Por mais mulheres líderes: Luanna Toniolo, Patrícia Lima e Manuela Bordasch anunciam a criação da The3Percent, iniciativa para escalar negócios fundados por mulheres

Empreendedoras que tiveram seus negócios adquiridos pelos grupos Azzas 2154, Hypera e Magalu,  respectivamente, se unem em novo projeto para impulsionar negócios femininos por  meio de M&As e acesso à capital

As mulheres têm ocupado cada vez mais espaços de liderança e empreendedorismo, mas a representatividade em relação aos negócios comandados por homens ainda está distante. Prova disso é que apenas 3% das empresas fundadas por mulheres recebem investimento de venture capital (VC) globalmente, conforme dados do Fórum Econômico Mundial (FMI). Para estimular a mudança desse cenário, as empresárias Luanna Toniolo, Patrícia Lima e Manuela Bordasch se uniram para criar a The3Percent, iniciativa que tem como objetivo escalar negócios  fundados por mulheres.  

Além das experiências de sucesso acumuladas pelas três empreendedoras, cada uma em sua área de atuação, elas fundaram negócios disruptivos em segmentos distintos, todos conectados por um elo em comum: a cultura e seus movimentos de fomento  à  comunidades, que se intensificam mais a cada dia. Nesse contexto, a The3Percent surge como uma resposta à necessidade urgente de aumentar a representatividade feminina no empreendedorismo brasileiro. 

Em 2012, Manuela Bordasch fundou o primeiro site de conteúdo comprável do Brasil.  A plataforma de moda, beleza e lifestyle Steal The Look, além de ser a grande responsável por democratizar a moda no país, se tornou um dos principais veículos da atualidade. Em 2016, Luanna criou a TROC, plataforma de second hand de luxo, com o propósito de ampliar a vida útil de peças em bom estado, para reduzir o impacto da indústria da moda no meio ambiente. Em 2017, Patrícia Lima criou a beautytech Simple Organic, que se tornou a maior marca brasileira de cosméticos orgânicos, veganos, naturais, cruelty-free e sem gênero, com olhar voltado para a sustentabilidade.  

“Vemos a oportunidade de analisar os negócios de uma forma madura e orientar os passos da empreendedora para que ela esteja no caminho certo do crescimento. Nossos backgrounds são complementares e atuaremos de acordo com o ponto de desenvolvimento e maturidade do negócio”, explica Luanna Toniolo, CEO e fundadora da TROC que, em 2020, foi adquirida pelo Grupo Azzas 2154, à época Arezzo&Co. 

Com a The3Percent, as empresárias utilizarão o amplo repertório conquistado durante o processo de criação e evolução de suas empresas –  como estruturação de governança, leitura e posicionamento no mercado, desenvolvimento de serviços inovadores, criação de voz da marca e pessoal, gestão, liderança e resiliência -, para orientar as fundadoras dos negócios selecionados a elevarem suas empresas a um patamar de alta performance.

Para mapear essas empresas, as empresárias farão uma curadoria para selecionar  negócios promissores criados por lideranças femininas. Depois, elas se dedicarão a entender melhor os negócios escolhidos. A ideia é ir além do capital em si, atuando como conselho consultivo, capital intelectual, social, cultural e networking desses negócios. 

“Diariamente identificamos diversas oportunidades mal atendidas no mercado. Ao mesmo tempo, vemos diversas empresas inovadoras que muitas vezes só precisam de orientacao , networking e fatores que transcendem capital. Desta maneira, estaremos atuando diretamente com as empreendedoras, com participação nas ações da empresa”, explica Manuela Bordasch, CEO e fundadora do Steal the Look, adquirido pelo Magalu em 2021.

O foco são empresas já estabelecidas que faturem entre 1 milhão e 10 milhões, que tenham modelos de negócios escaláveis e fundadoras visionárias, com profunda compreensão dos consumidores e que estejam criando negócios conectados com o futuro em segmentos como moda, beleza, conteúdo, lifestyle, universo pet e outros, com viés de impacto positivo e ESG. 

“A falta de suporte no apoio e na estratégia focadas no empreendedorismo feminino traz barreiras adicionais e, por isso, ter uma rede de apoio sólida, é fundamental para que não enfrentem os mesmos desafios que passamos de forma solitária. O objetivo é, com nossa experiência em Conselhos Administrativos, possamos impulsionar negócios com potencial de escalabilidade e mudar essa disparidade de ter apenas 3% das mulheres em cargos de liderança”, explica Patrícia Lima, CEO e fundadora da Simple Organic, adquirida pela Hypera em 2020.

Desde a sua fundação em 2016, a TROC já vendeu mais de 500 mil peças em sua plataforma, desempenhando um papel significativo na redução do desperdício têxtil. Com a ampliação do ciclo útil das roupas, a TROC já provocou uma economia de 2 bilhões de litros de água e evitou, a partir da circularidade das peças, a emissão de 2mil toneladas de CO2 na atmosfera do nosso planeta. Além disso, são aproximadamente 259,9 toneladas de roupas a menos em aterros sanitários e um impacto direto em 22 milhões de pessoas, demonstrando o poder transformador da moda circular. Desde 2020, a TROC registou crescimento de 700% em receita.

Já Simple Organic, marca dentro do portfólio da Hypera Farma, é pioneira no segmento de Clean Beauty no Brasil, sendo a primeira e a maior rede de franquias de beleza limpa, com 30 pontos de venda físicos espalhados pelo país, nas principais capitais. Além disso, é precursora na rede farma, presente em mais de 3.000 farmácias e drogarias, e possui o maior portfólio de wellness, make e skincare orgânicos, veganos, naturais, cruelty-free e sem gênero, com mais de 250 SKUs. Soma-se a isso o fato de ser a primeira do setor a levar testes clínicos a consultórios médicos e a democratizar ainda mais o acesso à beleza limpa com a linha [Revolution, revolucionando o mercado com itens acessíveis, que competem de igual para igual com outros grandes players tradicionais. Iniciativas inovadoras também fazem parte do dia a dia da Simple, apoiando estilistas e designers em Fashion Weeks, como recentemente, sendo a primeira brasileira a patrocinar a beleza da Copenhagem Fashion Week, maior semana de moda sustentável do mundo. Apoio e patrocínio a projetos socioeconômicos ambientais fazem parte do dia a dia da marca para impactar positivamente comunidades vulnerabilizadas, ações perenes de sustentabilidade como a neutralização de carbono em grandes eventos, viagens, e na cadeia logística e comercial.

O Steal the Look figura entre as maiores plataformas de comunicação sobre moda e lifestyle do Brasil. O Instagram do portal tem um engajamento  sete vezes maior na comparação com outros veículos de moda e beleza. Já o TikTok tem cerca de 1.200 vezes mais interações que outros veículos e canais do universo de moda, com mais de 3,2M de interações mensais e 25,5M de visualizações mensais (700 vezes mais do que a média da categoria).  Já o site do Steal registrou mais de 28,8M de usuários no último ano, além de crescimento de 20% nas sessões no último ano (YTD). 

The3percent.com.br

instagram @the3percent.com.br

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