A arquiteta Fernanda Marques está entre os finalistas da 16ª edição do World Architecture Festival (WAF), um dos prêmios internacionais mais relevantes da arquitetura. Seu escritório concorre na categoria Future Projects – House com o projeto Cliff House, reafirmando a força criativa da profissional no cenário global e o compromisso com uma arquitetura que alia forma, função e emoção.

Além de Fernanda, outros sete escritórios brasileiros integram a lista de finalistas deste ano, somando 12 projetos indicados. A edição de 2025 do WAF será realizada entre os dias 12 e 14 de novembro, em Miami (EUA), e reunirá os principais nomes da arquitetura mundial para reconhecer os projetos mais inovadores nas categorias World Building of the Year, Future Project of the Year e World Interior of the Year. A presença brasileira reforça a relevância do país na produção arquitetônica contemporânea, marcada por sustentabilidade, impacto social e excelência estética.
World Architecture Festival (WAF)
https://worldarchitecturefestival.com/WorldArchitectureFestival2025/en/page/home
Sobre Fernanda Marques
Formanda da prestigiada Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo, a FAU USP, a carreira de Fernanda Marques segue a mesma linha conceitual que caracterizou seus anos de formação: o exercício integrado das várias disciplinas. Arquitetura, Interiores e Design de Produto estão entre as áreas de atuação de seu escritório situado na Vila Olímpia, em São Paulo. Em todas elas, a manutenção de um único estilo: limpo e contemporâneo, sintonizado com o melhor da arte e do design internacionais. Uma realidade atestada nas residências de Malibu e Barbizon, São Paulo, Nova York, Miami e Lisboa. De casas paradisíacas à beira-mar a grandes empreendimentos imobiliários. De showrooms para conceituadas grifes – tais como os de Ermenegildo Zegna, John John e L’Occitane – às bem-sucedidas participações nas principais mostras de design de interiores brasileiras.
Reconhecida por sua trajetória de excelência, Fernanda foi incluída na prestigiada lista “50 Over 50” da Forbes. A homenagem veio justamente no ano em que a profissional completou 35 anos de carreira, consolidando ainda mais sua relevância no cenário da arquitetura e do design. No mesmo ano, Fernanda também foi a primeira arquiteta brasileira convidada a compor o seleto grupo de avaliadores de um dos mais prestigiados e tradicionais prêmios internacionais: o iF Design Award, que há 70 anos é reconhecido por destacar a excelência no design e seu compromisso social.
Apenas na última década, o escritório conquistou dezenas de prêmios, entre eles, Design Awards, Americas Property Awards, IF Awards, IDA Design, RDI – Retail Design, Acquisition International Awards (Global Excellence Awards), Acquisition International Awards (The Voice of Modern Business), Latin and South America Business, Master Real Estate Award, New Word Report 2020 Awards – South America Business e Design & Build Awards.