Natal da Mineiridade 2025 traz tecnologia inédita e transforma Praça da Liberdade em palco de mapping, drones e 2 milhões de leds

O Natal da Mineiridade 2025 foi lançado, em 17 de novembro, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, com um espetáculo que eleva a decoração festiva a um novo patamar de inovação e imersão tecnológica. Sob o tema “A Liberdade e as Artes”, o evento deste ano não apenas celebra as tradições mineiras, mas as amplifica com um arsenal de recursos digitais de ponta, tornando a Praça um circuito de luz e precisão até 6 de janeiro de 2026, Dia de Reis.

A noite de abertura, marcada pela presença da aclamada Vesperata de Diamantina, teve seu ápice tecnológico com a aparição do Papai Noel. A chegada do Bom Velhinho foi encenada de forma metafórica por uma animação de Projeção Mapeada (vídeo-mapping) de alta definição, que fez seu trenó “sobrevoar” a Praça da Liberdade, transformando a fachada histórica do Palácio da Liberdade em uma tela viva.

O eixo central da cenografia está na escala e na tecnologia de sua iluminação e cenografia. A instalação conta com aproximadamente 2 milhões de pontos de LED, formando uma vasta tapeçaria luminosa que cobre o ponto mais tradicional da capital.
Além do mapping, o evento integra tecnologias visuais de alto impacto com lasers especiais de longo alcance foram instalados com alcance de até 3km, expandindo o brilho do Natal da Mineiridade para além dos limites da praça e marcando a cidade. Drones de alta tecnologia garantiram um show aéreo coreografado, oferecendo um espetáculo de luz inédito no céu da capital mineira.

Arte manual e robótica

Um dos conceitos mais marcantes da cenografia é a sinergia entre o artesanal e a precisão robótica. Enquanto a tradição é honrada por 175 esculturas em arame produzidas pelo renomado artesão ouro-pretano Zé do Arame, a infraestrutura visual do evento se apoia na fabricação digital: 11 portais e 30 peças em recorte (pássaros regionais) foram produzidos por maquinários robóticos, garantindo uma precisão geométrica impecável e harmonizando o manual com o tecnológico no percurso que guia o visitante até a Casa do Papai Noel no Palácio da Liberdade.

A tecnologia também é utilizada para criar uma experiência cultural imersiva. A área verde da praça recebeu seis cenários temáticos que celebram as regiões de Minas Gerais. Estes espaços utilizam projeções mapeadas, esculturas luminosas, lasers e drones para criar uma jornada visual com temáticas como Fé e Tradição, Luz e Esperança, e Artes.

A “Revoada de Pássaros”, uma instalação luminosa que simboliza o voo da liberdade, e o presépio iluminado sobre o espelho d’água são destaques da cenografia que exalta a cultura e a ascensão espiritual.

A programação do Natal da Mineiridade 2025, que leva a decoração festiva e atrações gratuitas a dezenas de cidades mineiras, só na Praça da Liberdade se estende até o Dia de Reis, contando com a Vila Mineiridade no entorno, que reunirá gastronomia e artesanato.

O Natal da Mineiridade 2025 é apresentado pelo Ministério da Cultura e Vale, além do patrocínio de Itaú, O Boticário e Itambé. A realização é da Pomar Cultural e Pulsar Brasil, com produção da NaSala e Instituto Movare.

Coberturas
Mais recentes
Destinos
Entrevistas