Como as mulheres estão tomando o poder no
mercado

O mês visa a conscientização da desigualdade de gênero e a celebração da
independência feminina

Comemorado durante todo o mês de março, especialmente no dia 8, o mês da mulher
visa a conscientização da desigualdade de gênero e a celebração de todas as mulheres.
Cada vez mais, o movimento vem progredindo e levantando questões e transformações,
como a conquista da independência financeira feminina, possibilitando às mulheres
maior poder de decisão em sua vida e trajetória profissional.
A presença mundial de empreendedoras de sucesso inspira outras mulheres a
assumirem posições de destaque no mundo dos negócios, criando também mais
oportunidades no mercado. Pensando nisso, em homenagem a data, selecionamos um
grupo de empresárias que estão à frente de marcas consolidadas no mercado e que,
atualmente, são exemplos de coragem e senso de liderança dos seus próprios negócios.
Confira abaixo:
Paula Aziz – Agilità
A designer de moda Paula Aziz segue o legado de sua mãe Lucinda Aziz, uma das sócias
fundadoras da grife carioca Agilità, fundada em 1984. Há 10 anos, Paula está à frente da direção
criativa da Agilità e da Fabulous Agilità, segmento de moda festa da grife idealizada por ela com
a proposta de ser uma linha mais sofisticada e glamourosa. A label traz para o mercado peças
sofisticadas, femininas e atemporais, tornando-se referência nacional, conquistando a mulher
contemporânea, celebridades e formadoras de opinião.
Cici e Ana Carolina Navarro – Dra Cherie e Café Cherie
Idealizada pelas irmãs Cici e Ana Carolina Navarro, a Dra Cherie nasceu de forma espontânea
com a criação de jalecos que Cici customizava para o dia a dia em sua rotina como dentista. As
peças se popularizaram entre suas colegas de profissão e logo virou um empreendimento
milionário que hoje está presente em cinco pontos no país (São Paulo, Belo Horizonte e Brasília)
assim como o Café Cherie com dois espaços (São Paulo e Belo Horizonte), que se tornou uma
das cafeterias mais instagramáveis e populares entre os usuários das redes sociais.
Camila Klein – Camila Klein
Desde pequena, Camila Klein adorava filosofar sobre os mistérios da vida. Através dessa paixão,
a designer e artista plástica paulistana transforma há 20 anos o universo feminino através de
bijoux criadas em uma alquimia única entre o luxo e o artesanato. Na marca, o design criativo e
exclusivo é trabalhado com os materiais mais sofisticados e inusitados, o que tornou Camila
Klein trendsetter no mercado de fashion jewelry no Brasil.
Carolina Neves – Carolina Neves
Desde 2011, Carolina Neves, designer de joias da sua marca homônima, vem conquistando o
mercado da joalheria com suas peças conhecidas pelas pedras preciosas e repletas de
significados. Inspirados na mulher moderna on-the-go, seus acessórios podem ser usados em
compromissos diurnos e noturnos e contemplam charms e amuletos em ouro 18K amarelo,
branco e ródio negro. Além disso, Carol desenvolve joias com frases e combinações de pedras
exclusivas, principalmente esmeraldas, rubis, diamantes e turmalinas.
Claudia Arbex – Claudia Arbex
Criativa e cheia de ideias, a designer de joias Claudia Arbex, depois de aprender muito sobre o
segmento de acessórios, decidiu criar em 2000 sua própria marca. Assim, entrou no mercado de
fashion jewelry com seu próprio esforço e talento para mostrar suas belas criações. Com um
foco em made in Brazil, a marca busca criar peças únicas para que as mulheres que entendem
como o acessório é capaz de transformar qualquer produção no look perfeito.
