Estúdio MUSGO propõe paisagismo reversível: plantas em vasos, a serem reutilizados após a mostra

Sustentabilidade guia instalação do espaço Jardim das Descobertas na CASACOR 2025


São Paulo, junho de 2025 – A sustentabilidade não esteve apenas no conceito, mas em cada etapa de execução do “Jardim das Descobertas”, projeto assinado pelo paisagista Denis Bessa, à frente do Estúdio MUSGO, para a CASACOR 2025, que acontece de 27 de maio a 3 de agosto.


Na instalação do espaço, localizado à frente da entrada do circuito do antigo casarão, todas as soluções foram pensadas para minimizar impactos e garantir a reversibilidade total.


As cerca de 900 plantas que compõem o jardim permanecerão durante todo o evento em vasos, evitando qualquer tipo de transplante ou intervenção no terreno e, entre elas, aproximadamente 80% dessas espécies são nativas e selecionadas para valorizar a biodiversidade local.

Crédito: @estudiony18
Após a exposição, essas plantas passarão por uma curadoria da administração do Parque da Água Branca e serão doadas para integrar o acervo da fauna do parque. As espécies não nativas também terão destino: serão encaminhadas ao viveiro do Estúdio MUSGO na Zona Leste de São Paulo para uso futuro.


Além das plantas, todos os demais elementos do espaço terão continuidade em novos projetos. O piso orgânico da Portinari será reutilizado no próprio viveiro do estúdio. O cobogó, desenvolvido pela LEPRI, foi instalado de forma totalmente desmontável e será transportado para futuras instalações, bem como o mobiliário brasileiro, assinado por nomes como Zanini de Zanine, Guilherme Wentz e BUNKER, que também será incorporado a novos trabalhos do estúdio, reforçando o compromisso com práticas circulares e de baixo impacto ambiental.

Essa proposta marca a estreia do Estúdio MUSGO com um espaço exclusivo na CASACOR, reforçando sua atuação como referência em um paisagismo capaz de criar conexões significativas entre ambientes, pessoas e natureza.


Entre os parceiros presentes com peças na exposição, estão:
Portinari – Piso orgânico
Pedras Mundial – Banheira de pedra
Europa Vision – Estrutura para os espelhos e espelho
Contruflama – Lareira
Fermate – Iluminação de jardim
Cheiro Bom – Perfume de ambiente
Atelier Figueiredo – Fonte
Acquaterra – Sistema de irrigação
Therk Automação – Automação de som
Zanini de Zanine – Três poltronas para o estar do elemento fogo
Lepri – cobogó
Natura – Essência do espaço
Deca – Misturador Deca
Guilherme Wentz – Banco
Lòeil – luminárias

Sobre a MUSGO
Com o conceito baseado em pilares de inovação e meio ambiente, a Musgo é um estúdio de paisagismo ecológico a favor de tudo que caminha em sintonia com a natureza. Originada em 2022, os projetos da Musgo são direcionados aos serviços paisagísticos de designer de espaços com uma assinatura única e repleta de equilíbrio estético. Com um catálogo de produtos selecionados para a harmonização completa de sua área verde, utilizamos vasos, plantas e artigos de qualidade para a fertilização do seu bem-estar e da sua família.
Instagram: www.instagram.com/musgo___/


Sobre Denis Bessa
Criado na Mooca, bairro tradicional de São Paulo, Denis Bessa cresceu em meio ao legado familiar de cuidado com jardins. Após atuar em negócios e marketing e estudar paisagismo em Barcelona, fundou o Estúdio MUSGO, unindo técnica, sensibilidade e propósito.
Instagram: https://www.instagram.com/deenisbessa/

Coberturas
Mais recentes
Destinos
Entrevistas