Grupo Alfaparf Milano capacita jovens com deficiência intelectual para atuar em salões de beleza
No dia 21 de março comemora-se o Dia Internacional da Síndrome de Down, que conscientiza a sociedade sobre a necessidade de direitos igualitários, inclusão e bem-estar dos indivíduos com Sindrome de Down em todas as esferas sociais. No que se diz respeito à inclusão profissional, há ainda muitas empresas que se limitam a Lei de Cotas, por outro lado, há instituições que vão além e desenvolvem projetos autorais que visam acolher e preparar pessoas com deficiência intelectual para trilhar sua jornada no mercado de trabalho. É o caso do Grupo Alfaparf Milano, que anuncia uma nova etapa do projeto “Beleza em Todas as Suas Formas”, que tem como objetivo educar, profissionalizar, capacitar e treinar jovens com deficiência intelectual, a partir de 18 anos, para serem inseridos no mercado de trabalho. Em funcionamento desde 2013, o projeto – em parceria com o MetaSocial – abre uma turma nova anualmente em São Paulo, o que resulta em aproximadamente quarenta alunos inseridos no mercado de trabalho ao ano. (aspas de um dos organizadores do projeto)
“Beleza em Todas as Suas Formas” também oferece qualificação para os salões de beleza que tenham interesse em recebê-los como profissionais.
Nesta etapa, o projeto capacita todos os funcionários, treina o chefe imediato e auxilia na organização de atividades cotidianas dos ex-alunos. Fica ainda responsável pela remuneração de todos os jovens formados e contratados através do projeto e pela criação de parcerias com salões de beleza para a sua empregabilidade.