vida na internet é igual um ‘primeiro encontro’: a gente é tudo, menos a gente mesmo. A gente quer impressionar! […] Eu queria ser tudo, falar sobre tudo. É o que eu diria agora pra uma pessoa que está começando agora no mundo digital: acredite que tem espaço pra todo mundo e ‘chega chegando’, foca no que você quer e construa sua identidade.

 

INVOGA: QUAIS OS MOMENTOS MAIS MARCANTES DA SUA VIDA PROFISSIONAL?

MS: Forbes Under 30! Eu não esperava. Eu fui simplesmente convidada. Outra muito especial foi a lista das 10 maiores influenciadoras do Brasil pela Vogue. A participação em programas, quadros fixos para falar de beleza na televisão. Ir do online pro offline, transitar em todos os lugares. Mas o mais especial foi quando eu tive a oportunidade de criar meus produtos e nasceu a linha Mariana Saad que desenvolvo com muito carinho e coloco tudo que acredito. A paixão pela maquiagem vista e desenvolvida nas campanhas, por exemplo.

 

INVOGA: QUAIS SUAS ASPIRAÇÕES NA VIDA PROFISSIONAL E PESSOAL?

MS: Eu estou noiva e com muita vontade de ser mãe, construir minha família com meu noivo, Guilherme. Eu sou uma pessoa super caseira e já me vejo na minha casa de campo no interior. […] Eu gosto de São Paulo e acho importante morar aqui por questões profissionais mas tem uma questão de me encontrar, de me inspirar, de ficar perto da natureza, escutar barulho de pássaro quando acordo… Essa sou eu, é a minha essência. E na parte profissional,  linha Mariana Saad  é um neném de 3 anos e meio, então desejo conseguir vender fora e crescer cada vez mais, se Deus quiser.

 

INVOGA: PARA VOCÊ, QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DE UM BOM EMPREENDEDOR?

MS: O mais importante do empreendedor faz é saber delegar as funções. […] Eu sempre separei a Mariana da pessoa jurídica da pessoa física. Então eu comecei a reinvestir na empresa. Eu sempre pensei que minha empresa seria sólida, teria funcionários e colaboradores para me ajudar e para isso tive que investir meu tempo e aprender com as pessoas. Eu sempre fui muito aberta para aprender. Hoje, no escritório, eu mais recebo ordens do que dou ordens.

 

INVOGA: COMO FOI SAIR NA FORBES UNDER 30?

MS: Foi uma surpresa muito especial. Eu entendi que os nomes que estavam ali eram de pessoas que batalhavam muito e tinham reconhecimento profissional, pessoas menores de 30 anos. Foi um prestígio. Eu acho que a gente precisa viver coisas na vida pra impulsionar e impressionar a si mesmo, não aos outros, para se encorajar. […] Acho que isso acontece quando a gente se abre, se reinventa para continuar indo pra frente. A vida do digital é complicada porque não conseguimos separar o pessoal do profissional.

 

INVOGA: SE VOCÊ PUDESSE DAR 3 DICAS DE BELEZA BÁSICAS E ESSENCIAIS/PRIMÁRIAS PARA UMA MULHER, QUAIS SERIAM?

MS: A primeira seria: separe um tempo pra você. Essa é a dica de beleza mais especial. Tenha 15 minutos do seu dia para se amar, se gostar, se tocar. Falo muito disso nos meus stories: entenda sua pele, conheça você. Você tem que se reconhecer e saber quem você é. A segunda: beba muita água e pratique atividade física. Consuma o que é essencial para você e para o seu corpo. Se alimente bem. Agora, a terceira é mais para a estética: experimente passar um batom vermelho, para se ver de batom vermelho. A mulher ‘acontece’ e fica feliz e empoderada.

 

INVOGA: QUAIS OS PRODUTOS QUE VOCÊ NÃO SABE VIVER SEM?

MS: Hidratante facial, curvex e blush.

 

INVOGA: A MAQUIAGEM, POR MUITO TEMPO, FOI USADA PARA ESCONDER “IMPERFEIÇÕES” NA BELEZA DA MULHER. ATUALMENTE, AS COISAS MUDARAM E COBRIR OS “DEFEITOS” NEM SEMPRE É A INTENÇÃO E SIM, RESSALTAR O QUE SE TEM DE BONITO. SARDAS, CICATRIZES, SINAIS… COMO VOCÊ ENXERGA ESSA MUDANÇA DAS EXIGÊNCIAS NO MUNDO DA BELEZA PARA A AUTOESTIMA DAS MULHERES? O QUE VOCÊ CONSIDERA IMPORTANTE PARA A REAL BELEZA E AUTOESTIMA DE UMA MULHER, SEJA NA HORA DA PRODUÇÃO OU NO DIA A DIA?