Débora Oizerovici e Gaby Schattan – ByGabs
A ByGabs nasceu da necessidade da Gabriela de ter um hobbie. Procurando por um escape de
desconexão e relaxamento, Gaby decidiu realizar aulas de pintura online, com isso, uma nova
paixão nasceu. Essa paixão logo se transformou em negócio, quando sua mãe, Débora, passou
a emoldurar as pinturas da filha em acrílico. A partir disso, as peças ganharam destaque nas
redes de forma espontânea e o sucesso foi imediato. Desde então mãe e filha não param de
receber pedidos de encomendas para dentro e fora do Brasil. Hoje, ByGabs é um sucesso nas
redes sociais com produtos de design que alegram casas de importantes personalidades.
Edileuza Rossano – Loft747
A empresária Edileuza Rossano é a fundadora e atual diretora criativa da grife Loft 747, presente
há oito anos no cenário da moda feminina atuando com seu prêt-à-porter e se firmando como
uma marca urbana e cool repleta de informação de moda. Atualmente, a Loft 747 está presente
em mais de 100 multimarcas pelo Brasil, além de possuir um e-commerce próprio.
Kaká Grossenbacher – Lalibela
A Lalibela, marca catarinense fundada em 2020 por Kaká Grossenbacher, surgiu com a junção
de duas paixões da empresária: moda e viagem. A necessidade de transmitir e vestir a cultura
dos países que visita é um dos pilares que guiam a criação de peças da label. A importância desse
aspecto foi o que deu origem à escolha do nome, que remete a uma cidade histórica na Etiópia.
Repleta de simbolismos, com muito respeito à individualidade e prezando pela valorização do
vestuário atemporal, a empresa promete ser a nova aposta nacional, já que surgiu com toda a
bagagem da indústria têxtil com mais de 30 anos de experiência da família da diretora criativa.
Anna Carolina Bassi – Carol Bassi
A empresária e influenciadora digital Anna Carolina Bassi é referência em conteúdo de moda,
beleza, gastronomia e lifestyle junto a sua família nas redes sociais. Sua marca homônima, Carol
Bassi Brand, conquistou um espaço desejável no mercado nacional e internacional, e é
queridinha entre fashionistas e personalidades influentes no universo da moda. Sua expertise é
transformar suas inspirações e criatividade em peças exclusivas, que transbordam referências
adquiridas no universo da arte, cultura e moda, além de suas viagens pelo mundo que são
acompanhadas por mais de 365 mil seguidores. Hoje em dia, Carol é considerada um dos nomes
mais fortes quando se fala em empreendedorismo e influência digital. Além de sua flagship,
localizada no Shopping Cidade Jardim em São Paulo, as coleções também são vendidas online
no CJFashion e Shop2gether e em multimarcas ao redor do Brasil.
Dandynha Barbosa
Nova no meio do empreendedorismo, a influenciadora se uniu às amigas de infância, Patrícia e
Débora Matta, e criou a marca de roupas infantil Lelallie Petit. O empreendimento nasceu na
pandemia e já conquistou seu espaço no mercado com peças delicadas e graciosas. A pandemia
foi um grande desafio para turbinar o novo negócio, mas sair de sua zona de conforto e
comercializar algo que não fazia parte de seu cotidiano foi combustível para apostar no
segmento. “Era um grande sonho ter uma marca infantil com roupas de ‘criança vestida como
criança’ mesmo, sabe? Sentíamos muita falta disso aqui no Rio, e a minha gravidez me fez
mergulhar ainda mais nesse universo tão encantador e mágico.”.
Lala Rudge – La Rouge Belle
A empresária e digital influencer Lala Rudge se tornou hoje um dos nomes mais promissores
quando se fala em redes sociais e projetos próprios. Lala compartilha em suas redes sociais
temas como moda, beleza e empreendedorismo. Até os dias atuais, a influenciadora já possui
linhas que são sucesso de vendas nos segmentos de beleza, com produtos de skincare e perfume
e moda, além de sua marca La Rouge Belle, que também traz collabs, como a realizada com a
NV.
