Plataforma vai participar do evento de design e artesanato que acontece de 17 a 20 de outubro em Tiradentes (MG) com exposição de designers de móveis e objetos cearenses, palestra e loja de produtos de moda e design de Pernambuco, Ceará e Bahia
O NORDESTESSE participa pela primeira vez da Semana Criativa de Tiradentes, festival que acontece anualmente na histórica cidade mineira com o objetivo de valorizar o artesanato raiz e o design genuinamente brasileiro, promovendo o intercâmbio entre designers e artesãos.
Entre 17 e 20 de outubro, Tiradentes é tomada por designers, artistas, arquitetos e amantes do artesanato. São quatro dias de verdadeira maratona de conteúdo e de experiências com o objetivo de valorizar pessoas detentoras de saberes e fazeres da nossa cultura através de palestras, exposições, oficinas e um mercado com dezenas de stands onde estilistas, designers e artesãos comercializam seus produtos.
O NORDESTESSE vai participar em duas frentes. A primeira é a exposição “Raiz Contemporânea – A Ancestralidade no Novo Design Cearense”, que reúne objetos de decoração e mobiliário em madeira, barro e palha que dialogam com saberes artesanais ancestrais do Ceará, assinados por quatro designers do coletivo Casa Do Design Cearense.
A exposição é uma realização da ADECE (Agência de Desenvolvimento do Estado de Ceará), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e responsável pela execução e operacionalização da política de desenvolvimento econômico e social do estado do Ceará.
A Casa do Design Cearense é um movimento colaborativo formado por designers comprometidos em impulsionar o cenário do design e do empreendedorismo criativo no Ceará, através da realização de eventos workshops e projetos que capacitam artesãos e profissionais da área.
MERCADO CRIATIVO
O NORDESTESSE também vai ter um stand no Mercado Criativo, localizado no Espaço Raízes, onde serão comercializadas peças que mostram a intersecção entre artesanato e design. É o caso das cerâmicas da coleção Choró da Olar Design; do premiado banco Piúba de Leo Ferreiro (inspirado nas formas das jangadas); das iemanjás de barro Silvina Rosa, argentina radicada em Trancoso há 20 anos; e das colheres de pau adornadas com miçangas feitas em colaboração entre a designer Luly Vianna e as artesãs pataxós das aldeias de Coroa Vermelha e Barra Velha, no sul da Bahia.
Também haverá o lançamento da coleção colaborativa entre o artesão pernambucano André Menezes e a Rush, marca de moda praia fundada em Olinda há 28 anos conhecida por fazer coleções em parceria com grandes nomes da arte e do artesanato nordestino como Francisco Brennand, Ariano Suassuna, J.Borges e Espedito Seleiro. André Menezes, que vem dando o que falar com seus animais surreais feitos de reclipachê, técnica inventada por ele na qual resíduos sólidos são base para a cobertura de papel, fundindo reciclagem, papietagem e papel-machê. Ele foi um dos destaques da recente exposição Arte dos Mestres, que reuniu pela segunda vez em São Paulo os maiores expoentes do artesanato no Brasil, em programação paralela à SP-Arte.
Peças de madeira e barro assinadas por artesãos e designers nordestinos e onde será lançada a coleção colaborativa da marca pernambucana de moda praia Rush com o artesão André Menezes, destaque na última edição do Arte dos Mestres, que aconteceu em agosto em São Paulo, em paralelo à SP-Arte Rotas Brasileiras.
BATE- PAPO
No dia 17/10, às 14h30 os designers Erico Gondim, Leo Ferreiro e Igor Sabá participam da roda de conversa “A importância da materialidade e do território no design cearense contemporâneo”, com mediação de Daniela Falcão, no Palco Artesão Copasa no Espaço Raízes. O trio vai demonstrar como referências da cultura popular em cada região do Ceará influenciam designers locais na hora de criar e a importância que os materiais, sobretudo madeira, barro e palha, têm ao definir e moldar a identidade do design cearense contemporâneo.
CONHEÇA OS 4 REPRESENTANTES DA CASA DO DESIGN CEARENSE
Leo Ferreiro
Formado em arquitetura e urbanismo, e com especialização em design de mobiliário, Leo montou seu estúdio de design em 2020 em Fortaleza, onde desenvolve mobiliário autoral de forma independente. Para ele, o design é forma de conectar e contar histórias, e busca desenvolver em suas obras uma linguagem moderna e conectada às raízes de sua terra. Qualidade e primor técnico são características do seu trabalho, que é feito de forma artesanal pelo próprio Leo e por artesãos de sua região.
