A marca carioca FARM Rio teve a honra de ser convidada para assinar o figurino de Gilberto Gil e sua banda na última grande turnê do artista, “Tempo Rei”. As criações nasceram do desejo de celebrar a trajetória de um dos maiores expoentes da cultura e música brasileira, traduzindo a homenagem em peças iluminadas, solares e com conforto.



O figurino com styling de Paulo Faria se revela como uma legítima alfaiataria tropical, com uma fluidez que garante liberdade de movimento no palco, desenvolvido a partir de fibras naturais e enriquecido pelas manualidades do trabalho artesanal — um tributo à tradição e um reflexo autêntico do DNA criativo da FARM Rio. Segundo Nelson Camargo, diretor criativo do Estúdio FARM Rio:



“Uma grande honra pensar no figurino para a turnê mais emblemática de Gil, tendo um time tão dedicado e talentoso nesse processo comigo. Se por um lado a moda é um reflexo da sociedade, é na cultura e nas artes onde mais nos inspiramos. E aqui tivemos a expressão de duas grandes forças da arte e da moda do Brasil, juntas, embaixadoras da nossa cultura genuína, que levam nosso borogodó para o mundo!”





Bordados de sol e palmeira são elementos centrais e acompanham Gil em todas as produções. O sol, que marca o tempo e também representa o astro-rei, e as palmeiras, ícones da tropicalidade da Bahia de Todos os Santos e do Rio de Janeiro, unem a identidade do artista e da FARM Rio. Aplicações de renda, costuras e nervuras aparecem como desenhos fluídos em tons de branco, ocre e vermelho cereja, sua cor favorita.





A criação das produções da banda reflete a personalidade de cada integrante no palco, traduzida em modelagens originais e no fazer artesanal, traço forte da assinatura FARM Rio. Mangas volumosas, texturas, babados e cortes que valorizam a silhueta são um dos principais destaques, sempre adornados com os elementos centrais no figurino. Eles foram todos feitos em off white, com os detalhes nas tonalidades do conceito que são verdadeiros pontos de luz.



Para realizar o projeto, o time FARM Rio fez muitos encontros e trocas com Gilberto e Flora Gil. O processo foi de fluidez e alinhamentos, tanto estéticos, como do desejo da criação de uma imagem leve, poética e elegante. Segundo Gil: “A Farm está afinada com o que há de melhor na música da moda”. Flora também ficou contente com o resultado: “Muito feliz em ver Gil e músicos elegantemente no palco unindo a música à moda”.



O desenvolvimento das peças foi feito em colaboração com o Ateliê Vivo, um projeto artístico transdisciplinar e independente, coordenado por quatro artistas mulheres e que valoriza as práticas manuais têxteis, vestuário e educação, desde 2015. Além disso, possuem a única Biblioteca de Modelagem com acesso gratuito no mundo, disponibilizando o acervo de forma acessível para uso e visitação.






Dessa forma, as criações são uma forma de contar histórias e conectar pessoas a suas raízes e identidades, reforçando trajetórias artísticas e culturais. A turnê “Tempo Rei” de Gilberto Gil, , que é uma realização da 30e, maior empresa brasileira de entretenimento ao vivo, com a Gege Produções Artísticas, iniciou no dia 15 de março, em Salvador, na Bahia. Nos dias 29 e 30 de março, 5 e 6 de abril, o artista apresenta o espetáculo, pela primeira vez, no Rio de Janeiro.
SOBRE A FARM RIO
A FARM Rio é uma marca global de moda e lifestyle que captura a verdadeira essência do Brasil. Com uma combinação vibrante de estampas exclusivas, cores radiantes e texturas marcantes, a marca inspira um estilo de vida autêntico, cheio de alegria e beleza natural.
Fundada por Katia Barros e Marcello Bastos em 1997, a FARM Rio nasceu através de um estande na feira criativa Babilônia Feira Hype, no Rio de Janeiro. Porém, em pouco tempo se tornou um nome reconhecido no Brasil, contando com mais de 2.000 funcionários e mais de 130 lojas em todo o país. Em 2019, iniciou sua expansão global com a inauguração de sua boutique principal no SoHo, em Nova York.
Atualmente, a marca possui 9 lojas próprias entre Estados Unidos (Nova York, Miami, Los Angeles e Washington DC) e Europa (Paris, Londres). Além disso, a FARM Rio está presente em mais de 2.000 varejistas globais e espaços exclusivos em lojas de prestígio como Saks e Bloomingdale’s (EUA), Samaritaine, Le Bon Marché, Galeries Lafayette e Printemps (França), Selfridges, Liberty e Harvey Nichols (UK), Rinascente (Itália). A marca ainda possui duas franquias (Dubai e Mykonos) e vai iniciar sua expansão para a América Latina a partir de abril, com uma loja na Cidade do México.
A FARM Rio é uma Empresa B Certificada e faz parte do Grupo SOMA, que atualmente também integra o Grupo AZZAS 2154, o maior grupo de varejo de moda da América Latina.
Desde 2019, a marca tem priorizado iniciativas sustentáveis. Por meio do programa “1000 árvores por dia, todos os dias”, a FARM Rio doa árvores para serem plantadas nos biomas brasileiros, tendo já ultrapassado a marca de um milhão e meio de árvores.
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SOBRE O ATELIÊ VIVO
Criado em 2015, o Ateliê Vivo é um projeto artístico transdisciplinar e independente, voltado para práticas manuais têxteis, vestuário e educação democrática. Coordenado por quatro artistas mulheres, atua em três frentes: o Laboratório Têxtil, um espaço de criação e experimentação; a Biblioteca de Modelagem, única no mundo e de acesso gratuito, dedicada à preservação e difusão do design têxtil brasileiro; e a Escola Ateliê Vivo, que oferece formação e pesquisa em técnicas têxteis e de moda. O projeto valoriza a relação entre pensamento e prática, superando a dicotomia entre teoria e o fazer manual. Com um olhar inovador, busca tornar a moda-educação um direito acessível, promovendo inclusão social e responsabilidade ambiental.
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