O Boticário transforma plástico reciclado para melhorar a estrutura de escolas em todo o Brasil

O Boticário, marca que há 43 anos entrega amor e beleza para os brasileiros, sela um  compromisso real e tangível com a responsabilidade socioambiental no Brasil. A partir de 2021, a marca desenvolverá espaços pedagógicos para fomentar a educação em 15 escolas públicas no país. A iniciativa inovadora, em parceria com o Instituto Grupo Boticário, consolida o posicionamento da empresa como marca sustentável em um movimento inédito de conscientização e mobilização. Ao convidar as pessoas a participarem ativamente no descarte adequado de embalagens, é possível contribuir para a co-criação de um futuro pautado pela educação, cultura e conhecimento.

A jornada de sustentabilidade do O Boticário é um caminho que vem sendo trilhado há décadas, através de iniciativas que geram impacto positivo em toda a cadeia e sociedade, reforçando também a tomada de consciência sobre a importância da reciclagem. Por meio de uma pesquisa em andamento via Instituto Grupo Boticário – que incentiva e promove o desenvolvimento social no Brasil por meio de projetos sociais e culturais – será possível identificar junto às instituições de ensino quais são as carências de equipamentos. Com o diagnóstico, a marca conseguirá direcionar estes espaços conforme a indicação necessária, como biblioteca, laboratório, sala de música/artes.

 

Os espaços pedagógicos de 30m2 compostos por aproximadamente 2.2 toneladas de plástico reciclado, também recebem mobília interna feita a partir de materiais sustentáveis e serão entregues as escolas já prontos para uso. O projeto segue a mesma tecnologia utilizada nas lojas sustentáveis – no final de 2020, a marca inaugurou sua primeira pop up sustentável, no Parque Ibirapuera, em uma parceria com a Urbia Gestão de Parques (concessionária que administra o local). Feita a partir de resíduos plásticos, o espaço é composto por até três toneladas de plástico reciclado – o equivalente a, aproximadamente, mais de 60 mil garrafas PET. Devido ao sucesso, a pop up teve sua data de funcionamento prorrogada até 25 de janeiro. Além da pop up, mais 8 lojas sustentáveis foram abertas até o final do último ano e o plano de abertura prevê aproximadamente 20 lojas no mesmo formato para 2021.

 

O projeto exigiu desenvolvimento de tecnologias para reciclagem de resíduos plásticos gerados pela indústria para a geração de matéria-prima segura e adequada às aplicações construtivas, seguindo todo o protocolo de segurança.

 

Desde 2006, o Boti Recicla, maior programa de reciclagem do Brasil em pontos de coleta no segmento de beleza. Com o anúncio da entrega de espaços pedagógicos feitos de resíduos plásticos a partir de 2021, o Boticário reforça a mensagem “Boti Recicla – você retorna, Boti Recicla e transforma”,  em uma jornada de contribuição e conscientização, em que o impacto positivo reverbera em toda a cadeia.

Informações Pop up Sustentável Parque do Ibirapuera (aberta até 25/01):

Horário de funcionamento – de terça à domingo, das 10:00h às 19:00h.

Parque Ibirapuera –  Av Pedro Álvares Cabral, s/n (portão 10).

 

Sobre Boti Recicla:

Criado em 2006, Boti Recicla é atualmente o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do país no segmento de beleza, com quase 4 mil pontos espalhados em 1.750 cidades brasileiras. Nos bastidores, toda a rede de franqueados e força de vendas atuam em prol de um benefício coletivo, com cerca de 20 cooperativas homologadas e transportadoras parceiras.

 

Sobre o Boticário

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos, unidade de negócios do Grupo Boticário. Inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), a marca tem a maior rede franqueada de cosméticos do país com mais de 3.700 pontos de venda, em 1.750 cidades brasileiras, e mais de 900 franqueados. Presente em 15 países, há mais de 40 anos desenvolve produtos com tecnologia, qualidade e sofisticação – seu portfólio tem mais de 850 itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais. Comprometido com a beleza das pessoas e do planeta,  O  Boticário  não  realiza  testes  em  animais  e  investe  na  melhoria  contínua  de produtos e processos para torná-los cada vez mais sustentáveis.

Sobre o Instituto Grupo Boticário

Criado em 2004, o Instituto Grupo Boticário oportuniza experiências que tenham um resultado positivo na sociedade. Nos últimos 5 anos, impactou mais de 18 milhões de pessoas em todo o país. Nossa atuação abrange a realização e patrocínios de projetos sociais, culturais e de fomento ao empreendedorismo de impacto social, além da gestão de espaços culturais. Fazemos isso porque acreditamos que por meio das nossas iniciativas promovemos o desenvolvimento social que inspira atitudes positivas no mundo ao nosso redor. Para o Instituto Grupo Boticário, beleza é fazer parte.

Informações à imprensa – SOKO
Fabiane Abel – fabiane@soko.cx
Thais Hernandez – thais.hernandez@soko.cx
Ana Catharina Bessa – ana.catharina@soko.cx
Cristina Rioto – cristina.rioto@soko.cx

Coberturas
Mais recentes
Destinos
Entrevistas