Artista inaugura “A Criação”, obra permanente na rua Clodomiro Amazonas, zona sul de São Paulo
Referência no uso da geometria sagrada e da luz, a artista plástica Rizza é uma das mulheres expoentes no Brasil a criar obras externas em grande escala, ampliando seu espaço no campo das artes plásticas. No final de novembro, ela apresenta ainstalação que ocupará a praça localizada na rua Clodomiro Amazonas, uma das áreas mais nobres da zona sul de São Paulo.
Intitulada A Criação, a escultura representa um marco tanto na trajetória da artista quanto no espaço urbano da cidade. Imponente em dimensão e com um jogo de reflexos que realça o dinamismo característico de sua produção, a obra muda conforme a luz do dia, convidando o observador a uma pausa intencional. Para a artista, a ocupação do espaço público com arte estabelece uma nova forma de diálogo com a metrópole e seus habitantes.
Sua nova obra é um convite para que o público se aproxime também de conceitos antigos reinterpretados em uma linguagem contemporânea. Inspirada pelos estudos em geometria sagrada, Rizza explora o conceito dos sólidos platônicos, figuras que, para diversas culturas antigas, eram carregadas de significados e vibrações específicas capazes de influenciar o ambiente ao redor.
“Aprecio e valorizo a arte inserida em contextos improváveis, fora dos espaços convencionais como museus e galerias”, explica Rizza. “Ao ocupar ruas, praças e outros ambientes cotidianos, a arte se torna parte integral da vida das pessoas, alcançando públicos que muitas vezes não frequentam instituições formais. Nesse encontro inesperado entre obra e observador se revelam experiências bastante incomuns, valiosas para o espectador e, claro, para o artista”.
A parceria entre Rizza e a construtora Lindenberg, responsável pelo empreendimento Praça Itaim, localizado na área em que a escultura está, iniciou-se após um convite recebido enquanto a artista apresentava uma instalação similar na Praça Adolpho Bloch, outro espaço público. A artista reconhece a importância das parcerias com a iniciativa privada como meio essencial para viabilizar a presença da arte em espaços públicos, enriquecendo a experiência cultural da cidade.
Esculturas externas como A Criação possuem uma complexidade que demanda a colaboração de uma equipe multidisciplinar. Nesse projeto, além da equipe da própria artista, foi essencial contar com a expertise dos engenheiros da construtora, que contribuíram de forma decisiva para a concretização da obra.
A instalação reafirma o compromisso de Rizza em reinventar o espaço público, criando obras que não apenas ocupam, mas dialogam e redefinem o ambiente em que estão inseridas.
SOBRE RIZZA
Rizza é uma artista plástica nascida em Belo Horizonte. Residente em São Paulo, ela se destaca pela manipulação da luz e sua interação com o ambiente e o observador. Sua produção artística se desdobra em diferentes linguagens, de esculturas à instalação, através de uma variedade de técnicas, incluindo o uso da tecnologia na construção das suas obras. Estreou individualmente a exposição “Tudo que é uno se divide”, na Zipper Galeria, em 2021, que culminou na representação da artista pela galeria. Rizza possui diversos trabalhos de caráter instalativo, assim como intervenções públicas e obras de grande escala. No ano de 2024, passou a integrar, com a instalação ‘Fóton’, uma das mais relevantes coleções de arte do país, a Usina de Arte.