Celebrado em 19 de novembro, o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino visa reconhecer o papel das mulheres no mundo dos negócios, promover a igualdade de oportunidades, celebrar suas conquistas e conscientizar sobre os desafios que enfrentam, como o acesso a financiamento e o preconceito de gênero, em um mercado que muitas vezes não abre espaço para elas. Em maio de 2025, as mulheres representavam 39,2% dos cargos gerenciais no Brasil, mas esse percentual cai nos níveis mais altos de liderança, chegando a apenas 35% em posições de diretoria e presidência, segundo o estudo Women in Business. O cenário reforça a necessidade de continuar incentivando e apoiando aquelas que constroem suas próprias jornadas empreendedoras.
Com a ascensão da digitalização e o crescimento de setores como tecnologia, beleza e marketing de influência, o número de mulheres empreendedoras vem aumentando em todo o país. De acordo com dados do Sebrae, mais de 10 milhões de negócios no Brasil já são liderados por mulheres e a tendência é de crescimento. Mas, apesar dos avanços, os desafios ainda são muitos: desigualdade de oportunidades, falta de acesso a crédito e o equilíbrio entre carreira e vida pessoal seguem como barreiras no caminho de quem deseja empreender.
Para inspirar outras mulheres e celebrar a data, lideranças femininas de diferentes segmentos como moda, varejo, beleza, marketing compartilham aprendizados e conselhos práticos sobre como construir negócios sólidos e alinhados a propósito.
Tenha coragem e principalmente rede de apoio Ana Carolina Cruz, Head de Produtos da Quero Passagem.
“Empreender, seja liderando um negócio ou um projeto dentro de uma empresa, exige coragem e propósito. No início da minha trajetória, fui a única mulher entre doze diretores (uma experiência que me ensinou a importância de acreditar no próprio potencial, mesmo quando o cenário não é favorável). No Dia do Empreendedorismo Feminino, minha dica é: construa sua rede de apoio, compartilhe conhecimento e não tenha medo de ocupar espaços. Cada passo que damos abre caminho para que mais mulheres possam trilhar o mesmo percurso”, destaca Ana Carolina Cruz, Head de Produtos da Quero Passagem.

Tenha a inovação e sensibilidade como diferenciais Renata Minami, Diretora Executiva da Perfumaria Sumirê.
“Empreender no segmento de beleza é compreender um mercado em constante transformação, que reflete comportamento, tecnologia e propósito. Mais do que vender produtos, trata-se de entregar valor, experiência e relevância para um consumidor cada vez mais informado e exigente. Para quem quer começar, minha dica é: conheça profundamente o público que você quer atender, busque capacitação constante e não tenha medo de inovar. A inovação também é uma atitude empreendedora: é olhar para o mercado e enxergar oportunidades onde ninguém mais vê. A beleza está em movimento e o sucesso vem para quem acompanha esse ritmo com propósito e sensibilidade.”

Seja uma líder feminina com propósito Cristine Grings Nogueira, primeira CEO do setor calçadista, PICCADILLY
“Empreender é um exercício diário de coragem e propósito. É fundamental acreditar na sua visão, mas também estar disposto a ouvir, aprender e se adaptar. Nenhum negócio cresce sozinho: é o time, a cultura e o propósito que sustentam o sucesso no longo prazo. Outro ponto importante é não ter medo de inovar e errar, as maiores transformações surgem quando temos abertura para testar e evoluir. Temos estimulado o desenvolvimento para que mais mulheres acreditem no seu potencial de liderança. Diversidade e sensibilidade geram inovação, e é isso que move o futuro dos negócios. Por fim, todas nós temos dons e talentos presenteados por Deus e nossa busca é por vivê-los, sendo a nossa melhor versão,” enfatiza Cristine Grings Nogueira, primeira CEO do setor calçadista, PICCADILLY

Marketing de influência é conexão real Waleska Pimenta Bueno, sócia e CMO da cely
“O marketing de influência é uma ferramenta acessível e estratégica também para pequenos e médios empreendedores. O ponto de partida é entender quem é o seu público e buscar influenciadores que compartilhem dos mesmos valores e falem com autenticidade sobre oseu produto ou serviço. Mais do que números, é importante olhar para o engajamento e a conexão real que esses criadores têm com suas comunidades”, explica Waleska Pimenta Bueno, sócia e CMO da Cely.

Autenticidade: a base de um empreendedorismo sustentável Priscila Metzker – fundadora da FEAT

“O primeiro passo é entender profundamente o seu propósito e o impacto que quer gerar. Quando o negócio nasce com uma razão clara de existir, todas as decisões, doposicionamento à escolha dos parceiros, se tornam mais coerentes. Também é essencial cultivar relacionamentos de confiança: nenhuma ideia prospera isoladamente, e o networking precisa ser construído com verdade e reciprocidade. Errar faz parte do processo, mas é o aprendizado que transforma as boas ideias em negócios duradouros. E, acima de tudo, mantenha-se curioso, pois o conhecimento é o combustível que diferencia quem apenas sonha de quem realmente constrói”, cita Priscila.
Se arrisque nas oportunidade e não desista, seja persistente nos seus objetivos
Bella Falconi, influenciadora e sócia das empresas Le Quo e Clube da Bella, líder de times de vendas da Farmasi, empreendedorismo digital e palestras
“O que posso dizer para quem quer empreender e pensa em ter um negócio é: não tenha medo de arriscar. Teste, aprenda com os erros e siga em frente. O sucesso vem com o tempo, prática e persistência. Entendo que pode ser difícil, mas, ao escolher seu produto, segmento e ambiente de trabalho, é fundamental realizar testes para descobrir o que funciona e o que não funciona. A persistência é essencial, uma estratégia que não dá certo não é motivo para desistir. O retorno vem com o tempo e com a prática. Devemos sempre lembrar do nosso propósito, afinal as pessoas não compram o que nós vendemos, mas o “porquê” vendemos. Um bom empreendedor deve, em última análise, ter uma mentalidade de abundância e jamais esperar motivação externa para continuar, mas ser ele mesmo sua própria força motivacional”, destaca.

Foto: Júlio de Freitas
Invista pensando no seu futuro Renata Kuerten – Investidora do ramo imobiliário com vários imóveis alugados e diretora criativa de uma peça da marca FIG
“Meu interesse por investimentos surgiu do desejo de dar estabilidade à minha família. Sempre encarei meu sucesso como uma oportunidade e, desde cedo, soube que precisava me planejar para o futuro. Por isso, faço aplicações desde nova e investi em imóveis, que considero uma forma segura e duradoura de construir patrimônio. Hoje, também levo essa visão para o mundo da moda, criando e assinando peças que refletem meu estilo e minha trajetória. O empreendedorismo é muito presente na minha carreira, embora eu não falasse muito sobre isso. Acredito que saber investir e pensar no futuro é, sim, uma forma de empreender”, declara Renata Kuerten.

Foto: Henrique Tarricone









