No novo episódio do programa, a conversa foi voltada para a saúde feminina, autocuidado e dúvidas sobre a tão temida menopausa
No novo episódio do Quarenta e Poucos, quadro da influenciadora Laura Braz, a Dra. Viviane Monteiro, médica ginecologista especializada em saúde da mulher, foi a convidada e teve a oportunidade de falar um pouquinho sobre a menopausa, fase temida por mulheres no mundo todo.
Durante a conversa, a Dra. explicou que o Brasil está entre os países em que as mulheres mais sentem os sintomas da menopausa, principalmente devido à desinformação, desassistência e preconceito, que muitas vezes, pode partir das mulheres por não quererem falar sobre os sintomas. “As mulheres acabam não compartilhando os seus sintomas por temerem o etarismo e a perda da fertilidade com o passar do tempo. É importante que elas falem e sejam ouvidas, para que os sintomas possam ser minimizados da melhor forma”, comenta a médica ginecologista.
A médica também comentou que os sintomas surgem lentamente, e não são iniciados com as ondas de calor, conhecidas como fogachos. Até essa fase, as mulheres podem passar por mudanças nos padrões menstruais, alterações na TPM, altos níveis de cansaço e principalmente, insônia.
Dentre vários temas, como as possibilidades de terapia de reposição hormonal para alívio dos sintomas, a vida sexual e a libido da mulher após a chegada da menopausa, a nova onda de autocuidado também foi mencionada. “Sinto que aos 40, estou melhor do que quando tinha 20. Estamos passando por uma era de autocuidado em que o nosso bem-estar e nossa saúde são muito importantes, e podemos escolher como vivemos sem nos importar com o mundo exterior”, comenta Laura.
O Quarenta e Poucos vai ao ar quinzenalmente no perfil oficial de Laura Braz no Instagram e é possível conferir todos os episódios através da plataforma: @brazlaura.
Serviço
Instagram: @brazlaura