Croquis inéditos da primeira coleção do criador, desfilada na Casa Rodhia, são revelados no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
A apresentação que consagra o primeiro projeto cultural de moda da marca CAROL BASSI batizado “Carol Bassi Visita Conrado Segreto” tem como proposta elevar a história da moda brasileira a um patrimônio artístico e vivo. O anúncio oficial acontece hoje, 29.04, no Centro Universitário Bela Artes de São Paulo – Campus Cidade Jardim e conta com a participação de Anna Carolina Bassi, fundadora e diretora criativa da CAROL BASSI; Caio Campos, co-fundador da marca; Rita Segreto, irmã do estilista e guardiã do espólio artístico de Conrado Segreto; Julia Segreto, sobrinha do criador e gerente de pesquisa e desenvolvimento CAROL BASSI; e Patricia Cardim, diretora-geral do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.





A ocasião é marcada pela exibição de uma série inédita composta por 15 desenhos do estilista, dentre eles, os croquis da primeira coleção de Conrado Segreto apresentada no memorável desfile da Casa Rodhia, realizado em maio de 1989, com enorme repercussão à época.
Ilustrador exímio, Conrado elevou a arte dos traços de moda a um novo patamar manifestando uma produção prolífica e valiosa de sketches, além de contribuições para revistas como a Vogue Brasil, onde chegou a ter uma página mensal. “Seus desenhos são obras de arte que ajudam a ilustrar o percurso da criatividade na moda nacional”, afirma Valeska Nakad, coordenadora do Curso de Design de Moda do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.






O projeto “Carol Bassi Visita Conrado Segreto” pretende criar novas dinâmicas de interação com o legado do estilista, para que ele se mantenha vivo. No ambiente digital, com a finalidade de disseminar a obra de Conrado Segreto, o perfil do Instagram @conradosegreto conta com o apoio da equipe CAROL BASSI para recuperar e compartilhar conteúdos sobre o estilista.
“É a cultura que costura cada um dos pontos que permeiam a história deste projeto, que vai ser desdobrada em diferentes capítulos e que se oficializa hoje e conta com a participação de muitas mentes criativas”, afirma Anna Carolina Bassi, fundadora e diretora criativa Carol Bassi.
PRELÚDIO






Anna Carolina Bassi foi apresentada para a moda de Conrado Segreto em 2022. Foi amor à primeira vista. A partir deste encontro marcante, ao lado de Caio Campos, co-fundador da marca Carol Bassi, as ideias começaram a borbulhar. Se aproximaram de Rita Segreto, irmã e guardiã do espólio do estilista, com uma primeira ideia de fazer uma coleção inspirada na obra de Conrado. Tudo começou a se encaixar ainda mais quando Rita apresentou para a marca sua filha Julia, estilista e sobrinha de Conrado.
“CAROL BASSI seria um veículo, um instrumento que colocaria a sua infraestrutura à disposição de Julia para reinterpretar os códigos de moda de Conrado e, por fim, criar uma coleção”, ressalta Caio. Mas logo o projeto ganhou novos contornos.
TRIBUTO À MODA BRASILEIRA










Dois fatores imbuídos de grande emoção foram decisivos para fazer valer que uma coleção não seria suficiente – a frase tocante dita a Caio por Rita: “vivemos no tempo da sustentabilidade, uma palavra incontornável no nosso vocabulário hoje, mas ninguém fala sobre a sustentabilidade da memória cultural de um artista como o Conrado”, somada ao fato de Anna Carolina ter sido impactada pela falta de conhecimento sobre a obra de Conrado, “entre 10 pessoas com as quais conversei, 8 não conheciam sua trajetória”, aponta a fundadora. Esses elementos trouxeram uma nova perspectiva para o projeto. “CAROL BASSI deveria ser um meio, e não o destino final”, avalia Caio.
Com o intuito de colocar o nome de Conrado e sua obra como serviço cultural para uma nova geração interessada em moda, a marca se conectou com a diretora-geral do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, Patricia Cardim, com a ideia de apresentar com mais profundidade a obra de Conrado aos estudantes de moda e incluir seu trabalho mais amplamente na base curricular dos alunos nos cursos de Design de Moda, Mídias Sociais Digitais e Fotografia, que agora passarão a conhecer mais sobre o estilista.
“Abordar este projeto aliado a uma marca significativa como CAROL BASSI, além de realçar a importância do estudo acadêmico, evidencia como o legado de Conrado pode ser traduzido e aplicado no ambiente contemporâneo de moda, reforçando o valor prático e cultural do estudo e conectando os futuros designers com o mercado real”, ressalta a diretora-geral da instituição acadêmica.
UMA VISITA ESPECIAL









