Para além de servir como escolha perfeita para o escritório, a alfaiataria tem ganhado espaço em diversas tendências, que vão desde Old Money até inspirações em séries asiáticas. Pensando em aproveitar essas peças de uma forma mais descolada para se adaptar à rotina, convidamos a influenciadora de moda Helena Silvarolli para trazer dicas de como transformar o “careta” em cool. Confira:
Alfaiataria + T-shirt
A melhor forma de somar elegância e um toque mais descontraído é trocar a clássica camisa branca por uma T-shirt na hora de compor o look. Investir nessa pegada anos 2000, com uma baby tee ou mesmo cropped, deixa o resultado leve. Dessa forma, temos um styling mais fácil de se adaptar para desde uma reunião até um jantar especial. Essa é a proposta que mais amo para viagens, é super versátil!
Tons terrosos
Os conjuntos all black da alfaiataria são o que dão o tom “formal demais” e é nesse momento que os tons terrosos ganham espaço. Os marrons e os beges são apostas seguras para quem não quer ousar muito, mas procura uma proposta diferente da tradicional. O truque aqui é aproveitar que as cores ainda são discretas para ousar nos acessórios, com brincos e colares mais chamativos.
Alfaiataria + Jeans
Outra ideia interessante para brincar com o equilíbrio entre elegante e descolado é combinar o blazer com uma calça jeans. A composição segue com o mood sofisticado, mas fica mais despojado por conta do denim, que assim como a alfaiataria, é atemporal e versátil. Sou apaixonada por modelos mais amplos, que produzem uma silhueta oversized que está super em alta.
Design alternativo
O próprio design de cada peça pode ser a saída para uma composição única. Muitos estilistas têm feito silhuetas diferentes, recortes e amarrações em peças de alfaiataria, dando uma personalidade particular para cada look. A dica é manter a composição, mas procurando designs específicos, como peças que tenham aplicações, cintos, brilho, entre outros detalhes que possam engrandecer o visual e trazer um aspecto contemporâneo.