Objetivo do desafio foi incentivar marcas autorais nordestinas a usarem matérias-primas sustentáveis
Em julho passado, Nordestesse, TENCEL™ e Canatiba Textil se uniram para lançar um desafio entre marcas de moda nordestinas para que elaborassem um projeto de coleção cápsula que incluísse ao menos 4 looks desenvolvidos com tecidos Canatiba feitos com fibras sustentáveis TENCEL™ Liocel.
Mais de 30 marcas se inscreveram, e as 5 vencedoras receberam cada uma 250 metros de tecidos Canatiba feitos com fibras sustentáveis TENCEL™ Liocel. As coleções foram lançadas em outubro, durante o Festival NORDESTESSE na multimarcas Pinga, em São Paulo, e serão desfiladas na próxima sexta, 13/12, no Brasil Eco Fashion Week, maior semana de moda sustentável da América Latina, que acontece de 13 a 15/12 no Centro de Convenções Frei Caneca com entrada gratuita mediante inscrição no www.brasilecofashion.com.br.
A Canatiba Textil e a TENCEL™ mantêm uma sólida parceria de mais de 25 anos, marcada pela busca pioneira por soluções sustentáveis e inovadoras para a indústria da moda. A fibra TENCEL™ Liocel, fabricada a partir de madeira de fontes gerenciadas de forma sustentável, combina baixo impacto ambiental com elevado conforto.
Como principal marca de fibras têxteis do Grupo Lenzing, TENCEL™ oferece versatilidade inigualável, podendo ser aplicada em diversas categorias, incluindo prêt-à-porter, jeans, roupas íntimas, esportivas, calçados e produtos têxteis-lar. Desde sua criação, em 1992, a marca tem liderado transformações positivas no setor têxtil, promovendo processos produtivos mais eficientes e constantes inovações em fibras.
Graças à sua origem botânica, as fibras de TENCEL™ Liocel são biodegradáveis e compostáveis, reafirmando seu compromisso com a sustentabilidade. Já o Grupo Lenzing, referência global em fibras especiais à base de celulose e materiais reciclados, segue à frente da inovação, colaborando com fabricantes globais de têxteis e não tecidos e impulsionando avanços tecnológicos sustentáveis.
Com mais de 50 anos no mercado, a Canatiba Textil se destaca como líder na produção de tecidos de alta qualidade, sustentáveis e inovadores, atendendo grandes marcas globais e promovendo a moda brasileira. Reconhecida por seu compromisso com o meio ambiente, a empresa adota processos certificados, reduz emissões de gases e reutiliza água, enquanto investe em pesquisa de tendências e tecnologia para oferecer soluções de negócios aos seus clientes e parceiros.
CONFIRA AS MARCAS PARTICIPANTES E SUAS COLEÇÕES
ADRIANA MEIRA, Planta e Semente
Os caftãs, jaquetas e vestidos com apliques de tecido formando santos, orixás e imagens abstratas inspiradas na iconografia sertaneja da estilista baiana Adriana Meira já rodaram o mundo. Nascida em Brumado, no sertão da Bahia, Adriana trabalhou na Huis Clos, Cavalera e Adriana Barra antes de lançar sua própria marca. Na coleção Planta e Semente, que será desfilada no BEFW, Meira mergulha no misticismo e homenageia as mulheres bruxas e seres divinos astrais ligados à natureza e a forças ancestrais.
GEORGE AZEVEDO, Caju com sal
O potiguar George Azevedo ganhou fama nacional com seu upcycling artístico e sexy. George se inspira na fauna, na flora e na cultura do Rio Grande do Norte para criar peças pintadas à mão com estampas marcantes de cardumes de peixe, onças ou o bumba-meu-boi. A nova coleção, Caju com Sal, tem como motivo o caju, uma alusão ao fato de o Rio Grande do Norte ter o maior cajueiro do mundo, na praia de Pirangi, que ficou famoso em 1994 ao entrar para o Guinness Book.
INTTUÍ, Imaginário
A Inttuí é uma neomarca baiana é comandada por Washington Carvalho, talentoso estilista \que já colaborou com marcas consolidadas como Dendezeiro, Boah e Ateliê Mão de Mãe. Sua alfaiataria é fresh, autoral e criativa, defendendo um estilo mais fluido, com formas orgânicas e tecidos naturais. Em Imaginário, como batizou a nova coleção, Washington pensa no ouro além do material, com foco em sua riqueza cultural e representando a potência do povo da Bahia – e do Brasil, que na visão do estilista são “o ouro do mundo”. Destaque para os acessórios dourados, uma parceria com a Dua, marca baiana de bijoux, que serão lançados em janeiro.
MB CONCEITO/ BALBINA, Todos os Caminhos
Fundada pelo baiano Moab Barros, de Feira de Santana, a MB Conceito faz uma moda masculina plural, com ênfase na camisaria, onde manualidades como crochê, fuxicos e bordados entram em detalhes nos bolsos e golas. Balbina, a versão feminina dirigida por Maria Helena, mãe de Moab, segue a mesma linha. Na nova coleção, Todos os Caminhos, as duas marcas fazem uma homenagem à Princesa do Sertão, como é conhecida Feira de Santana, recorrendo ao patchwork (que nada mais é do que retalhos conectados) para fazer uma alusão à Feira como elo de conexões (a cidade tem o maior entroncamento rodoviário do Nordeste).
MOA, Varanda
Lançada em 2019 pela arquiteta pernambucana Moema Cardoso, a MOA é uma marca especializada em manualidades como macramê, tricô e crochê. Isso vale tanto para os pufes e almofadas, quanto para as peças onde mescla tecidos planos com crochê e macramê. Para o Brasil Eco Fashion Week, a marca traz a coleção Varanda, um convite ao desacelerar, que é traduzido em looks que trazem à rusticidade do crochê e que remetem à geometria do traçado dos fios, uma alusão aos cantinhos de descanso da varanda.
SERVIÇO:
Brasil Eco Fashion Week – BEFW – Semana de Moda Sustentável Brasileira
8ªEdição – 13 a 15 dezembro de 2024
Centro de Convenções Frei Caneca | SP