MS: Eu acho isso o máximo. É uma beleza que venho defendendo há um tempo. Menos maquiagem, menos cobertura, menos correções. Confesso que meu lado mais comercial pedia a transformação, bastante produção, efeitos. A maquiagem natural é mais difícil de ser feita porque é mais fácil de enxergar os ‘defeitos’ […] Eu acredito que as pessoas ficam muito frustradas com o excesso de maquiagem que não é real. Porque é como eu havia dito: quando você tira tudo aquilo do rosto, você tem você com você mesmo. E aí, tem o que? Você tem mais autoestima se você descarrega seu tempo no skincare, pra se conhecer, cuidar de si, escutar boas músicas, ler bons livros, consumir bons conteúdos. Se sentir uma mulher completa de uma forma que vai além, que vem de dentro. E você precisa alimentar isso. Cuidar somente do externo é vago, vazio. Não estou falando somente da estética e sim da saúde. Uma pele bonita, bem cuidada, com viço vem da água, de bons alimentos, das suas práticas e cuidados diários. Tem que cuidar do seu nível de estresse. Eu acho que hoje em dia, tempo é luxo. Uma mulher considerada bonita tem isso dentro dela: consegue transcender, passar as coisas que ela sente não só através do jeito que ela se veste mas do que ela carrega dentro dela. É algo que vai além da maquiagem ou beleza.

 

INVOGA: PARA VOCÊ, O QUE DEFINE UMA BEAUTY/PRODUÇÃO PERFEITA?

MS: Um mix de coisas, como bom humor. Hoje eu tenho um ritual antes de uma campanha que envolvem óleos essenciais, músicas, cuidar do horário de sono, atividade física para liberar endorfina. É mais uma preparação emocional porque quem cuida da cabeça, quem tem saúde mental em dia, está com a vida organizada. E quem não tem, se desorganiza por inteiro porque não adianta: não é só sobre ter um rosto e cabelo bonito. Mas, se for falar de uma produção, seria:

Uma maquiagem o mais natural possível, uma calça mais larga e uma camiseta branca com acessório, tem tudo a ver comigo.

 

INVOGA: QUAIS AS MAIORES LIÇÕES QUE SUA CARREIRA TE PROPORCIONOU ATÉ AGORA?

MS: Que gente precisa se reinventar o tempo todo. Não existe a forma perfeita para o sucesso. Nunca acho que algo que deu super certo, tem um efeito prolongado. Não acredito nisso. Acredito em boa estratégia, desenvolvimento, trabalho em conjunto. É isso que tento trazer nas campanhas Mariana Saad. Tudo tem que ser uma experiência para pessoa. Sucesso pra mim não é quantidade de likes, isso é apenas um ‘dedo’ da curva. A resposta está em você estar satisfeito e feliz com o que você está entregando. Você sabe que fez por inteiro, se envolveu, tem seu nome, cuidado e carinho. O público sente isso, ele é a maior resposta. Portanto eu me entrego mesmo.

 

 INVOGA: O QUE VOCÊ PROCURA PROPORCIONAR AO SEU PÚBLICO COM SEUS PRODUTOS E MARCA?

MS: A experiência. Acho que isso é a parte mais legal de pensar nos produtos. Sou virginiana nata, super metódica aos detalhes porque realmente acho que as pessoas valorizam tudo que elas compram. Eu não tenho na cabeça o perfil do consumidor que compra e esquece o que comprou. Valorizo muito o que eu compro, então acho que coloco esse mesmo sentimento no momento de criação. A pessoa precisa ter uma experiencia desde a embalagem. Por isso, que, até nos blushes que foram os últimos produtos lançados, não deixamos de colocar o espelho. Porque está dentro da bolsa da mulher; é fácil. Ela abre, se vê. E aplica o blush, faz tudo acontecer ali. A maquiagem em si é um momento de autocuidado, querendo ou não. Não é só a questão da vaidade em si. É preciso ter um mix da experiência com produto ser legal, a embalagem ser atrativa e uma história com identidade visual. O custo benefício é uma parte difícil porque os produtos são bons, de qualidade. […] Eu não desisto do produto. É um mix de coisas que a gente acredita para fazer a pessoa viver a experiência. Eu realmente quero que as pessoas parem pra pensar nos produtos que elas adquiram na maquiagem e pensem que a linha mariana saad tem uma questão especial porque tem muita qualidade e custo-benefício especial também comparado valor de mercado nacional.

 

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