REFERÊNCIA DE EXCELÊNCIA EM HOSPITALIDADE EM TRANCOSO, POUSADA ESTRELA D’ÁGUA CELEBRA 25 ANOS COM PROJETO DE RENOVAÇÃO DE SEUS AMBIENTES

Sob a batuta de sua sócia-proprietária, Evelyn Gavioli, o hotel investe em um diálogo criativo de design de interiores contratando Alexandre Silveira, da Primo Arquitetura e Urbanismo, e acrescenta toques de originalidade com objetos e tapetes exclusivos criados pela By Kamy

A Pousada Estrela D’Água, inaugurada há 25 anos, estabeleceu um padrão de referência em Trancoso, sul da Bahia, quando o assunto é hospitalidade. Desde o serviço, o conforto e as escolhas de decoração, o hotel imprime um estilo de vida que traduz o espírito solar da região. Evelyn Gavioli, sócia-proprietária da pousada, acredita que foi uma das pioneiras locais com essa proposta, e que incluir referências do antigo vilarejo de pescadores foi um caminho natural que só incrementou e ajudou a definir o seu público que buscava privacidade com pé na areia e a originalidade que só poderiam encontrar nesse canto da Bahia.

Além de promover a cultura, a gastronomia e o bem-receber, que são marcas registradas do charmoso distrito, Evelyn também costuma alinhar parcerias com marcas de renome que são familiares a seus clientes não só do Brasil, mas também do exterior, agregando uma experiência que permite uma transição que dialoga com a proposta do hotel. Em 2023, a italiana Ferragamo desembarcou pela primeira vez em solo baiano e decorou as áreas comuns da Estrela D’Água, imprimindo um toque de elegância aos espaços da pousada. Para 2024, recebe o talento do arquiteto Alexandre Silveira, da Primo Arquitetura e Urbanismo, de Salvador, além da magia extraordinária das composições da By Kamy.

“Neste ano, já investimos em um projeto de melhorias e comodidades em 8 suítes elaborado pelo escritório do arquiteto David Bastos, em que quatro delas ganharam ofurô. Nessa segunda fase, que envolve o restaurante, o salão de jogos e a varanda, estou acompanhando de perto o trabalho do Alexandre, um profissional que abraça o mesmo conceito que me é fundamental e do qual eu não abro mão, que é preservar as referências da região e priorizar o não descarte. Dar vida nova a objetos, móveis e estruturas que fazem parte de nosso legado e da memória afetiva de nossa equipe e hóspedes” , afirma Evelyn.


Em relação a conduzir os trabalhos, o arquiteto Alexandre Silveira afirma ser um prazer contribuir com esse projeto que, na verdade, amplifica um design marcante e uma identidade visual e sensorial bem estabelecidas e premiadas mundialmente no mercado hoteleiro. “Conseguimos trabalhar bem as características que fazem parte da nossa identidade baiana, como, por exemplo, o design de peças autorais únicas e regionais em nossas leituras, além de colocar em prática princípios que norteiam não somente a minha trajetória, como a do hotel, que é a sustentabilidade, nesse caso aplicada com o sentido de atribuir novos materiais aos elementos existentes. Nesse sentido, sofreram mudanças, principalmente, acabamentos, cores e texturas, mas se preservando, por meio de intervenções pontuais e cautelosas, a manutenção do diálogo pré-existente e característico da pousada em relação à harmonia entre os elementos de arquitetura e decoração”, relata Silveira.

Novos usos, cores e luminárias
Segundo o arquiteto, na maioria dos espaços da pousada a madeira é predominante e traduz o charme e o aconchego deste elemento tanto nas esquadrias e estrutura dos telhados quanto no piso (o deck de madeira que conecta os diversos ambientes do núcleo central da pousada). O uso de cores vivas, como amarelo, vermelho e roxo, também se faz presente, sobretudo na pintura de paredes e fachadas, replicando esse contraste entre cor e textura no mobiliário e em alguns elementos-chave da decoração, como os tapetes que foram remodelados.

Ele adianta que no salão principal, onde é servido o café da manhã, todas as cadeiras de madeira foram pintadas de azul, amarelo, verde e vermelho. Decidiu-se por tonalidades vibrantes e alegres para mesclá-las entre as mesas. Essas escolhas foram neutralizadas com alteração da cor da parede. O amarelo-canário dá lugar a um bege, similar à palha, e as cortinas de dendê ganharam pátina branca. Ainda nesse ambiente a iluminação foi mudada por completo. Os antigos pendentes cilíndricos em palha foram substituídos por novos retangulares, com design autoral desenvolvido exclusivamente para a pousada. Ainda na parte externa deste mesmo salão as cadeiras em Rattan ganharam capas em tonalidade bege que contrastam em harmonia com a madeira mais escura das mesas. A capa, que cobre a cadeira até os pés, transformou esse objeto, atribuindo a ele um ar de poltrona e um sentar mais confortável.