A dedicação ao trabalho lhe rendeu prêmios importantes no cenário nacional como o IF Award 2023 (vencedor na categoria mobiliário); o Brasil Design Award 2021 (1° colocado na categoria design de produto + granprix); o 34º prêmio do Museu da Casa Brasileira (2º colocado na categoria mobiliário) e o Prêmio IAB-BR edição centenário (1º colocado na categoria design).
Igor Sabá
Nascido no Crato, no sertão do Cariri, um dos mais importantes centros de arte popular no Ceará, Igor Sabá tem 35 anos e é formado em Design de Produto pelo Centro Universitário de Belas Artes, em São Paulo. A riqueza cultural do Cariri e do Ceará, assim como sua exuberante flora, estão sempre presentes em suas peças. Em sua primeira linha de mobiliário enfatizou a artesania aplicada à cultura vaqueira, à palha de milho e ao aspecto formal da carnaúba. Outras coleções já dialogaram com o artesanato em barro.
Tem participado de importantes mostras nacionais e internacionais, a destacar: Coccoloba – Milão DesignWeek, SP Arte (2023), MADE 2023, Casa Cor São Paulo, Casa Cor Ceará e Casa Cor Bahia. É representado nos Estados Unidos pela Artekura e Bossa Furniture.
Érico Gondim
O cearense Érico Gondim trabalha com design de produto, design gráfico e expografia, além de ser artista visual, fascinado com a experimentação manual, processos e soluções criativas e inovadoras. No Ceará, tem trabalhado frequentemente com design social com diversas tipologias de artesanato em parceria com o Sebrae, Ceart, Artesol e Instituto Vale.
Alguns de seus projetos e produtos já participaram de exposições na Design Week São Paulo (2015, 2016 e 2018); Bienal Brasileira de Design (2015), London Design Festival (2013); MADE (2017) e Salão do Móvel de Milão (2018, 2019, 2020, 2023 e 2024). Também foi responsável pela montagem da exposição do mestre artesão Espedito Seleiro na Embaixada do Brasil em Londres. Já recebeu o Prêmio do Objeto Brasileiro e medalha de ouro e prata no BDW Brasil Design Awards 2022.
Heytor Borges
Publicitário de formação, Heytor Borges lançou em 2020 a marca de cerâmicas rústicas (sem esmalte nem outros artifícios) Olar Design, inspirado pelo trabalho em barro feito por artesãos na região de Cascavel, no coração do sertão cearense, onde o Rio Choró inicia sua jornada sinuosa e de onde os artesãos retiram o barro.
Conhecida por usar como referência objetos funcionais da cultura regional – filtros de barro, cabaças, moringas e tigelas – para criar peças de barro feitas por artesãos cearenses que respeitam as técnicas tradicionais, com estética minimalista e sofisticação global, a Olar Design é fornecedora oficial do grupo Fasano e tem suas peças comercializadas pela Boobam (SP) e pela LZ Design (RJ).
SOBRE A ADECE
Vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a Adece (Agência de Desenvolvimento do Estado de Ceará) é responsável pela execução e operacionalização da política de desenvolvimento econômico e social do estado do Ceará. Cabe à Adece trabalhar no fomento aos setores da indústria, produção energética e matrizes renováveis, comércio e serviços, turismo, mineração, agronegócios, agricultura familiar e negócios de base tecnológica e de inovação no estado.
SOBRE O NORDESTESSE
O NORDESTESSE é uma plataforma colaborativa que tem como missão fomentar o talento de empreendedores e criativos dos nove estados do Nordeste, com ênfase no design autoral e no resgate de tradições, saberes e matérias-primas da região. Temos cinco pilares: moda, design, artes visuais, artesanato e gastronomia, sempre destacando produtos e serviços que preservam os saberes ancestrais da região, sem jamais cair no caricato. O resultado são criações originais, de apelo global e contemporâneo.
Trabalhamos com marcas e designers que geram impacto positivo, ambiental e socialmente, em suas comunidades e agimos em conjunto para que esse impacto seja cada vez mais abrangente e eficaz. Para isso, o NORDESTESSE oferece mentorias de branding, comercialização e estratégias digitais; rodadas de negócios com fornecedores que têm a sustentabilidade como core; festivais por todo o Brasil onde as marcas e designers parceiros podem comercializar seus produtos; e uma agência de comunicação para conectar as marcas com veículos de imprensa e formadores de opinião.