Já de olho nos próximos passos e na maior competição do Rally, o piloto brasileiro Lucas Moraes tem se preparado para buscar ainda mais feitos inéditos para o Brasil na próxima edição do Dakar 2025. Considerado as “Olimpíadas” do esporte, o Dakar acontece entre os dias 3 e 17 de janeiro, e já mobiliza diversos fãs do cenário off-road e amantes da adrenalina.
Ao lado de seu navegador, Armand Monleón, Lucas acaba de embarcar para os Emirados Árabes, com o objetivo de intensificar os treinamentos para o Dakar com uma competição prévia, o Bajar Internacional, nas dunas de Dubai esta semana. Essa etapa será crucial para se acostumar ao terreno arenoso, testar o carro e os equipamentos. Além disso, marca um momento importante em sua trajetória, pois a equipe Toyota Gazoo Racing renovou seu contrato para as próximas temporadas e competições de 2025.
“Estou bastante entusiasmado para participar pela terceira vez do Dakar. Com os resultados que obtivemos nos últimos campeonatos, acredito que temos tudo o que precisamos para competir em alto nível. Sempre é uma honra representar o meu país”, declarou Lucas.
Antes de embarcar para o evento pré-Dakar, Lucas deu detalhes sobre sua preparação para a temporada de 2025, e falou sobre a expectativa de realizar mais um feito inédito para o Brasil no esporte. “Durante o ano, mantemos uma alimentação regrada, com o suporte de nutricionistas na equipe que cuidam dos pilotos. É tudo muito bem balanceado, pois cada grama faz diferença no desempenho. Porém, durante as competições, devido à alta perda de calorias e líquidos, há uma certa flexibilidade para repor o que é necessário. Apesar dos carros serem adaptados para impactos, realizamos muitos treinos de fortalecimento focados no tronco, pescoço e cabeça. As dunas não são nada suaves, e acabamos enfrentando muitos impactos. Além disso, também realizamos testes para aprimorar os reflexos”, comentou o piloto.
Lucas estreou no Dakar em 2023 como um nome desconhecido no cenário off-road internacional. Contudo, ao conquistar um pódio logo em sua estreia, na prova mais desafiadora do mundo, e ser reconhecido como o melhor “Rookie” da história do Dakar, ele rapidamente ganhou destaque a nível internacional. Desde então, tem sido sondado por várias equipes até consolidar sua parceria com a Toyota Gazoo Racing. Agora, está pronto para continuar construindo uma carreira brilhante no rally internacional e trazer mais destaque para o esporte.