No dia 5 de outubro, convidados como Lissa Carmona, Claudia Moreira Salles, Rodrigo Ohtake, Alan Chu e Raul Juste Lores participarão de um bate-papo exclusivo
A Galeria Idea!Zarvos, espaço dedicado a palestras e debates sobre temas relevantes de arquitetura, urbanismo, negócios e inovação, envolvendo personalidades proeminentes do cenário nacional, receberá, no próximo dia 5 de outubro, a partir das 9h30, o encerramento da terceira edição da mostra ABERTO – uma excepcional exposição de arte e design que, nesta edição, ocupou pela primeira vez dois espaços distintos, homenageando o legado artístico e arquitetônico de duas extraordinárias mulheres asiático-brasileiras e suas notáveis casas brutalistas da década de 1970.
Para celebrar esse sucesso, um grupo de profissionais renomados nas áreas de arte, arquitetura e design, incluindo Claudia Moreira Salles, Lissa Carmona, Rodrigo Ohtake, Alan Chu e mediação de Raul Juste Lores, participará de rodas de bate-papo sobre temas relacionados à arte, ao ambiente urbano de São Paulo e à Idea!Zarvos, que reflete a alma criativa e o dinamismo urbano da cidade.
Veja a programação abaixo dos talks “ABERTO 03: A valorização da arquitetura de São Paulo”
- 09h30 às 10h30 – Café da manhã
- 10h30 às11h15 – Talk: “O legado oriental na São Paulo contemporânea”: Convidados: Rodrigo Ohtake, Alan Chu e mediação de Raul Juste Lores
- 11h15 às11h30 – Coffee Break
- 11h30 às12h15 – Talk: “O mergulho no modernismo brasileiro como inspiração para hoje”. Convidados: Claudia Moreira Salles e Lissa Carmona e mediação de Raul Juste Lores
As inscrições para os talks acontecem pelo sympla no link: https://www.sympla.com.br/bate-papo-na-galeria-idea-zarvos-e-aberto__2652959
Para esta edição da ABERTO, duas residências foram abertas para a visitação do público, uma delas, projetada pelo arquiteto brasileiro Ruy Ohtake para sua mãe, Tomie Ohtake, conceituada artista de origem japonesa, nascida em Kyoto; e a outra, projeto de residência familiar de Chu Ming Silveira, nascida em Xangai, China. Esta última, arquiteta e designer visionária, criadora de um dos grandes símbolos do mobiliário urbano brasileiro, o orelhão. Mais que residências, são espaços onde se perpetuam a criatividade, o espírito e a memória dessas duas mulheres para as gerações futuras.
Sobre a Galeria Idea!Zarvos
A Galeria Idea!Zarvos, um projeto concebido pela incorporadora homônima, inaugurada em maio de 2022, apresenta uma proposta arquitetônica marcante desenvolvida por Isay Weinfeld. Situada no bairro dos Jardins, entre a rua Sampaio Vidal e a Av. Rebouças, esta galeria inédita no Brasil abrange 3 mil m².
Com uma estrutura envolta por jardins ao ar livre, seu núcleo é um anfiteatro circular iluminado por uma claraboia central. Desde sua inauguração, o espaço tem sido palco de exposições, palestras e debates sobre temas relevantes de arquitetura, urbanismo, negócios e inovação, envolvendo personalidades proeminentes do cenário nacional.
– Entrada gratuita e acessível para pessoas com deficiência
– Endereço: Rua Sampaio Vidal, 978 – Jardins
– Horário de funcionamento: Segunda a segunda, das 10h às 19h
Site: https://ideazarvos.com.br/galeria-idea-zarvos
Instagram: https://www.instagram.com/ideazarvos/
Sobre a ABERTO
Fundada por Filipe Assis, a ABERTO é uma plataforma de exposição inovadora que celebra a arte e o design brasileiros dentro de casas e marcos modernistas icônicos, todos projetados por eminentes arquitetos brasileiros.
A edição inaugural, em 2022, foi realizada na única residência particular de São Paulo projetada pelo lendário arquiteto Oscar Niemeyer. Com o apoio da Fundação Niemeyer, esse evento apresentou uma coleção de móveis projetados pelo arquiteto com sua filha, Anna Maria, e foi eleita pelos jornais Folha de S Paulo e Estadão entre as melhores exposições do ano.
Em 2023, a segunda edição foi realizada em uma casa projetada por Villanova Artigas, uma das principais figuras da Escola Paulista de Arquitetura. A edição ainda contou com obras como However, de Maria Martins e Crianças Kanelas, de Djanira, ambas hoje na 60ª Bienal de Veneza. Destaque especial para uma estante sob medida projetada por Artigas para sua filha Rosa, que encapsulava seus princípios arquitetônicos, aprofundando o diálogo entre a influência histórica e o design moderno. Aliás, entre os legados de um evento tão jovem, destaca-se o resgate e reedição de peças de design icônicas de grandes arquitetos modernistas.
Esses eventos ressaltaram a dedicação da ABERTO em explorar e mostrar a vibrante interação entre a arte, o design e a arquitetura brasileiros, afirmando seu papel como um importante promotor do patrimônio cultural do Brasil, tanto nacional quanto internacionalmente. “O conceito da ABERTO”, afirma Filipe, “tem raízes na Semana de Arte Moderna de 1922, um movimento fundamental que reuniu artistas, arquitetos e escritores e estabeleceu as bases para a intersecção criativa entre as disciplinas. Esse evento inspirou nossa exploração contínua do modernismo brasileiro e sua relevância na cultura contemporânea, onde a arte, design e arquitetura moderna se unem”, ressalta o idealizador da plataforma.