A decoradora das festas mais sofisticadas do Rio lança documentário para celebrar seus 10 anos de carreira

Avant-première será precedida por evento exclusivo co-hosted pela Tiffany & Co.

Há 10 anos, a advogada Renata Paraiso viralizou com as decorações que criava no jardim de sua casa no Itanhangá, usando elementos da natureza de forma criativa e original. Os convites para trabalhar como designer de eventos começaram a surgir e hoje, após 500 eventos entregues e com uma carteira de clientes que reúne grande parte do PIB brasleiro, Renata se prepara para apresentar um curta-metragem sobre sua trajetória com direção de Henrique Daniel. “Devo muito às mídias sociais e quis retribuir à minha audiência, que com frequência pede que eu conte a minha história”, conta Renata. “Percebo que há uma grande curiosidade em saber como cheguei até aqui, e espero que o curta traga uma mensagem inspiradora e motivadora.”

Henrique Daniel, autor do documentário biográfico do surfista Gabriel Medina – filme mais visto do Globoplay nos seus primeiros três meses de lançamento -, buscou contar de forma leve a história fora do comum da jovem que trocou a segurança do Direito pelas oscilações do mercado de eventos, inovando e criando uma linguagem própria. “Acredito que bastante gente vai se conectar com a história da Renata, que traz muito sentimento e verdade”, diz o diretor.

A avant-première durante foi realizado um evento para convidados no dia 16 de outubro, no VillageMall, e foi precedido de um encontro exclusivo na loja Tiffany & Co. para alguns dos muitos casais que se casaram em cerimônias decoradas por Renata. “Fiquei muito honrada pelo convite da Tiffany, uma marca icônica que admiro muito, e ser reconhecida por essa grife tão importante no mundo do luxo é algo que me dá muito orgulho e alegria”, diz Renata.

Em seus 10 anos de carreira, a decoradora aprendeu a lidar com todo tipo de noiva. “Sou apaixonada por elas! É importante ter empatia porque as noivas são muito diferentes entre si. Tem as seguras, as mais indecisas, as que precisam estar mais tempo em contato, e tem também aquelas que eu preciso ficar no pé para conseguir respostas, pois confiam completamente e desaparecem, quase querendo chegar como convidadas no dia do próprio casamento”, diverte-se.

O bom trabalho costuma ser recompensado com mais pedidos de eventos, e nos 10 anos de trabalho Renata começou a fazer festas para toda a família. “Do casamento passo a fazer a renovação de votos, o aniversário de 1 aninho do bebê, os 15 anos da prima e por aí vai. Isto é muito gratificante e mostra a confiança no que eu e minha equipe fazemos”, diz.

Delicadeza e sofisticação com muita inovação

Os dois pilares do trabalho de Renata são delicadeza e sofisticação. Seus projetos conjugam leveza, elegância e inovação, sempre trazendo propostas diferentes do lugar-comum. Além da imensa dedicação ao trabalho, Renata atribui à ousadia grande parte de seu sucesso. “Eu me empenho ao máximo e tenho muito amor pelo que faço, e acho que foi graças a tudo o que ousei nestes meus 10 anos que consegui o posicionamento em que me encontro hoje”, analisa.

Sua linguagem estética inclui estruturas cenográficas com materiais espelhados, elementos românticos e leves que tragam transparência e uma compreensão profunda do gosto do cliente, permitindo explorar a personalidade de cada um para garantir que os eventos sejam sempre únicos.

A natureza continua sendo uma fonte de conexão e inspiração, mas há muito tempo deixou de ser a marca do trabalho de Renata. Se, no início, eram os projetos ‘outdoors’ que alcançavam grande repercussão, hoje são os eventos sofisticados em lugares como o Hotel Copacabana Palace e o Palácio Tangará, em São Paulo, que fazem de Renata Paraiso uma verdadeira grife de luxo em decoração de eventos.

Um dos materiais mais explorados nos projetos da decoradora é o vidro, responsável por conferir leveza, aparecendo bastante em cilindros com água e velas flutuantes; enquanto o plástico é o material menos utilizado em suas criações, revelando seu respeito ao meio-ambiente.

Desde o início, Renata viu seus projetos serem copiados no mercado, e o que era motivo de ofensa virou um elogio. “No início eu ficava muito chateada mas depois entendi que, se estava sendo copiada, era por estar fazendo um bom trabalho. Hoje, quando vejo que o mercado incorporou algo que introduzi, isso me impulsiona a criar algo diferente. Enxergo o plágio como um incentivo para que eu me desenvolva e evolua ainda mais”, reflete. Um dos elementos mais copiados, a árvore de bougainville, em 2024 deixou de fazer parte de seus projetos para garantir seu diferencial.

Renata é apaixonada por todas as fases da decoração de um evento, mas uma é particularmente especial: é na hora da montagem, quando o desenho ganha vida, que essa ex-advogada sente o mesmo prazer de quando começou, 10 anos atrás. “É mágico ver o que idealizei saindo do papel e tomando forma. Em cada evento, eu me emociono como se fosse o primeiro”, resume.

Coberturas
Mais recentes
Destinos
Entrevistas