A saúde mental é uma das grandes pautas da atualidade, mas ainda é motivo de muito desentendimento, principalmente quando está relacionada à vivência dos adolescentes. É nesse cenário que a educadora, psicanalista e colunista Carolina Delboni constrói seu novo livro, As Dores da Adolescência – Como entender, acolher e cuidar (Summus Editorial, 176 p., R$ 72,60). A obra será lançada no dia 20 de março, na Livraria da Vila, em Pinheiros, São Paulo, e é uma continuação do sucesso Desafios da adolescência na contemporaneidade – Uma conversa com pais e educadores, também publicado pela Summus.

Resultado de uma compilação de textos inéditos e artigos publicados no jornal O Estado de S. Paulo, onde a autora escreve semanalmente desde 2015, o livro traz análise atualizada sobre os dilemas que cercam os jovens de hoje. Temas como bullying, autoestima, assédio nas redes sociais, solidão, suicídio, autolesões e a busca incessante por validação são abordados de forma sensível, sempre com foco em orientar pais, educadores e profissionais da saúde.
O livro é dividido em cinco partes, que exploram diferentes aspectos da saúde mental na adolescência:
- I – A saúde mental dos adolescentes
- II – As relações entre pais e filhos e a saúde dos adolescentes
- III – A escola e a saúde mental dos adolescentes
- IV – O perigo das telas e das redes sociais
- V – Solidão, comportamentos destrutivos e autoestima na adolescência
Pelos textos, com linguagem acessível e direta, Carolina Delboni enfatiza a importância da escuta ativa e da valorização dos sentimentos dos jovens. “Um adolescente triste está dando sinais. Precisamos entender o que está por trás desse comportamento, acolher e, se necessário, buscar ajuda especializada”, afirma a autora.
Serviço
“As Dores da Adolescência”
Autora: Carolina Delboni
Editora: Summus Editorial
Preço: R72,60(e−bookR72,60(e−bookR 43,60)
Páginas: 176 páginas – 14 x 21 cm
ISBN: 978-65-5549-151-7
Atendimento ao consumidor: (11) 3865-9890
Site: www.gruposummus.com.br
Sobre Carolina Delboni
Educadora e escritora, Carolina Delboni é pesquisadora especialista no comportamento adolescente. Atua na interface entre adolescência e educação em escolas e instituições com consultorias e palestras. Formada em Psicanálise do adolescente pelo Instituto Sedes Sapiente, com especialização em transtornos psicoemocionais pelo Hospital Israelita Albert Einstein, a educadora já deu aula em escolas e acredita que é possível construir uma relação mais gentil e afetuosa com os adolescentes quando se tem conhecimento. “A informação é um instrumento de formação”, costuma dizer.
Seu primeiro livro, Desafios da adolescência na contemporaneidade – Uma conversa com pais e educadores, lançado em 2023, foi amplamente elogiado por sua abordagem prática e empática. Em 2024, Carolina publicou Eudice, uma obra infantojuvenil que também dialoga com os dilemas emocionais da juventude.