Lelê Saddi – Popcomm e We Pick Agency
Empresária, influenciadora digital e fundadora do e-mag We Pick, da agência de marketing We
Pick Agency e da assessoria de imprensa Pop Comm, desde 2007 a paulistana transforma e
posiciona marcas com planejamentos estratégicos direcionados e criativos. Lelê Saddi
acompanha a evolução do mundo digital desde o início da ascensão no país, traçando e
reinventando projetos únicos e customizados do conceito à execução. “Sempre estive presente
nos meios digitais, e acompanhar a transição da comunicação em veículos e na publicidade foi
e é fator principal para desenvolver percepções de mercado e transformar toda essa bagagem
de conhecimento em ações de sucesso.”
Renata Figueiredo – TIG
Empresária e hoje digital influencer, Renata Figueiredo criou, em 2003, a tão famosa label TIG e
desde então conquista o mundo da moda nacional e internacional com coleções únicas e
atemporais. Com olhar aguçado para tendências fashionistas, transforma referências de arte,
viagens e cultura em estampas criativas e exclusivas, com personalidade e modernidade. “A TIG
começou comigo e com minha sócia customizando camisetas na sala de casa, e hoje é grande
referência no mercado. Os primeiros anos foram bem difíceis, mas com muito esforço e
persistência conquistamos nosso espaço e crescemos.”, conta.
Pipó – Fabiana Sonder e Adriana Lotaif
Com o desejo de sofisticar um sabor tão conhecido, a Pipó foi idealizada e, em 2013, fundada
por Adriana Lotaif para mexer não apenas com paladares, mas com os próprios hábitos de
consumo ligados à pipoca. Em 2019, Fabiana Sonder se juntou como sócia unindo forças para o
crescimento e o desenvolvimento de sabores nunca antes experimentados. Desde então, a
marca trouxe inovação em suas embalagens e nos ingredientes devidamente selecionados para
cada produto. Além disso, a marca é a única em seu segmento que tem parcerias com
importantes players do mercado alimentício, como Ovomaltine, Nestlé, Azeite Andorinha,
Manteiga Aviação e a grande plataforma de streaming Netflix.
Fernanda Naman
Fernanda Naman é uma ilustre fotógrafa conhecida pelas suas obras contendo abstração e
múltiplas composições. Renomada fotógrafa do meio artístico, Fernanda Naman conquistou um
público fiel e apreciador de suas obras de arte. Começou a sua carreira há 22 anos, logo após se
formar na faculdade de Arquitetura. Desde então, a fotógrafa dedicou-se a cursos e experiências
relacionadas à arte, a fim de conquistar um know-how vasto e inovador para transmitir às suas
futuras obras. História da Arte, Pintura e Escultura estão entre os cursos ministrados por grandes
críticos da arte e artistas renomados dos quais a fotógrafa participou. Seu trabalho teve início
na pintura de telas em acrílica, mas 10 anos depois rumou para a fotografia, onde descobriu a
sua maior paixão. A fotógrafa participou da SP-Arte e SP-Foto – as feiras de arte mais
importantes do Brasil.
L/Dana – Lydia Dana
L/DANA é uma marca que acredita em contar histórias por meio das joias e assim mudar a vida
das pessoas que cruzam o seu caminho. A empresa de alta joalheria foi fundada em 1993 por
Lydia Dana, no Rio de Janeiro. A arte de fazer joias é silenciosa e repleta de segredos, além de
tocar a alma, o propósito da label é criar peças que traduzem os sentimentos de que quem as
usam através de uma riqueza em detalhes e designs diferenciados. Jamais apenas clientes, e sim
amigos. A marca busca conhecer e se aproximar de cada pessoa a fim de proporcionar
experiências únicas e inesquecíveis. No ano de 2015, a label evoluiu e passou por uma
transformação em seu posicionamento, ganhando uma nova direção criativa do designer Andy
Diniz. Desde então a marca vem crescendo significativamente e inspirando mulheres
contemporâneas que prezam pela autenticidade e elegância de suas joias.
