Iniciativa integra projeto de revitalização da região de Pinheiros, em um espaço de mais de 500m², sendo 300m² de loja, que receberá apresentações musicais e artísticas, além de uma loja com linhas exclusivas de produtos
A Vans inaugura espaço multicultural, na região do Largo da Batata, voltado para a comunidade da cidade, em outubro de 2024. O local com mais de 500m², terá apresentações musicais e artísticas abertas ao público, além de uma loja de cerca de 300m², que terá linhas exclusivas de produtos no Brasil.
O prédio, na esquina da Rua Teodoro Sampaio, faz parte da parceria entre a marca de action sports, música e arte, e o Lapi, responsável pelo projeto de revitalização do Largo de Pinheiros, ou Largo da Batata, como é popularmente conhecido, na zona oeste de São Paulo. E ainda contará com o serviço Pick Up Store, onde os consumidores poderão retirar seus pedidos comprados pelo site, que por sua vez poderá usar os produtos da loja, oferecendo um serviço mais efetivo e uma experiência completa, junto ao consumidor.
No térreo, está localizada a loja conceito e um espaço multicultural onde a marca trará ativações gerais para seus consumidores, como exposições, que terá mostras mensais de artistas locais; e um palco para eventos, shows e que também será transformado em um estúdio para geração de conteúdo da marca. Tudo isso, visando aproximar a Vans da comunidade e dos consumidores.
Ainda no espaço dedicado à loja, estarão as mais recentes novidades da Vans, entre tênis, roupas e acessórios, além das collabs com artistas e atletas famosos de todo o mundo, que já é tradição da marca.
Neste mesmo andar terá ainda um hub de encontros, conversas e apresentações, um espaço dedicado a diversas atividades e interações entre a comunidade local, atletas de diversas modalidades, assim como entusiastas. Vale destacar que o hub materializará os 3 pilares da Vans – arte, action sport e música.
A inauguração do espaço multicultural faz parte do plano estratégico para expansão da Vans. Segundo o Diretor da marca no Brasil, Pietro Giovanelli, este é um dos maiores investimentos desde que ela chegou ao país. “O nosso objetivo maior é fortalecer nossa marca na região, oferecendo experiências diferenciadas, alinhadas com os pilares da marca, nos conectando mais intensamente com a comunidade local e consumidores”, explica o executivo.
Um centro vibrante de cultura e criatividade
O propósito deste espaço multicultural não é apenas ampliar sua presença em São Paulo com seus pilares – arte/design, action sport e música – mas também torná-la um lugar efervescente de cultura e esportes para a cidade. Criada por Paul Van Doren, a marca deseja que seja um espaço onde a comunidade esportiva e criativa possa se sentir acolhida.
Para Pietro, o foco principal além da experiência, é que surjam novos entusiastas, criando laços emocionais, e que a marca possa, de alguma forma, contribuir para que eles se sintam confortáveis e confiantes, que seja um espaço onde a comunidade Vans também possa se sentir acolhida. “O retorno que a gente espera nada mais é do que ser lembrado no futuro como: “Foi na Vans que vi minha banda preferida”, “foi na Vans que toquei uma guitarra pela primeira vez”, comenta o diretor.
A gerente de marketing da Vans Brasil, Tatiana Rovella, conta que especialmente para essa unidade, foi criada uma campanhade marketing robusta de lançamento, que inclui publicidade digital, OOH (out of home), colaborações com influenciadores e artistas, desenvolvimento de conteúdo exclusivo com o time, ativações e eventos exclusivos.
“Acreditamos que este espaço terá um impacto positivo na comunidade, oferecendo um lugar inclusivo e inspirador para todos. Será uma oportunidade também de se aproximar de um novo público, que eventualmente tenha pouco contato, mas que se identifica com os nossos pilares, além de continuar bem próximo dos já amantes da Vans”, comenta Tatiana.
Até dezembro de 2024, o espaço terá uma extensa agenda de eventos programada, que simboliza a cultura Vans. A proposta é proporcionar um local no qual todos poderão se divertir e se conectar uns com os outros, se expressar, e para que a comunidade/consumidores também possa participar de todo esse processo e experiência.
O espaço multicultural é um reflexo da filosofia da marca de “Off The Wall”, que busca sempre inovar e criar experiências autênticas para os clientes.
Vans no Brasil e no mundo
A Vans chegou ao Brasil na década de 1990, impulsionada pela popularidade do skate no país. Na ocasião, os produtos eram importados por lojas especializadas e, com o crescimento da demanda, em 2016, expandiu sua presença com lojas oficiais e distribuição própria. Vale ressaltar que a VF, grupo detentor de algumas marcas pelo mundo e que adquiriu a Vans em 2016, foi a responsável por essa expansão no país.
Desde 2020 a Vans é distribuída exclusivamente pelo grupo Arezzo & Co. Entre 2020 e 2024, passou de 4 lojas para 45 lojas, já considerando a abertura da Lapi. Dentro do projeto de expansão desenhado, a previsão é alcançar o total de 51 lojas até o fim deste ano.
Hoje, a Vans se consolidou no território brasileiro como referência na cultura skate e urbana no Brasil, sendo uma marca de action sports, música e arte, com uma estratégia de expansão contínua para os próximos anos. “Temos um plano de cobrir o máximo possível do território nacional, com um olhar para as regiões Norte e Nordeste, mas tudo dentro das oportunidades que possam surgir”, anuncia Pietro.
Este projeto reforça a presença global da Vans, enquanto a marca abraça a cultura local e promove o espírito criativo e livre que representa.
VANS STORE LAPI
Endereço: Rua Teodoro Sampaio, 2833
Horário de funcionamento: segunda a sábado – 9h às 20h e domingo das 10h às 16h
Sobre a Vans
A Vans®, parte da VF Corporation (NYSE: VFC), é a marca original de tênis, vestuário e acessórios para action sports. As coleções autênticas da Vans® são vendidas em 84 países através de uma rede de subsidiárias, distribuidoras e lojas parceiras. A Vans® possui mais de 2.000 lojas ao redor do planeta, incluindo lojas próprias, franquias e multimarcas, além de uma experiência exclusiva de compra no App Vans, disponível na App Store e Google Play. A marca Vans® promove a expressão criativa na cultura jovem com os action sports, arte, música e cultura de rua. Atualmente, a Vans® patrocina eventos e projetos de fomentação em cultura urbana como a Batalha da Aldeia, além de plataformas icônicas como o hub cultural e espaço para a música internacional House of Vans.
Vans, “Off The Wall” Since ’66