Entrevista com Renato Antunes, fundador e CEO da BraéHairCare

Detalhista, o empresário conta a história da marca, opina sobre marketing de influência e avalia a importância da saúde mental e do autocuidado para o equilíbrio da vida pessoal e profissional

Brazilian Experience

“Eu morava em Miami, nos Estados Unidos, trabalhava como gerente de exportação de um grupo internacional do segmento de beleza, e sempre via e escutava as americanas enaltecendo os cabelos da mulher brasileira. É um cabelo-desejo, sabe? Inspirado nisso, em 2015, fundei a Braé, cujo nome significaBrazilian Experience”. Lancei a marca com Bond Angel, um produto de uso profissional que protege o fio durante o processo de descoloração. Em 2016 vim com a marca para o Brasil, entramos nos principais salões de beleza do país e por dois anos trabalhamos massivamente esse produto. Foi um sucesso! 

Em 2018 começamos a ampliar o portfólio, em 2019 expandimos para o home care e a partir de 2020 nosso crescimento foi estrondoso. Hoje estamos nos quatro cantos do Brasil e temos um portfólio com mais de 100 produtos para atender todas as necessidades e tipos de cabelo. Com BraéProfessional, estamos com os cabeleireiros nos salões; com Braé Hair Care, além do salão, também estamos on-line e presente nas grandes perfumarias; e, agora, com Braé Stages, uma sub-marca de Braé, o grande lançamento de 2024, entramos nas farmácias, nos supermercados premiuns e nas grandes magazines, como Renner, C&A e Riachuelo. Então, onde você estiver terá Braé para você e perto de você.”

O que define Renato Antunes?

“Profissionalmente, o que me define é ‘obsessão por detalhes’. Digo abertamente isso, eles fazem a verdadeira diferença e se hoje estou onde estou é por dar muita atenção a eles. Isso, na verdade, eu transformo em cuidado. Cuido da escolha da embalagem, na escolha do profissional que trabalha na empresa, na definição da celebridade que vai integrar o squadda marca, na aprovação dos posts. Essa característica vem comigo desde a minha infância e fez eu me transformar no empresário que eu sou.” 

Marketing de influência

“Eu associo o papel das influencers à credibilidade. Quando os seguidores de uma celebridade, de uma cantora ou de uma influenciadora, seja macro ou micro, entendem que ela é uma pessoa ética, respeitosa e de confiança, eles também passam a ter a mesma opinião sobre a marca que ela representa e passam a ver que aquela empresa tem também os mesmos padrões. Esse mercado tem mudado, tá? Mas ter bons costumes, conteúdos autênticos e realmente usar, acreditar e confiar naquilo que está indicando para seus seguidores, é único e é o que faz a diferença.”

Saúde mental & autocuidado

“Eu sou Top Voice no LinkedIn e escrevo muito sobre saúde mental. Você pode ter o melhor cargo, a melhor empresa, a melhor família, se você não tiver saúde mental, nada vai para frente e, ultimamente, o grande desafio das pessoas é conciliar vida pessoal, profissional, ter sucesso e saúde mental. Por tudo na mesma caixinha e administrar. Não é fácil, mas é preciso!Se ame e se aceite, em primeiro lugar. A partir do momento que você se ama, independentemente do seu peso, da sua altura, da cor do seu cabelo, você se sente bem consigo e com os outros! E quando você aprende a se amar, ter esse autoconhecimento, tudo passa a evoluir, a se encaixar, as coisas fluem e chegam.”

Palavra-chave: expansão

“Estamos em constante crescimento. Apostamos em várias frentes e sempre priorizando o cliente e a experiência dele com a marca. Seguimos ampliando nossa presença física com os quiosques nos principais shoppings do Brasil – temos 12 no Rio de Janeiro e em São Paulo e, o nosso plano, é abrir pelo menos dois por capital. O mercado internacional também é nosso foco. Já atuamos em 12 países e, agora, iniciamosoperações na África e da Ásia. Lançamento de produtos é constante, mas em breve iremos embarcar em novos segmentos, ou seja, muitas novidades vindo para solidificar ainda mais a Braé no mercado de beleza feminino”.

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