Em agosto, a narrativa do projeto atinge seu desfecho com dois capítulos finais marcantes. A marca inaugura uma exposição especial dedicada à obra de Conrado Segreto no atrium do Shopping Cidade Jardim, com produções também exibidas na loja CAROL BASSI e na Faculdade Belas Artes. A mostra terá a participação dos alunos do 4º.
Módulo do Curso de Design de Moda da Belas Artes que irão apresentar um diálogo criativo com a obra do estilista exibindo peças inspiradas no trabalho do criador. Os estudantes também participarão do manuseio e acompanhamento de todo processo de preparação da exposição que ficará em exibição durante todo o mês agosto.
Na segunda quinzena, CAROL BASSI irá celebrar com um desfile o lançamento da coleção exclusiva “Carol Bassi Visita Conrado Segreto”, criada sob a liderança de Julia Segreto. O evento acontecerá dentro do complexo Cidade Jardim – o local ainda é secreto, a ser revelado em breve. Para desenvolver as peças da coleção, a marca mergulhou na produção de Conrado para reinterpretá-la. “Focamos em elementos recorrentes em seu trabalho, como laços, nós, o cor de rosa, os volumes, as parkas, a combinação de preto e branco e a padronagem Pied de Poule”, explica Julia.
Na definição do dicionário, “visita” é o ato de ir a um lugar para estar com alguém ou então o ato de ir a um lugar apreciar algo. E é exatamente isso o que CAROL BASSI busca fazer com o legado do criador Conrado Segreto, que está sendo celebrado neste, que é o primeiro grande projeto cultural de moda da marca.
Sobre Conrado Segreto
“Pulsão de vida” é um dos termos que melhor traduz o percurso de Conrado Segreto na moda brasileira. Embora tenha sido breve – foram apenas oito anos de atividade –, sua contribuição como estilista permanece imensa; grande o suficiente para posicioná-lo como um dos nomes incontornáveis na história da moda nacional.
Conrado estabeleceu sua assinatura a partir de um olhar independente, que rompia com os códigos pré-existentes na virada dos anos 1980 para os anos 1990. Como bom canceriano – nasceu em 22 de junho de 1960 – era amoroso, passional, dedicado. Parece que não foi à toa que, para deixar sua marca nas roupas, ele escolheu a figura de um coração. Conrado faleceu em dezembro de 1992, deixando um legado inestimável, que ganha a partir de agora uma merecida homenagem através da marca CAROL BASSI.
Sobre a Carol Bassi
Fundada em 2014 por Anna Carolina Bassi e Caio Campos, a marca Carol Bassi é referência no cenário da moda nacional por unir sofisticação, design atemporal e qualidade premium. Com um olhar apurado e perfeccionista, Carol Bassi imprime em suas criações a influência de suas experiências com arte, cultura e viagens, resultando em peças exclusivas que equilibram o clássico e o contemporâneo. Suas coleções seguem o conceito de closet cápsula, com roupas que conversam entre si e permitem combinações versáteis, destacando alfaiataria cool, jeans moderno, tricot de excelência e couro como item essencial.
Hoje, a marca conta com seis unidades: uma flagship no Shopping Cidade Jardim (SP); lojas no Shopping Village Mall e no Shopping Leblon (RJ); Pátio Batel (Curitiba); Flamboyant Shopping (Goiânia); e no bairro de Belvedere (Belo Horizonte) — além de estar presente em multimarcas por todo o Brasil e no e-commerce oficial: www.carolbassi.com.br.
Sobre o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
Fundada em 1925, no contexto da Semana de Arte de 1922, a Belas Artes é uma instituição preocupada em valorizar a diversidade de ideias e em pontuar a importância da arte e da criatividade para seus alunos, colaboradores e comunidade. Tem a missão de criar, produzir e difundir conhecimento através da arte, cultura, ciências humanas e sociais. Pioneira nas áreas de Economia Criativa, a Belas Artes oferece cursos de graduação, pós-graduação e cursos livres.
Nestes 94 anos de existência, a instituição continua a estimular a criatividade, prezar pela liberdade de expressão e busca proporcionar o conhecimento com aplicação prática. Esse ambiente criativo e estimulante é proporcionado pelo caráter interdisciplinar dos cursos, pela qualificação dos professores e pela infraestrutura completa oferecida.
Saiba mais: http://www.belasartes.br
Sobre o Curso de Design de Moda
O curso de Design de Moda (VM) foi autorizado pela Portaria nº 2.500 de 21/11/2001 e o início de funcionamento do curso ocorreu em 07/12/2001. Coordenado pela professora Valeska Nakad, é nota máxima no MEC – nota 5 e no Guia do Estudante. Única escola de Moda a ser ranqueada no BOF – Business of Fashion.
O curso traz uma formação integrada e baseada em um olhar criativo a partir de um grande repertório de arte, cultura e tecnologias. O aluno de DM da Belas Artes tem um perfil criativo e empreendedor, e é preparado para atuar nas melhores empresas de moda, e das áreas criativas.
O curso tem como pilares, a Direção Criativa, O mercado de Moda, e Inovações e Tecnologias. O estudante do curso cria e desenvolve coleções para o mercado da moda, desenvolve projetos de design estratégico. Os corpo docente é composto por mestre e doutores altamente qualificados, que são pesquisadores acadêmicos, e atuam no mercado, o que confere uma visão mais ampla e real para os estudantes. Disciplinas como fotografia, mídias diversas, styling, visual merchandising, estratégias de marketing, moda circular, figurino, e estudos de ferramentas de inteligência artificial e de alta tecnologia para criação, fazem parte do currículo do curso. O estudante é capacitado para o entendimento do mercado de moda e domínio do ciclo produtivo e logístico do segmento têxtil, bem como processos criativos e projetos que desafiam e os preparam para atuar no campo da Economia Criativa.
Saiba mais: https://www.belasartes.br/graduacao/matriz-cursos-de-graduacao/design-de-moda/