Le Bain Couture – Paola Serra
Fundada por Paola Serra, arquiteta de formação e diretora criativa da marca, a Le Bain Couture
nasceu de um desejo pessoal da empresária de trazer a alta-costura para a moda praia. De criar
peças que, além de autorais e conceituais, sejam confortáveis e atemporais. A Le Bain Couture
traz modelagens sofisticadas e pensadas para a mulher cosmopolita. Paola preocupa-se em
olhar de perto, acompanhar e estar presente em todo o processo da cadeia produtiva de sua
marca – desde a criação, confecção e campanha, até a peça estar pronta para chegar às casas de
suas clientes. A importância de cada detalhe é o que exatamente torna as peças da Le Bain
Couture tão únicas e especiais.
Romy Tokarski – Naiak
A Naiak é uma empresa 100% brasileira, especializada no desenvolvimento de produtos
nutracêuticos, alimentos funcionais e cosméticos direcionados para a beleza e o bem-estar.
Romy Tokarski, co-funder da Naiak, apresenta ‘a beleza da vitalidade’ como conceito da marca,
transmitindo a atenção e o carinho do natural para o cuidado diário. A empresa participa
ativamente da cadeia de produção de grande parte dos chás e especiarias que fazem parte da
sua linha de produtos, com o objetivo de apoiar e expandir a cultura de preservação e
valorização da natureza por todo o Brasil.
S Professional – Fabiana Kazak
Fabiana Kazak iniciou a sua jornada empreendedora aos 12 anos de idade, vendendo acessórios
e maquiagens para vizinhas e amigas da escola. Esta experiência despertou dentro dela a
vontade de crescer e poder oferecer uma condição de vida melhor para os seus familiares. Por
conta disso, Fabiana atuou em diversos setores até 2011, quando fundou, junto com o seu
marido, a sua primeira empresa de cosméticos – a S Professional, empresa líder em seu
segmento que domina o mercado internacional de produtos para cabelo e conta com diferentes
profissionais e tecnologias para o desenvolvimento de produtos únicos e revolucionários em
mais de 72 países.
Suzana Cha – Amissima
Fundada em 2002 por Suzana Cha, a Amissima é uma tradicional marca de roupas paulistana. A
label, desde sua criação, busca entregar peças de roupa com tecidos de alta qualidade, design
exclusivo e que proporcionem uma experiência ao cliente. Com lojas nos principais spots de São
Paulo, a marca inova cada vez mais.
Ana Paola Murta – Skazi e Tufi Duek
Ana Paola Murta, é o nome por trás das fashion brands mineiras, Skazi e Tufi Duek. A diretora
de estilo, conta com mais de 25 anos de história e posicionamento no mercado da moda.
Paolinha, como é conhecida no meio, acompanha todas as etapas de produção de ambas as
labels, desde corte, costura a desenvolvimento de comunicação. Paolinha, busca sempre se
colocar no lugar de cada cliente, de cada consumidora da Skazi e Tufi Duek, se inspirando na
capacidade de toda mulher em lutar pelos seus ideais.
Maria Manuella Almeida – Litt
Atual COO (Chief Operating Officer) do Grupo Agilità, Maria Manuella Almeida é responsável por
toda a parte administrativa da Litt. Fundada em 1998 sob o nome Agilità Girls, a marca surgiu
como uma proposta do grupo para peças mais casuais e versáteis, ideais para um dia a dia mais
leve e divertido. Depois de consolidada, a label passou a se chamar Litt, sem perder seu DNA
com coleções modernas e cheias de estilo. Na marca, o processo criativo para elaboração de
cada coleção conta com um trabalho minucioso de pesquisa, que envolve viagens internacionais
e também um mapeamento global de todos os movimentos, ações e tendências.
Nastácia Schacht – Charth
Idealizada por Nastácia Schacht, a Charth foi fundada em 2017 de forma orgânica e nasceu com
o propósito de valorizar os detalhes. Mesmo sendo advogada, Nastácia tinha uma inclinação
para moda e, por sentir falta de peças que fossem estilosas, mas se adequassem do dia até a
noite, começou a criar roupas para uso próprio. As produções chamaram a atenção e ganharam
o coração das fashionistas, resultado hoje em uma empresa que em 2020, teve um aumento no
faturamento de 89,80% em comparação a 2019.
