MAESTRO JOÃO CARLOS MARTINS SE APRESENTA NO CINETEATRO SÃO LUIZ COM A CAMERATA BACHIANA

foto divulgação

 

Um dos nomes mais respeitados no cenário musical do Brasil por seu talento como pianista e regente, o maestro João Carlos Martins fará uma apresentação especial, gratuita, aberta ao público, com a Orquestra Camerata Bachiana, no dia 9 de setembro, domingo, às 18h, no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza. Patrocinado pela Algar Telecom, o espetáculo conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza, produção da D’color Produções Culturais e é viabilizado pela Lei Rouanet.

João Carlos Martins iniciou seus estudos de piano na infância e, aos 13 anos começou sua carreira no Brasil. Cinco anos depois ganhou projeção no exterior. Aos 20 anos estreou no famoso Carnegie Hall, em Nova York, em apresentações patrocinadas pela então primeira dama dos Estados Unidos, Eleanor Roosevelt.

O maestro passou por dois incidentes que poderiam ter posto fim à sua carreira musical. Em 1966, aos 26 anos, sofreu uma lesão no braço quando jogava uma partida de futebol em Nova York, que o manteve afastado dos palcos por sete anos. Quando retornou as atividades, gravou a obra completa de Bach. Em 1995 foi ferido num assalto na Bulgária e ficou com o lado direito do corpo paralisado. Vítima da síndrome de movimentos repetitivos, encerrou a carreira de pianista aos 63 anos, mas não deixou o universo da música. Estudou regência, fundou a Filarmônica Bachiana Jovem em 2006 e hoje é regente e diretor-artístico da Bachiana Filarmônica SESI-SP.

A Orquestra Bachiana Filarmônica apresentou-se pela primeira vez em 2004, em São Paulo e, depois disso, com um repertório que inclui sinfonias de Beethoven, Brahms e Tchaikovsky, esteve nas mais importantes salas de concerto do Brasil e do mundo.

Em 2006, com objetivo de trabalhar na evolução musical de jovens musicistas e democratizar a música clássica com apresentações em espaços variados, João Carlos Martins fundou a orquestra Bachiana Jovem. Em 2010, as duas orquestras se fundiram formando a Bachiana Filarmônica SESI-SP, um grupo que reúne músicos profissionais, orientadores e jovens musicistas. É uma das mais importantes orquestras da iniciativa privada do Brasil, mantendo os ideais que deram origem à Bachiana Filarmônica e à Bachiana Jovem.

O termo Bachiana remete à riqueza musical do Brasil, numa homenagem ao imortal maestro e compositor Heitor Villa-Lobos, autor das célebres Bachianas Brasileiras, e à Johann Sebastian Bach. A Camerata Bachiana, parte da Fundação Bachiana Filarmônica, é formada por viola, cello, oboé, clarinete, fagote, flauta, percussão e dois violinos.

A apresentação é viabilizada pela Lei Rouanet de incentivo à cultura, com patrocínio da Algar Telecom, apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza, Instituto Dragão do Mar, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e produção da D’color Produções Culturais.

 

foto divulgação

 

Sobre a Algar Telecom

A Algar Telecom é uma empresa com mais de seis décadas de mercado, presente em mais de 330 localidades, com dois objetivos principais: manter um relacionamento próximo com os clientes e proporcionar serviços de alta qualidade. A empresa oferece soluções completas e integradas de Voz, Conectividade, TI, Outsourcing e Comunicação Unificada. Com grandes investimentos em tecnologia, inovação de portfólio e uma equipe própria de consultores especialistas em entender cada negócio e formatar soluções personalizadas para cada cliente, possui atualmente uma carteira com mais de 1,4 milhões de consumidores espalhados em todo o Brasil.

 

Sobre a D’color Produções Culturais

A D’color é uma produtora de eventos culturais de Campinas (SP) que assessora, planeja e executa projetos culturais para o desenvolvimento social, em parceria com instituições, produtoras e artistas dos mais diversos segmentos através de leis de incentivo. Com cerca de 10 anos de atuação, já produziu dezenas de espetáculos em diferentes regiões do país. Saiba mais em www.dcolor.art.br e no nosso facebook @dcolorproducoes

 

Serviço:

Na Roda com o Maestro – Uma Homenagem a Heitor Villa-Lobos

Maestro João Carlos Martins e Camerata Bachiana

 

Data: 09 de setembro

Horário: 18h

Local: Cineteatro São Luiz

Endereço: Rua Major Facundo, 500 – Centro, Fortaleza – CE

Classificação Livre

Evento gratuito

 

Ingressos: retirada de senha no local, no dia do espetáculo, mediante disponibilidade.

 

Mais informações: (19) 3256-4500 I contato@dcolor.art.br

Projeto viabilizado pela Lei Rouanet de incentivo à cultura.

Coberturas
Mais recentes
Destinos
Entrevistas