O couro é o ponto de encontro entre Carol Rossato e Roberta Palhares — empresárias que compartilham não só uma admiração pela matéria-prima, mas também uma visão de estilo prático, sofisticado e atemporal. Da união dessas afinidades, nasceu uma coleção em colaboração pensada para mulheres que enxergam o leatherwear de forma versátil e contemporânea.

Roberta Palhares é co-fundadora da marca de acessórios em couro ID Bags e traz sua paixão pelo material como um dos elos centrais da parceria. Combinada à experiência e ao olhar de moda de Carol, que há quase trinta anos trabalha com o couro em suas criações, a collab surge como uma síntese do que é essencial: qualidade, elegância e funcionalidade. Em meio ao ritmo acelerado da rotina, dividido entre múltiplas funções, ambas acreditam que o prazer de se arrumar permanece — mas com um ponto de partida claro: a praticidade é indispensável.
A coleção foi concebida com peças-chave e básicos diferenciados em couro, com shapes clássicos e atemporais, criados para valorizar a matéria-prima em sua forma mais pura. A proposta é vestir mulheres de todos os estilos e idades de forma plural, elegante e descomplicada. “Para mim couro é como uma pedra preciosa: natural, muda a cada estilo de acabamento (como uma lapidação) e o resultado – se feito de forma primorosa – é de uma aquisição de moda tipo joia – eterna. O couro é minha matéria-prima favorita”, reflete Roberta. Carol também compartilha uma conexão afetiva com o material: “Há quase trinta anos minha relação com o couro começou. Foi quando minha mãe tinha uma fábrica de bolsas de couro e sugeriu que eu começasse a criar roupas com a mesma matéria-prima, pois percebia como eu amava criar. De lá pra cá, tenho um fascínio pelo couro!”
Com modelagem intencionalmente mais contida, a dupla optou por não competir com o protagonismo do couro, permitindo que sua textura, caimento e acabamento brilhem. A ideia é uma coleção “fácil de usar”, porque é assim que Carol e Roberta entendem uma boa compra: aquela que se adapta a diferentes ocasiões e acompanha o ritmo real da vida. Versatilidade é a palavra de ordem — uma mesma peça, editada de formas distintas, pode ganhar novas narrativas no guarda-roupa da mulher contemporânea.

As cores transitam entre o caramelo e o preto — clássicos essenciais do leatherwear — com um ponto de luz em verde, que adiciona ousadia e modernidade à paleta. Entre as criações, estão uma calça de couro com modelagem de alfaiataria, confortável e chique, que transita entre estações e pode ser usada com ou sem faixa na cintura, permitindo propostas do estilo clochard ao despojado. Duas camisetas de couro funcionam como peças versáteis de styling fácil e sofisticado. Um vestido salopete curto adiciona frescor à coleção, com espaço para sobreposições com t-shirt, camisa fluida ou tricô leve. A saia lápis, com fenda e cintura levemente solta, é uma peça curinga que vai do ambiente formal ao festivo. A mini saia traz um toque de juventude e leveza, enquanto o colete perfecto, com zíperes e bolsos inspirados no clássico modelo, é a terceira peça ideal para sobreposições com jeans, alfaiataria ou vestidos de algodão — um ícone que dialoga com todas as coleções CR.
Assim como em todas as criações de Carol Rossato, a sensação de empoderamento acompanha essa collab, marcada também pelo conforto e pela durabilidade inquestionável do couro. Para Roberta, a coleção tem espírito eterno: “Uma peça que entrou pra sempre no meu guarda-roupa e que vai me acompanhar em momentos cheios de memórias, como viagens com a família e amigos.”