Sunne lança inteligência artificial para profissionais do mercado de energia renovável

Pioneira no mercado de energia por assinatura, a Sunne anuncia o lançamento de uma inteligência artificial (IA) criada para profissionais do setor de energia renovável. A solução estará disponível a partir do seu lançamento dia 02 julho e promete inovação, informações claras e praticidade para esses profissionais.

A Sunne surgiu em 2017, e Yuri Frota, cofundador e CEO da empresa, inspirado por modelos de empresas como Uber e Airbnb, viu a oportunidade de criar um marketplace de energia renovável no início da geração distribuída no Brasil.

“Depois que conseguimos levantar a nossa primeira rodada (de investimento); passamos a ter vários outros desafios como: contratação de talentos, gerir esse time de pessoas, formar lideranças, continuar crescendo em um ritmo acelerado, levantar novas rodadas”, relembra Yuri.

O CEO da Sunne deseja digitalizar o mercado de energia ao mesmo tempo que melhora a experiência das pessoas com o consumo de energia. 

“Nós queremos ser o sistema operacional do mercado de energia do Brasil e trazer uma luz sobre o setor, educando o mercado, que é extremamente complexo. Estamos atuando em prol de digitalizar esse mercado, enquanto melhoramos a experiência das pessoas se relacionando e consumindo energia de uma melhor forma”, disse Frota.

Primeira inteligência artificial no mercado de energia renovável

Nos últimos seis anos, o uso de inteligência artificial (IA) vem crescendo e já atinge não só as pessoas como também empresas. Ainda em 2024, cerca de 72% das empresas no mundo já adotaram a IA, avanço de 55% se comparado ao ano anterior, segundo pesquisa realizada pela McKinsey.

Logo, é natural que empresas vejam a oportunidade com esse tipo de tecnologia. Nesse caso, a Sunne IA foi desenvolvida para atuar como um consultor digital de energia, acessível na palma da mão dos profissionais do setor. 

Durante o período de testes, a ferramenta demonstrou seu valor ao ajudar parceiros e profissionais a otimizar processos e reduzir custos. “A ideia é ter um consultor digital de energia na palma da sua mão, pagando uma fração do que você pagaria para uma mentoria ou consultoria”, explica Frota.

A Sunne IA foi projetada para ajudar os profissionais a entender as regulamentações e leis específicas do setor de energia no Brasil, centralizando todo o conhecimento necessário em um só lugar. 

Yuri Frota comenta que a motivação para idealizar essa ferramenta é dar mais segurança de informações sobre o mercado para esses profissionais.

“Estamos há mais ou menos uns 8, 10 meses produzindo cada vez mais conteúdo para o nosso público de clientes e parceiros, os empreendedores solares. Então, percebemos que a maioria das dúvidas, tanto de investidores, integradores, EPCista, se repetia bastante”, comenta Frota.

O CEO da Sunne ressalta que atualmente muitos profissionais precisam contratar mentores ou consultores para esclarecer dúvidas e otimizar seus próprios negócios, devido à complexidade das regulamentações e variações tributárias entre os estados. 

A ideia não é substituir esses profissionais, mas trazer uma solução alternativa e mais econômica para quem não poderia ter este tipo de serviço com um especialista do setor.

O que se pode esperar da inteligência artificial para profissionais do setor de energia

Segundo o cofundador da Sunne, um dos benefícios da Sunne IA para o integrador solar é que ela possa tornar esse profissional 10 vezes mais produtivo e ajude esse profissional a faturar até 10 vezes mais.

O profissional que estiver interessado pode contar não só com uma plataforma de IA. “O profissional pode contar com uma parte educacional como também soluções que respondam às principais dores e gargalos que ele tem, inclusive de gestão”, comenta Frota.

O objetivo da Sunne IA é atingir o mercado inteiro de energia, desde aqueles que empreendem com energia solar quanto quem atua em comercializadoras, concessionárias, geradoras, além de projetistas, investidores, entusiastas e estudantes. 

“Fizemos uma plataforma realmente que entrega educação e conhecimento de forma prática, fácil e rápida de entender por 24 horas, 7 dias por semana sobre um mercado extremamente complicado. Falamos aí provavelmente de uns 300 a 400 mil potenciais profissionais”, informa Yuri.

A Sunne IA é uma plataforma pioneira voltada para esse setor, onde pode ser usada em ampla escala, entregando benefícios para diversos profissionais que atuam nesse setor. Juntando conhecimento do mercado com essa nova tecnologia na palma da mão.

Investimento no futuro do setor

Empresas como GVAngels e Eneva acreditaram no potencial de crescimento da Sunne. Desde 2021, a startup passou por algumas rodadas de investimento tendo levantado R$ 7 milhões para escalar sua operação.

Como resultado, a empresa já tem diversos produtos de sucesso no mercado e se torna agora a primeira empresa brasileira a criar uma inteligência artificial para profissionais do mercado de energia renovável com ampla utilização.

“A nossa ideia de futuro para essa plataforma é que ela seja o melhor amigo de quem está no setor…  A ideia é que o profissional possa abrir a plataforma todo dia e utilizá-la para que se torne realmente uma ferramenta vital para ser mais produtivo e entregar mais valor tanto para sua própria empresa quanto para a empresa em que trabalha”, finaliza Yuri Frota.

“Nossa missão é ser o sistema operacional do mercado de energia no Brasil, com soluções tecnológicas inovadoras, digitalizando esse setor tão tradicional”, conclui Yuri Frota.

Além de criar uma inteligência artificial, a Sunne é uma empresa que vê a energia limpa como essencial para a mitigação da crise climática global, uma vez que a energia renovável, como a solar e eólica, por exemplo, é uma das mais baratas e sustentáveis no país.

“Acreditamos que dentro de até 5 anos, 10 anos no máximo, vamos ter sistemas de armazenamento cada vez com tecnologia mais avançada e cada vez mais barata, da mesma forma que aconteceu com o sistema fotovoltaico, permitindo mais inserção de fontes solares e eólicas em nossa matriz.”, afirma Yuri.

Sobre a Sunne

Fundada em 2017 por Yuri Frota, formado em engenharia elétrica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), a Sunne tem se destacado no mercado de geração distribuída de energia. 

Com a meta de gerir cerca de 1.000 usinas até o final do ano, a Sunne continua a expandir seu modelo de negócios e a desenvolver soluções tecnológicas para o mercado de energia, como a Sunne IA.

Além do Yuri Frota, a Sunne conta com a experiência dos sócios Saulo Bruno, atual Chief Revenue Officer, com mais de 22 anos de experiência comercial, responsável por dobrar o faturamento da Sunne ano a ano; e Victor Alencar, Chief Technology Officer, liderando a equipe de tecnologia e produto, com uma trajetória de sucesso em startups de tecnologia.

Coberturas
Mais recentes
Destinos
Entrevistas