Nati Vozza – NV
A NV chegou ao mercado por conta de toda a determinação e persistência que a fundadora e
diretora criativa Natalia Vozza colocou no projeto, que sempre foi o seu maior sonho
profissional: ter uma marca própria. Hoje, após quase 10 anos, a label está no segmento de
luxury ao apresentar um mix de produtos com peças modernas, atemporais, versáteis e de
qualidade impecável. Considerada um dos maiores fenômenos da atualidade na moda nacional
e primeira grande marca brasileira nativa digital, hoje, a NV possui sete lojas físicas localizadas
em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Recife, e está presente em mais de 80 multimarcas por
todo o Brasil.
Carol Célico – Fundação Amor Horizontal e Niini
Criada pela influenciadora e empresária Caroline Célico, formada em Fashion Business
pelo Instituto Marangoni em Milão, NIINI deseja conectar-se ao público apresentando
coleções modernas, elegantes, inovadoras, atuais e sobretudo que despertem intuitos
e desejos. Além da marca, que deve lançar a sua primeira coleção durante o mês da
mulher, Carol Célico também fundou a Fundação Amor Horizontal, que oferece apoio e
cuidados na infância e juventude para milhares de crianças em projetos sociais
parceiros.
Anna Pignalosa e Paola Mantegazza – Mantegazza
A nova marca Mantegazza inaugurou recentemente a sua primeira loja localizada no coração do
luxo, o Shopping Cidade Jardim em São Paulo. A label especialista em couro oferece uma
variedade de peças e acessórios elaborados com couro de pelica de cabra e python, com
revestimento de seda e malha. A label teve seu início em Milão, a verdadeira capital da moda,
onde nasceu a diretora criativa Paola Mantegazza, que desde jovem desenvolveu uma conexão
profunda pelas roupas como uma verdadeira forma de auto expressão. Por conta dessas raízes
italianas que Paola percebeu que a cultura do couro na europa é muito forte e que, no Brasil,
ela sentia falta de peças desse material que refletissem sua personalidade, mas não fossem
apenas jaquetas e calças. Foi dessa forma, junto da vontade de criar algo único e com muito
apoio da Anna, sua filha, head de marketing da marca, surgiu a ideia de criar a Mantegazza.
Através do couro, elas pretendem complementar a verdadeira confiança feminina e trazer uma
chance a todas as mulheres de transmitir com fidelidade seus sentimentos através de roupas de
couro e cores que proporcionem uma identificação imediata com suas emoções.
Paula Manosso – Senses Home
Formada em odontologia, Paula Manosso migrou para o campo de eventos com sua empresa
Paula Manosso Produções e Eventos, no Mato Grosso. A influenciadora que fala sobre moda,
beleza e lifestyle também usava seu espaço no Instagram para compartilhar decorações de
eventos durante a pandemia. Recentemente, seu acervo, que contava com três depósitos,
sofreu um incêndio e em busca de mudança, Paula resolveu empreender novamente, mas no
segmento de bem-estar. “Não consigo deixar de ser produtiva, então tive a ideia de que já que
com o fogo tudo se acabou, com fogo iniciar o novo empreendimento Senses Home com velas
aromáticas e com toda a questão da energia e aromaterapia, com fragrâncias exclusivas para
todos os produtos.”, compartilha a influenciadora.
Naty D’Elia Benevides e Thais Boucas
Lançada em agosto de 2020 pelas amigas Naty D’Elia Benevides e Thais Boucas, a Coolrated é
uma marca de moda feminina de luxo inspirada na multicultural Miami, lar da Art Basel e
Wynwood. A marca fala com as mulheres modernas: coleções contemporâneas que abraçam
todos os aspectos da feminilidade criando estilos chiques sem esforço para o dia a dia. O caráter
ousado e as formas das coleções são projetadas para serem peças atemporais para usar agora
e amar para sempre. Cada capítulo da história é uma edição limitada de modelos exclusivos,
cruzando as fronteiras entre luxo e moda fácil, aspiracional e acessível

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