Riachuelo lança nova linha Pool Loop com aposta na ampliação do algodão reciclado no jeans 

‘Loop: Veste, Vai e Volta’ é um convite a participar e entender o que está por trás da moda circular.

A Riachuelo, marca de varejo da moda que inspira o Brasil, reforça seu compromisso e responsabilidade com a criação e produção de peças de roupa mais sustentáveis e circulares, com o lançamento da linha Pool Loop. Esta é a maior coleção de peças denim da marca com algodão reciclado até hoje. 

Em Loop, aparas têxteis de fornecedores de jeans da marca se transformam em novos fios que dão origem a novas bases compostas por cerca de 25% de algodão reciclado e 75% de algodão ABR virgem (da certificação Algodão Brasileiro Responsável).  

Para a produção da primeira coleção Loop, foram reaproveitadas 9,4 toneladas de aparas jeans dando origem a mais de 42 mil peças divididas em nove modelos masculinos e três femininos. A tecelagem, realizada por fornecedores certificados Recycled Claim Standard (RCS) e auditados pela Control Union, resultou em mais de 58 mil metros de tecido, comprovando que é possível unir moda e circularidade em escalas cada vez maiores. 

“O nome da linha é um jogo com a palavra Pool escrita ao contrário. ‘Loop’, no inglês significa ‘dar a volta, retornar’, a expressão ‘em loop’ seria um eterno retorno, que é justamente o que a circularidade nos ensina. Na economia circular, resíduos têxteis não deveriam mais ser descartados, mas retornados para o processo produtivo para que possam virar novas matérias-primas. O mesmo deveria acontecer com as roupas no seu fim de vida, virando insumo para novas peças. Isso já é possível em peças 100% algodão, como as peças que temos em Loop, que além de conter conteúdo reciclado, também são recicláveis. Estamos acelerando toda esta jornada, Pool Loop vem justamente para dar vida e nome a esta história”, diz Taciana Abreu, Diretora de Sustentabilidade da Riachuelo. 

O lançamento se estende para um movimento maior, que convida clientes a retornarem peças usadas para as mais de 225 lojas da marca que possuem coletores de roupas. Para encontrá-las, basta acessar o APP Cotton Move. As peças recolhidas passam por um processo de triagem e são destinadas para reciclagem, doação ou co-processamento, a depender de seu estado e composição.  

As peças em bom estado são doadas para o bazar da Liga Solidária, estendendo seu ciclo de vida. Já as que não podem mais ser utilizadas mas são 100% algodão, seguem para reciclagem onde viram insumo para diferentes indústrias. As demais, são destinadas para geração de energia através do coprocessamento. 

“Estamos constantemente buscando reduzir a pegada ambiental dos nossos produtos. Temos diversas iniciativas de ecoeficiência na nossa fábrica própria e sabemos que acelerar matérias-primas circulares é outra grande alavanca na descarbonização da moda.  Ao evitar a extração de novos recursos naturais e propor a redução de resíduos têxteis na indústria, a reciclagem se torna uma importante ferramenta de redução de emissões de gases de efeito estufa e mitigação   climática. Também queremos desenvolver peças e acessórios feitos a partir da reciclagem de roupas coletadas nas lojas, fechando o ciclo e fortalecendo a economia circular. Para isso fica o convite: veste, vai e volta’, fecha Taciana.

Coberturas
Mais recentes
Destinos
Entrevistas