Le Lis Casa encerra 2024 em parceria com os Amigos do Bem, promovendo impacto positivo na vida de mulheres da comunidade do sertão nordestino

Ao longo do ano, a Veste S/A fortaleceu sua atuação no mercado com práticas responsáveis que incluem parcerias estratégicas e iniciativas que empoderam mulheres e preservam o meio ambiente

Em 2024, a Veste S/A, referência no setor de moda e
vestuário, consolidou sua atuação com um forte compromisso com a sustentabilidade,
inovação e parcerias estratégicas que promovem transformação social e econômica. Entre os
principais destaques do ano está o lançamento da nova coleção Le Lis Casa em parceria com
os Amigos do Bem, instituição que há mais de 30 anos atua contra a miséria no sertão
nordestino. Cerca de 20 mulheres, do povoado de Torrões, em Alagoas, foram capacitadas
pela artesã Luly Viana para a produção de itens como: descanso de panela, cesta, jogo
americano e anel de guardanapo.


“A parceria com os Amigos do Bem reflete nosso compromisso com a transformação social e
a valorização das comunidades brasileiras. Capacitamos artesãs para a produção de peças
exclusivas para quatro coleções da Le Lis Casa, mas nossa visão é de longo prazo: queremos
expandir essa iniciativa para o desenvolvimento de novas coleções, fortalecendo ainda mais
essa relação. Esse projeto vai além de geração de renda é uma oportunidade de fomentar
autonomia, orgulho e valorização cultural para essas mulheres, enquanto oferecemos aos
nossos consumidores produtos exclusivos, que carregam histórias de talento e tradição. Essa é
a essência do impacto positivo e sustentável que buscamos promover em todas as etapas do
nosso trabalho”, afirma Alexandre Afrange, CEO da Veste S/A.


“Estamos imensamente gratos pela parceria com a Le Lis Casa. Essa iniciativa não só celebra
a riqueza cultural e o talento das comunidades locais de Alagoas, mas também transforma
vidas, gerando oportunidades de trabalho e promovendo desenvolvimento sustentável. É
inspirador ver como o design pode ser uma ferramenta de inclusão e impacto social, unindo
beleza e propósito em prol de um futuro mais justo, explica Fernando Sanches, diretor de
geração de recursos do Amigos do Bem.


Compromisso com o Futuro
A Veste S/A segue em sua missão de transformar a indústria da moda com práticas que
contribuem para um futuro mais sustentável. Em 2024, a empresa divulgou suas metas
públicas, aprofundando seu compromisso com o meio ambiente, ampliando as iniciativas
para a redução de emissões de carbono, eliminando plásticos desnecessários e investindo em
matérias-primas com menor impacto ambiental. A adesão desde 2022 no The Fashion Pact,
uma aliança global de empresas de moda comprometidas com a sustentabilidade, é um
reflexo claro desse compromisso, que também se traduz em ações tangíveis no dia a dia da
companhia.


A marca Le Lis comercializa, ao longo de todo o ano, produtos com lucro revertido ao
Instituto Protea, ONG que atua no combate ao câncer de mama. Em setembro de 2024, a
marca promoveu uma campanha de conscientização e lançou uma edição especial da coleção
Arte Para o Bem. Em colaboração com a Galeria Nara Roesler, foram apresentadas camisetas
exclusivas, estampadas com obras de artistas renomados, como Cristina Canale, Maria
Klabin, Laura Vinci e Bruno Dunley. Todo o lucro obtido nessa ação foi destinado ao
Instituto Protea, que já beneficiou mais de 3.500 brasileiros, oferecendo 35.000 exames e
consultas. A iniciativa reforça o compromisso da empresa com causas sociais e com a saúde
da mulher, unindo moda e impacto positivo.


Além dessa ação, a empresa tem trabalhado de maneira contínua para gerar um impacto
positivo em diversas esferas. Segundo o Relatório Anual de Sustentabilidade 2023, centenas
de mulheres foram beneficiadas por ações das marcas da Veste S/A, com um investimento
total de R$ 1,5 milhão em projetos sociais voltados à saúde e ao empoderamento feminino.
Além disso, a companhia integra o Movimento ELAS LIDERAM, da ONU, e destaca seu
time majoritariamente feminino: 75% dos colaboradores e 58% da alta liderança são
mulheres, reafirmando seu compromisso com a equidade de gênero e a construção de uma
sociedade mais justa e igualitária. No quesito diversidade racial, 26% da liderança da
empresa é composta por pessoas pretas, pardas e indígenas, com a meta de aumentar essa
representatividade para 30% até 2025 e 40% até 2030.


Sobre a Veste S.A
Com mais de 40 anos de história, a Veste S.A é um dos principais conglomerados de moda de
alto padrão no Brasil. Controla marcas de prestígio como Le Lis, BO.BÔ, Dudalina, John
John e Individual. Em 2008, foi uma das primeiras empresas do setor a realizar IPO.


Sobre a Le Lis Casa
Lançada em 2006, a linha de decoração nasceu como uma extensão do lifestyle da Le Lis.
Com quase 20 anos de existência, a Le Lis Casa é um dos grandes sucessos da marca, com
Instagram próprio, @leliscasa, oito coleções anuais e clientes fiéis que estão sempre em
busca de suas louças, vasos, copos, almofadas, bandejas e talheres exclusivos, tanto para
presentear como para dar um toque original aos seus ambientes.


Sobre a Amigos do Bem
Há mais de 30 anos, a Instituição social Amigos do Bem trabalha para romper o ciclo de
miséria secular no sertão nordestino. Com o objetivo de erradicar a pobreza na região e
transformar vidas, a organização desenvolve projetos contínuos de segurança alimentar,
educação, geração de trabalho e renda e acesso à água, moradia e saúde, atendendo 12 dos 17
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Cerca de 150 mil pessoas são
regularmente atendidas no sertão de Alagoas, Ceará e Pernambuco. Hoje, mais de 10 mil
crianças e jovens já podem sonhar com um futuro de oportunidades. Saiba mais em:
www.amigosdobem.org e SIGA: @amigosdobem

Coberturas
Mais recentes
Destinos
Entrevistas