Museu da Casa Brasileira e Instituto Sergio Rodrigues lançam painel expositivo sobre a poltrona Chifruda

Lifestyle


A partir de 03 de fevereiro, o público poderá experimentar a peça assinada pelo arquiteto e designer Sergio Rodrigues, que será doada ao Acervo do MCB

A partir do dia 03 de fevereiro, sexta-feira, o público poderá visitar no Museu da Casa Brasileira, instituição administrada pela Fundação Padre Anchieta, o painel expositivo ‘Poltrona Chifruda’. Concebido em parceria com o Instituto Sergio Rodrigues, o painel inclui o exemplar da poltrona que será doado para o Acervo do MCB, fabricado por meio de um processo que utiliza ferramentas manuais e técnicas tradicionais da marcenaria artesanal, com madeira Muiracatiara e couro natural.


O painel expositivo apresentará ao público a Poltrona Chifruda, peça concebida pelo arquiteto e designer Sergio Rodrigues em 1962, para a exposição Móvel como objeto de arte, elaborada por ele na galeria OCA no Rio de Janeiro, que contou com a participação de vários arquitetos amigos de Sergio, que tiveram papel fundamental na construção da arquitetura brasileira. Há época, os profissionais lançavam novos projetos, todos respondiam a um desafio proposto por Sergio: “Façam móveis!”.


Na ocasião, a poltrona chamou a atenção da crítica de arte por suas formas inusitadas e pela liberdade expressiva. Sergio antecipou questões sobre a prática do design que foram suscitadas posteriormente no âmbito do debate da pós-modernidade. Uma de suas criações mais disruptivas, essa cadeira transcende o vínculo tradicional entre forma e função associado ao design da época e traduz grande habilidade de seus artesãos no trato do couro e da madeira, com linhas sinuosas, seções ovaladas de complexa usinagem e encaixes sofisticados que remetem longinquamente aos móveis tradicionais e às coisas selvagens.


O Museu da Casa Brasileira e o Instituto Sergio Rodrigues também celebram com o painel o início de uma parceria que promoverá diversas ações. Para José Roberto Maluf, Diretor-Presidente da Fundação Padre Anchieta, parcerias como essa são fundamentais para a construção de um Museu ainda mais múltiplo em suas áreas de atuação. “O Instituto Sergio Rodrigues e o Museu da Casa Brasileira promoverão em conjunto ações educativas, debates sobre arte e design no Apartamento Sergio Rodrigues localizado em São Paulo, pesquisa de acervo e planejamento de mostras. O painel é só uma das primeiras atividades em colaboração”, finaliza.


SERVIÇO:
Painel expositivo ‘Poltrona Chifruda’
A partir do dia 03 de fevereiro, sexta-feira, às 10h
Realização: Instituto Sergio Rodrigues, Fundação Padre Anchieta e Museu da
Casa Brasileira.
VISITAÇÃO
Museu da Casa Brasileira
De terça a domingo, das 10h às 18h, com exceção da sexta-feira, que
tem horário estendido até 22h
Av. Brig. Faria Lima, 2.705 – Jardim Paulistano, SP
Próximo à estação Faria Lima da Linha Amarela do Metrô.
Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada)
Sexta-feira, entrada gratuita
Acessibilidade no local | Bicicletário com 40 vagas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *