Dra. Taiz Campbell esclarece as principais dúvidas sobre o tema
As manchas na pele podem ocorrer por diversos motivos, entre eles a exposição solar inadequada, o processo de envelhecimento, a gravidez e as alterações hormonais. Apesar de serem muito comuns, essas alterações podem ser tratadas e prevenidas com algumas medidas básicas. Além disso, o controle do aparecimento de novas manchas é extremamente importante para os cuidados com a pele e saúde.
Pensando nisso convidamos a dermatologista Dra. Taiz Campbell para esclarecer as principais dúvidas sobre as manchas. Confira:
Existem diferentes tipos de manchas?
“Sim, existem diferentes tipos de manchas causadas por diversos fatores. Para identificar, nos baseamos em algumas características, como cor, tamanho, forma, localização, história clínica e se estão associadas a outros sintomas. O melasma tem uma tonalidade marrom acinzentada, geralmente é simétrico e costuma aparecer nas regiões da testa, bochechas, nariz e buço. Já as manchas solares, podem aparecer em qualquer parte do corpo normalmente exposta ao sol. Com tonalidade marrom, que varia de claro para escuro de maneira uniforme, costumam possuir bordas bem definidas, não apresentam diferença na textura da pele e normalmente são benignas. Já as cicatrizes de acne vemos uma grande variação na aparência, gravidade e tipo. Podendo ser pequenas, estreitas e profundas, como se fossem pequenos buracos na pele, como também podem aparentar depressão ampla e rasa com bordas suaves, dando à pele uma aparência ondulada ou irregular, sendo mais comuns na bochecha e têmpora. Além disso, temos a hiperpigmentação pós-inflamatória, que resulta em manchas marrons escuras no local da lesão, bem como a hipopigmentação pós-inflamatória, que são as manchas brancas, resultado da perda de melanina no local em que a acne ocorreu.”
Quais são os tratamentos mais eficazes para clarear manchas escuras na pele?
“Aqui no GTC (Grupo Taiz Campbell) nós desenvolvemos protocolos exclusivos e completos para tratar as queixas de nossos pacientes de forma personalizada. No Protocolo Luminous Desire®, fazemos uma associação de tratamentos, entre eles o ADVATx, que é o único laser do mundo com a combinação dos 2 comprimentos de ondas: 589 nm + 1319 nm, e a tecnologia Soft Pulsing. Essa associação faz um efeito sinérgico que possibilita tratar manchas, rejuvenescimento e inflamação – tudo em uma mesma sessão. Ele atua na fotocoagulação e foto-oxidação, sem danos à pele. Ou seja, ao mesmo tempo que estamos tratando micro vasos, melanoses e melasma, acne e cicatrizes, ele ainda atua intensamente no rejuvenescimento da pele. Muito eficaz no tratamento de manchas escuras (hiperpigmentação).”
Tratamentos caseiros, como uso de produtos naturais, são eficazes para clarear manchas? Existem riscos associados?
“Existem alguns ativos naturais que podem trazer um resultado positivo no tratamento de determinados tipos de manchas, no entanto há risco de reações adversas, fotossensibilidade, alergias, sensibilização e irritação da pele. É recomendado que o uso de qualquer produto seja inicialmente indicado por uma dermatologista, pois a profissional é capaz de observar as necessidades da pele do paciente minuciosamente, indicando o tratamento adequado para as necessidades específicas de cada paciente.”
Pessoas com pele mais escura têm maior risco de hiperpigmentação pós-inflamatória? Como prevenir isso?
“As peles mais escuras, com maior quantidade de melanina, têm maior probabilidade de ter uma hiperpigmentação pós-inflamatória (PIH), que é o escurecimento da pele como consequência de alguma lesão, como a acne, inflamação, irritação ou queimaduras. Para evitar as manchas, um skincare personalizado, elaborado a partir da avaliação cuidadosa da dermatologista, com ativos específicos para cada paciente é fundamental. Em se tratando de hiperpigmentação pós-inflamatória, é importante o tratamento imediato; em casos de acne, evitar manipular a área, usar protetor solar ao longo do dia e reaplicar de acordo com instruções do fabricante, usar bonés ou viseiras, manter a hidratação da pele. O diferencial do protocolo com o ADVATx é justamente que ele pode ser feito em qualquer fototipo, evitando essas complicações.”
Como podemos prevenir o aparecimento de manchas?
“Para a prevenção, o primeiro passo é usar protetor solar diariamente, mesmo em dias nublados, fazendo a reaplicação de acordo com a instrução do fabricante. Não se expor ao sol nos horários de pico também auxilia, prefira os horários antes das 10h e após às 16h. Outra alternativa eficaz é o uso de roupas com proteção UV, bonés e viseiras. Quando falamos das manchas que são consequência de hormônios ou medicamentos, é importante o acompanhamento do médico responsável para avaliar a dosagem ou atualização do tratamento, além de manter uma alimentação saudável e equilibrada. No caso das cicatrizes de acne, o ideal é não mexer e não estourar a inflamação, além é claro de seguir um tratamento de skincare com uma profissional. Já as manchas senis, consequência do envelhecimento natural da pele, conseguimos proteger com proteção solar, evitando tabagismo e álcool e com uma rotina de cuidados diária, além de procedimentos para tratar as várias camadas da pele, propiciando um envelhecimento mais saudável.”