A busca pelo novo refletiu-se também nos termos que foram encontrados para esta forma de expressão. Arte nova, contemporânea, moderna se deixaram inspirar por suas formas.
As inovadoras linhas curvas, livres e fluidas; a natureza orgânica e a assimetria trouxeram inspiração para a coleção Nouveau.
O movimento artístico da art nouveau impulsionada pelos artistas Gustav Klimt e Antoni Gaudí serviu como fonte inspiração para o desenvolvimento de todo o processo criativo da coleção.
O estilo extravagante e carregado de simbolismo, o emprego ousado e inovador e as assimetrias da composição caracterizam a obra de Gustav Klimt, Os trabalhos mais famosos de Gustav Klimt pertencem a “fase dourada”, em que utiliza folhas de ouro e retrata principalmente mulheres adornadas por pequenos objetos e formas geométricas como no “Retrato de Adele Bloch-Bauer I” (1907).
Antoni Gaudí desenvolveu seu próprio estilo arquitetônico utilizando uma abordagem baseada em formas orgânicas, curvas e espirais. o abandono aos ditames da arquitetura clássica foi substituído por uma filosofia de base livre e experimental. As estruturas irregulares, multicoloridas e multidimensionais fazem referência direta à beleza e caos do mundo natural. Seu estilo arquitetônico é marcado pela exploração de elementos da natureza como a forma das ondas, o movimento das águas e do vento.
O seu principal objetivo estilístico era destruir fronteiras, despertar a imaginação e representar de maneira fiel à fluidez natural na essência de suas obras.
A união dos elementos artísticos, suas formas e características desses dois grandes artistas impulsionou de forma significativa para a coleção Nouveau.