10 marcas nordestinas para apostar nesse carnaval

Para muita gente, o ano só começa depois do Carnaval e, para viver a temporada mais vibrante do calendário brasileiro, vale escolher roupas e acessórios que acompanhem dias intensos de festa, música e celebração — sem abrir mão de estilo e identidade.

Entre propostas cheias de cor, materiais leves e criações que fogem do óbvio, Daniela Falcão, fundadora da plataforma Nordestesse, reuniu uma curadoria de 10 marcas nordestinas que traduzem o espírito carnavalesco em peças autorais, confortáveis e carregadas de brasilidade.


Kolombina (BA)
A marca baiana nasceu no Carnaval de 2018, com a criação de tiaras para mulheres que desejavam se expressar com elegância e personalidade. O trabalho manual ocupa um papel central, com peças produzidas em pequena escala, valorizando materiais naturais e acabamentos artesanais como palha de buriti, búzios e conchas naturais aplicados em bordados feitos à mão — ideal para quem quer adicionar um toque de originalidade aos looks
de folia.


KELBADELUXE (BA)
Arquiteta de formação, Kelba Varjão encontrou na construção de acessórios esculturais sua maneira de projetar o que pensa e sua visão estética. E essa visão é multicultural, maximalista, vibrante. Seja nas havaianas customizadas com jeito de alta-costura, seja nos adornos de cabeça e bijoux. A Bahia é sua principal fonte de inspiração, seja nas referências às religiões de matrizes africanas, seja no bom humor e no colorido do Carnaval. Outra marca registrada é o mix de materiais, que vão da renda de bilro, a prata, penas, resinas e miçangas.


George Azevedo Art (RN)
O potiguar ganhou fama nacional por trazer desejo para o upcycling de jeans de uma maneira artística e artesanal. Com inspiração na fauna e flora do Rio Grande do Norte, as jaquetas, vestidos, saias e acessórios ganham pinceladas feitas à mão pelo próprio George. Onças, cajueiros, cardumes, Iemanjás e o Bumba Meu Boi surgem ora pintados manualmente, ora em estampas.


BanCa
A BanCa transforma o cotidiano e a cidade em design vivo e em movimento. Com criações únicas e pintadas à mão, a marca aposta em cor, irreverência e peças versáteis, que transitam do bloco a outros momentos do dia.


Azulerde
Com inspirações na botânica e nas artes visuais, a Azulerde propõe uma moda de ressignificação sustentável. Sob direção criativa de Karla Batista, a marca carrega a identidade nordestina de forma forte e consciente.


Moab
Autenticidade e arte baiana definem a MOAB. Com a coleção “Samba de Roda”, criada especialmente para o carnaval, a marca celebra cultura, movimento e ancestralidade.


Cristina Riq
Marca baiana focada em criações autorais, exclusivas e handmade. Suas peças valorizam o feito à mão e carregam uma identidade artística que se destaca em produções festivas.


Trama Afetiva
Plataforma de design social e regenerativo, a Trama Afetiva conecta moda, impacto e cuidado. Vencedora do Prêmio Fashion Futures 2024, destaca-se pela circularidade e produção responsável.


Ada Love
Marca de joias artesanais em vidro e metal, criada por Marignovz. Com design conceitual e foco no processo criativo, aposta em peças que funcionam como pontos de destaque no visual.


Camila Romero
Especializada em joias de acrílico, a marca cria e produz todas as peças no Brasil. Com design marcante e contemporâneo, é uma aposta certeira para quem busca acessórios expressivos para a festança.

Coberturas
Mais recentes
Destinos
Entrevistas