Quanto aos estofados presentes nas áreas comuns, Silveira conta que foram modificados, assim como os tapetes. Para o primeiro elemento optou-se por tonalidades de verde, bege e salmão. Para o segundo, as texturas roubam a cena. Optou-se mudar o formato e dimensão de todos. “Eu e Evelyn imediatamente pensamos na criatividade e autenticidade que são a assinatura do trabalho da By Kamy. Agora os tapetes abraçam e conferem uma sensação de aconchego ainda maior aos ambientes, ao mesmo tempo em que delimitam os espaços de uma forma orgânica e visualmente impactantes”, avalia. O arquiteto ainda explica que no estar principal os estofados ganharam um tom de rosa-queimado, neutralizado com um tapete que varia tons de bege, marrom e areia. Na lateral do estar permanecem os estofados neutros (bege e branco) e o tapete ganhou cor, em tom de vermelho-figo, que dialoga com a tonalidade da fachada, com uma paginação que é um lançamento da By Kamy, o Tambaki. Complementarmente, antecipa que o estar do salão de jogos também passou por uma repaginação autoral e receberá o tapete Revolution, também da By Kamy.

Chamego baiano em fotos
Fiel à premissa de valorizar e incentivar a produção cultural local, a pousada Estrela d’Água recebe a coleção fotográfica “Chamego Baiano: Cheiros, Cores e Amores da Bahia para o Mundo”, uma série que retrata a riqueza cultural da Bahia em suas múltiplas facetas. As imagens fazem parte do acervo pessoal do publicitário e fotógrafo Mauro Rossi e convidam o visitante a ir além das paisagens praianas, mergulhando em elementos e símbolos que compõem a alma do Sul da Bahia.

Com um olhar sensível e atento, Rossi captura cenas autênticas que revelam as tradições, os ritmos e os sabores que constituem um valioso patrimônio. Cada fotografia oferece um vislumbre da vida cotidiana e da diversidade que compõe as raízes culturais da região, proporcionando um momento único de contemplação e conexão.
“Queremos que hóspedes e visitantes possam ir além do óbvio e conhecer o interior da cultura baiana, cheia de cores, saberes e sabores, que a torna tão única e inesquecível”, afirma Rossi.

Sobre a Estrela D’Água
Está localizada em uma região mundialmente conhecida por paisagens espetaculares, praias douradas cercadas de Mata Atlântica e pelo famoso Quadrado, onde antigas casas de pescadores deram lugar a inúmeras lojas, bares e restaurantes. E é justamente a 600 metros de distância desse badalado quadrilátero que se encontra a pousada. Com o pé na areia da Praia dos Nativos e em meio à Mata Atlântica, possui 19.000 m2 de jardins e flora preservada. Suas suítes foram projetadas pelos arquitetos Bia Bitencourt e Ricardo Salem, que se inspiraram na beleza e na natureza da região. A simplicidade no design de seus interiores, juntamente com as cores da Bahia, englobam todo o ambiente. Em sua estrutura conta com 28 charmosas e confortáveis suítes, sendo 20 delas espaçosas e elegantes com varanda ou jardim privativo e 8 bangalôs com pelo menos 120 m² (o maior deles tem 220 m²), jardim e piscina privativos, jacuzzi e pergolado com rede que garantem absoluta privacidade. Nas acomodações, e para maior conforto dos hóspedes, há amenites Granado. A pousada também oferece uma autêntica experiência gastronômica em seus três restaurantes: Bar da Costa, Aldeia de São João e o Playa. Graças à qualidade dos serviços que proporciona, a Estrela D’Água faz parte das associações Roteiros de Charme, Condé Nast Johansens, Latin America Travel Association e Brazilian Luxury Travel Association (BLTA). Nesse aspecto, recebeu o Condé Nast Johansens Awards 2025 na categoria Melhor Hotel à Beira-Mar nas Américas Central e do Sul. A pousada também mantém continuamente seu compromisso com a preservação do meio ambiente e a promoção da sustentabilidade, adotando diversas práticas cotidianas, como reciclagem, eliminação do uso de plásticos descartáveis, painéis de energia solar e compostagem de resíduos, entre outras iniciativas.

Coberturas
Mais recentes
Destinos
Entrevistas