A 2ª Conferência de Luxo Contemporâneo e Inovação retorna ao Rio de Janeiro e se consolida como a maior conferência do país sobre o futuro do luxo.

O evento reúne 100 vozes influentes no Rio Innovation Week para discutir inovação, propósito e transformação em um setor em plena revolução.

Entre os dias 12 e 15 de agosto, o Rio Innovation Week, maior evento global de inovação e tecnologia da América Latina, será palco da 2ª Conferência de Luxo Contemporâneo e Inovação, com curadoria dos especialistas Eduardo Santos e Deny Peres. O evento, que em sua primeira edição, em 2024, foi sucesso absoluto de público e crítica, retorna ainda mais robusto: serão 4 dias de programação, cerca de 100 speakers e a presença de grandes nomes do mercado nacional e internacional para discutir o futuro do luxo sob diferentes perspectivas. No dia 13, a Conferência ainda recebe a primeira edição do projeto “Body” idealizado por Ju Ferraz, no Rio de Janeiro. Um dia inteiro dedicado a temas como representatividade, corpo e diversidade.


O palco Inovação e Luxo Contemporâneo traz ao centro da discussão inovação e o universo do luxo, com conversas que envolvem moda, beleza, arte, turismo, saúde, tecnologia, comportamento e sustentabilidade. Serão quase 30 horas de conteúdo, com painéis que exploram desde o uso de inteligência artificial até o impacto da liderança feminina nas empresas de alto padrão. “O mercado de luxo vem provocando e liderando a inovação em múltiplos aspectos, principalmente pelas características deste público consumidor, altamente exigente e experiente”, comenta Deny Peres.


Sob a condução de Edu Santos, publicitário com atuação internacional no mercado de luxo, e Deny Peres, jornalista e especialista em luxo pelo Instituto Marangoni, a Conferência foi pensada para reunir nomes de peso, promovendo debates plurais, com convidados que vão de celebridades e influenciadores a empresários e especialistas de grandes marcas.


Com uma sólida trajetória internacional, Edu e Deny têm no portfólio ativações e curadorias realizadas em eventos de prestígio como o Festival de Cannes, Art Basel Miami, Bienal de Veneza, e as semanas de moda de Paris e Milão. Os próximos passos são levar a Conferência para mais cidades do Brasil e fora dele, expandindo cada vez mais os debates sobre mercado de luxo. “A nossa ideia é criar um formato pocket da conferência pra viajar conosco por esses eventos fora do Brasil, e também fazer alguns encontros regionais sempre trazendo esse olhar contemporâneo do luxo para o centro da discussão. A gente quer também ‘descortinar’ esse mercado e dar mais visibilidade mundo afora para marcas e profissionais brasileiros que estão fazendo um belo trabalho”, afirma Eduardo Santos.


Dentre os painéis já confirmados na 2ª Conferência de Luxo Contemporâneo e Inovação, destacam-se: “Luxo em transformação: novos olhares, valores e vozes”, “Muito além do espelho: a revolução da beleza no encontro com ciência, saúde, diversidade e sustentabilidade”, “Brasil tipo exportação: a geração que leva para o mundo valor, estilo e cultura”, “Inteligência emocional e inteligência artificial: qual lidera o futuro?”, “Empresas que cuidam: o futuro é ESG”.


Segundo Deny, o formato da curadoria busca sempre a multiplicidade de pontos de vista, conectando inovação e identidade cultural: “A gente sempre compõe os painéis com debates com pessoas com diferentes olhares — a marca que tem um case de sucesso, um especialista no assunto, uma celebridade ou creator que conecta com sua comunidade de um jeito diferente. A gente olha para o mercado, identifica tanto desafios quanto movimentos inovadores, e busca trazer essas diferentes vozes que somam para o tema.”
O objetivo principal da conferência é reposicionar o conceito de luxo, desconstruindo estigmas e reafirmando novos valores. O evento propõe uma abordagem contemporânea, que incorpora aspectos como bem-estar, saúde mental, sustentabilidade (ESG), responsabilidade ambiental e inovação tecnológica.


Entre os nomes confirmados estão grandes executivos, empreendedores, artistas e formadores de opinião como Gabriel Wickbold, artista de destaque internacional, Tarsilinha do Amaral, empresária e herdeira do legado de Tarsila do Amaral, celebridades como Juliana Paes, Débora Secco, Lore Improta, Malu Borges, Flávia Alessandra e Bruno Playhard.


Nos painéis sobre negócios, lideranças e empreendedorismo estarão presentes grandes executivos como Fernando Gorayeb, fundador da Ballena, tequila brasileira que é sucesso no mundo, Glaucia e Eduardo Lotierzo da alta joalheria Dudarillo, Agatha Abrahão nome à frente do reposicionamento da consagrada marca de viagens Stella Barros, Bruna Olivo, VP criativa do Grupo La Moda, além de outros speakers de marcas como L’Oréal Professionel, L’Oréal Groupe, Lancôme, Kérastase, Matrix, Lancôme e K.PRO.
No dia 13 de agosto, o evento “Body”, idealizado por Ju Ferraz, ganha espaço dentro da programação com uma edição especial. O projeto promove a valorização da diversidade dos corpos em suas singularidades, abrangendo questões de raça, gênero, cicatrizes, formatos e histórias, num convite ao autoamor e à autoaceitação.


A sustentabilidade e a responsabilidade social são temas transversais em toda a programação. Um dos destaques será a participação da jornalista e escritora Giuliana Morrone, especialista em ESG, além de executivos de grupos como a IBMEC e L’Oréal Groupe, que compartilharão cases de como o tema está integrado nas estratégias e operações das marcas de luxo.


Em uma reflexão sobre os novos rumos do consumo e do mercado de alto padrão, Edu Santos resume com precisão o que representa o luxo contemporâneo: “O novo luxo é democrático, sustentável, preocupado com boas práticas, tecnológico sem perder a essência da experiência do contato humano no consumo. Com olhar afetivo mais voltado para como as pessoas se sentem no seu íntimo e não somente relacionado ao que elas possuem. É nisto que acreditamos, no luxo inclusivo, elegante, discreto ou irreverente, pois cada pessoa sabe o que é luxo para si mesmo. Todos estes conceitos serão apresentados com maestria por marcas e pessoas que estão construindo algo realmente único, contemporâneo e inovador neste mercado.”

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