Em seu desfile de estreia, a marca trouxe uma experiência conceitual sobre como é possível coexistir com a natureza contribuindo para um futuro melhor
Em sua 6ª edição, o Brasil Eco Fashion Week, maior evento de moda sustentável do Brasil, aconteceu no SENAC Lapa Faustolo. No último sábado (03), às 20h, a Alme, marca de sapatos 100% carbono neutro do Grupo Arezzo, apresentou um desfile que tinha a missão de conscientizar o público sobre a importância das escolhas conscientes. Eurico Humano, diretor criativo do desfile, exibiu uma coleção dividida em três ciclos: a sensibilização, o germinar e o agir. ‘’Falar sobre sustentabilidade tem relação direta com a responsabilidade que nós, como seres humanos, possuímos não só com o nosso indivíduo, mas também com o coletivo. Essa é uma história poética contada na passarela em um passo a passo, desde a sensibilização por meio dos sons da natureza, até o despertar e transbordar dela por meio de cada um presente’’, aponta o também head de produtos da Alme.
A passarela foi aberta pelo modelo Sam Portocalçando o tênis Lume, produzido com algodão e borracha reciclados com textura e paleta de cor orgânica, e vestindoum moletom Alme com broches de grilos, simbolizando a esperança e a sorte. Esse primeiro ciclo, da sensibilização, tinha como mensagem principal o despertar e acordarrepresentando o sentir.
O germinar, que faz brotar o sentimento verde até que ele transborde para o mundo exterior, foi representado pela slide Ecoa, feita com materiais alternativos aos derivados fósseis como EVA Verde, que vem do etanol, EVA reciclado, plástico reciclado e pó de pneu reciclado. É um produto certificado pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) como vegano e 100% reciclável.
O terceiro e último ciclo, que é o da conscientização e ação, foi marcado pelo tênis Carbon Neutral, lançamento da Alme para o início de 2023, que combina inovação em materiais, design e muito conforto. Sua composição de EcoBambu e TR Ecológico é alternativa ao couro e derivados tradicionais de petróleo, mantendo a sofisticação do material e visual arrojado. A sola do tênis possui em seu visual a topografia da região do Jari, na Amazônia, onde ocorre o projeto de compensação de todas as emissões de CO2 de Alme.
A marca entende que toda decisão gera uma consequência e que é cada vez mais necessário estar consciente para que o futuro seja possível. Por isso, se preocupa não só com a compensação de emissão de CO2, mas também com a rastreabilidade de suas matérias primas, como explica Isabella Barbieri, head da marca: ’’A Alme realiza análise de ciclo de vida para entender a pegada de carbono de todos os seus produtos e assim compensar 100% das suas emissões. Todos os produtos desenvolvidos pela marca acompanham passaporte digital com os dados de rastreabilidade para que exista total transparência e consciência no consumo”.
Com toda essa consciência ambiental, a Alme procurou parceiros para o desfile que estivessem alinhados com os seus pilares de conforto, sustentabilidade, responsabilidade e design consciente em todo o processo. Por isso, as roupas e acessórios são das marcas My Basic, Atoll Circle, Muush e REPREVE. O styling ficou por conta de Ana Parisi.