Por mais duas décadas, a empresária antecipa tendências, conecta líderes e fomenta o conhecimento estratégico no setor de moda com o Fashion Meeting – iniciativa que alia branding, negócios e impacto social em um dos mercados mais dinâmicos da economia criativa brasileira
Ao unir visão estratégica, olhar de mercado e paixão por inovação, Daniela Dornellas se tornou uma das vozes mais relevantes do empreendedorismo na moda no Brasil. Fundadora e curadora do Fashion Meeting, ela criou uma plataforma pioneira, que revolucionou a forma como se faz networking, branding e educação de negócios no setor. Sua trajetória começou cedo, aos 15 anos, quando ingressou no mercado corporativo como menor aprendiz na multinacional Xerox do Brasil, onde teve o primeiro contato com processos de gestão e cultura organizacional. Após uma breve passagem pelo universo da produção audiovisual, Daniela empreendeu pela primeira vez, aos 21 anos, lançando uma revista gratuita voltada para os bairros estratégicos de São Paulo. O projeto evoluiu e se transformou em uma agência de comunicação 360°, a qual passou a atuar com campanhas, eventos e estratégias de marca.


Com a ascensão do digital, Dornellas percebeu a necessidade de criar uma experiência mais imersiva entre marcas e consumidores. Assim nasceu o Fashion Meeting, plataforma que hoje conecta profissionais, empreendedores, investidores e marcas por meio de eventos, mentorias e experiências de troca direta com grandes líderes do mercado. “Fomos pioneiros na educação de mercado dentro da moda, em um momento o qual o setor ainda era marcado por um certo elitismo e pouca abertura para o debate sobre gestão e negócios. Nossa proposta sempre foi ampliar o acesso, abrir espaço para o conhecimento estratégico e construir pontes entre criatividade e resultado”, afirma Daniela.


O Fashion Meeting ganhou relevância nacional por fomentar o ecossistema de moda, de forma inclusiva e estratégica. De um lado, leva conhecimento de alto nível para novos empreendedores, de outro, oferece às grandes marcas uma nova perspectiva sobre branding, posicionamento e valor de marca. “Antes, dificilmente um CEO do setor de moda compartilhava um case real de construção de marca – e nós quebramos essa barreira. Nosso diferencial é transformar conteúdo em estratégia aplicada, conectando o topo da pirâmide aos novos entrantes do mercado”, explica. A curadoria das parcerias é feita com base em sinergia de propósito e potencial de geração de valor mútuo. Para Daniela, parceria estratégica não é sobre visibilidade, mas sobre construção real de impacto.


Com olhar atento às transformações do mercado, a empresária acredita que o futuro da moda está diretamente ligado à economia circular e ao uso de tecnologias. Como pesquisadora do varejo, há mais de uma década acompanha o crescimento exponencial do mercado global de second hand, que teve um salto de 210% nos últimos anos. “A economia circular é, hoje, a forma mais acessível e eficaz de tornar a moda inclusiva. Além de reduzir drasticamente o impacto ambiental, ela amplia o acesso e estimula novos modelos de negócio. Já a inteligência artificial está transformando desde o design de produto até a jornada de consumo. As marcas que não incorporarem esses recursos à gestão podem perder vantagem competitiva”, avalia.

Os próximos passos do Festival Fashion Meeting, que tem sua próxima edição marcada para os dias 29 e 30 de outubro , no shopping JK Iguatemi, em São Paulo (SP), com experiências imersivas, talks , desfiles e ativações. Com agenda voltada para inovação, networking e educação para criativos e gestores, a plataforma se prepara para ocupar um novo espaço no setor. “Estamos vivendo um momento onde conhecimento é ativo estratégico. O Fashion Meeting não é sobre assistir uma palestra, é sobre viver uma experiência de troca que transforma negócios e carreiras,” finaliza Daniela, que, com olhar afiado e uma trajetória construída com consistência, segue provando que moda também é sobre gestão, propósito e futuro, o qual o Fashion Meeting é a materialização dessa visão.
Sobre Daniela Dornellas
Daniela Dornellas é a idealizadora e curadora do Fashion Meeting, plataforma que reflete sua jornada empreendedora de mais de duas décadas. Daniela tem uma trajetória sólida, com mais de 100 projetos realizados no Brasil e no exterior. Reconhecida por ser referência no mercado, atua com a consultoria em projetos especiais de grandes marcas como Gloria Coelho, Amir Slama, Martha Medeiros, Patricia Bonaldi, Ellus e com a co-criação de programas de mentoria de inúmeras novas marcas de moda no Brasil. Sua experiência internacional, com atuações em cidades como Milão, Nova York, Paris, Marrocos e Tóquio, fortalece sua abordagem inovadora e sua visão de conectar empreendedores e marcas ao panorama do mercado global.
Sobre o Fashion Meeting
O Fashion Meeting é uma plataforma pioneira no Brasil, dedicada a promover eventos focados no empreendedorismo no mercado da moda e mentoria estratégica de marcas. Desde a sua criação, a empresa tem se destacado pela realização de eventos que proporcionam experiências enriquecedoras, networking de alto nível e conhecimento prático para empreendedores e comunicadores da área. Com uma proposta inovadora, o Fashion Meeting conecta marcas e participantes à realidade do mercado, oferecendo insights estratégicos para o crescimento dos negócios no setor.