Entre 12 e 26 de novembro, mostra levará criações contemporâneas e originais sobre o design migratório para a galeria White Box da propriedade
Uma reflexão sobre como os movimentos de migrantes em busca de melhores condições de vida, num constante vaivém pela região, influenciaram a cultura popular nordestina ao longo do último século. Esse é o eixo curatorial central da exposição que vai ocupar de 12 a 26 de novembro a White Box, galeria do hotel Rosewood, em São Paulo.
Um pernambucano, um cearense e um alagoano, de gerações e formações distintas, levam suas criações para este nobre espaço no Centro de São Paulo com o propósito de registrar andanças e territórios muitas vezes apagados ou mal compreendidos no imaginário nacional.
Designer de móveis e objetos, o pernambucano Fabio Melo inspira-se nas carrocerias de caminhão e em suas pinturas de filetagem – ainda que de maneira bem sutil e nada caricata – para criar bancos, cadeiras e mesa da coleção ORABOLAS, que será lançada na exposição.
Mais que fazer uma releitura sofisticada da estética dos caminhões, Fabio aborda o circular, caminhos que se sobrepõem, numa reflexão sensível sobre o êxodo rural, através da saga de famílias nordestinas migrantes que partem, em cima de um pau de arara, em busca de melhores condições de vida.
Já em O SOM DO CHÃO TERRACOTA, Heytor Borges celebra a riqueza da terra cearense. O barro, o quartzito terracota e o cristal de quartzo, todos extraídos no estado, são transformados em obras que exaltam a manualidade e a tradição artesanal.
Além de destacar as propriedades físicas dos materiais, a coleção convida o público a refletir sobre a relação entre homem e natureza, e a importância da arte popular brasileira, que aqui ganha destaque através de um olhar contemporâneo sobre as técnicas tradicionais de moldagem. Desfilada no último SPFW, O CONTO DE LAURA é até agora a mais pessoal das coleções de Antônio Castro, estilista da Foz. Ele nos transporta para o sertão de Alagoas dos anos 30, em Mata Grande, onde viveu Laura Alves, sua tia-avó, que para escapar dos castigos e vigilância paterna fugiu com cangaceiros que passavam pela cidade.
Antônio recorre a relatos familiares e à sua imaginação para transformar em roupas a história do Cangaço, fugindo da fórmula óbvia de recorrer às imagens de Lampião ou Maria Bonita. Um dos destaques da coleção sãos as estampas e bordados feitos a partir de quadros inéditos de Sil da Capela, ceramistas das mais famosas de Alagoas, que guardava este outro dom relativamente secreto, até os quadros retratando a vida no
pequeno povoado de Capela serem descobertos por Antônio, ganhando vida na passarela.
As três coleções juntas propõem uma volta circular nordestina, a partir de um lugar preciso para o imprevisível. São três olhares distintos que têm em comum um profundo interesse em trazer para o debate leituras contemporâneas e originais sobre o design migratório.
EXODUS também reforça o papel curatorial do NORDESTESSE no design, na arte e na moda, indo muito além de operações de venda e realização de festivais. Assim como fez recentemente ao levar um coletivo de designers cearenses para a Semana Criativa de Tiradentes, o NORDESTESSE atua como agregador e catalizador de talentos, transformando o espaço expositivo num retrato da produção de design autoral contemporâneo na região.
As três coleções estarão disponíveis para encomenda no White Box, além de contarem com versões em miniatura de algumas peças para venda na Art Library do Rosewood.
White Box | Rosewood: Alameda Rio Claro, 40, Bela Vista.
Exposição: de 12 a 26/11/2024.
Coquetel de abertura: quarta-feira, 12 de novembro, a partir das 17h.
Sobre o Nordestesse
Somos uma plataforma colaborativa que tem como missão fomentar o talento de empreendedores e criativos dos nove estados do Nordeste, com ênfase no design autoral e no resgate de tradições, saberes e matérias-primas da região. Temos cinco pilares: moda, design, artes visuais, artesanato e gastronomia, sempre destacando produtos e serviços que preservam os saberes ancestrais da região, sem jamais cair no caricato. O resultado são criações originais, de apelo global e contemporâneo. Trabalhamos com marcas e designers que geram impacto positivo, ambiental e socialmente, em suas comunidades e agimos em conjunto para que esse impacto seja cada vez mais abrangente e eficaz. Para isso, o NORDESTESSE oferece mentorias de branding, comercialização e estratégias digitais; rodadas de negócios com fornecedores que têm a sustentabilidade como core; festivais por todo o Brasil onde as marcas e designers parceiros podem comercializar seus produtos; e uma agência de comunicação para conectar as marcas com veículos de imprensa e formadores de opinião.
Sobre Rosewood São Paulo
Centralmente localizado no coração de São Paulo, perto da Avenida Paulista, o Rosewood São Paulo é um oásis metropolitano situado no enclave histórico da Cidade Matarazzo, um complexo de edifícios elegantemente preservados do início do século 20 que foram cuidadosamente transformados em residências particulares, lojas sofisticadas e locais de entretenimento. O Rosewood São Paulo engloba uma coleção de arte imersiva com 450 obras por 57 artistas brasileiros. Com 160 quartos e suítes e 100 suítes privativas Rosewood disponíveis para compra, o design de interiores do Rosewood São Paulo, liderado pelo diretor artístico Philippe Starck, apresenta uma fusão sofisticada do antigo e do novo por meio de elementos e efeitos inspirados,
como ricas madeiras brasileiras, paredes de jardins exuberantes, e móveis finos. Em conjunto com as acomodações, as extensas comodidades do Rosewood São Paulo incluem seis restaurantes e bares e duas piscinas. Além da Galeria Filomena, a propriedade abriga a White Box, espaço de arte que recebe exposições temporárias.
Serviço Nordestesse
Site: https://nordestesse.com.br/
Instagram: @nordestesse_