Melissa lança linha de clássicos com novo material de menor impacto para o Dia das Mães

Melissa lança linha de clássicos com novo material de menor impacto para o Dia das Mães

Pela primeira vez, marca utiliza material proveniente de resíduos de algodão para a linha Velvet

Para o Dia das Mães 2023, a Melissa traz seus clássicos – Melissa Possession, Groovy Wedge e Ultragirl – com acabamento Velvet produzido a partir de uma matéria-prima utilizada nos produtos da marca pela primeira vez, o algodão proveniente de resíduos de indústrias têxteis. Esse resíduo é classificado como pré-consumo, ou seja, faz uso de sobras de algodão no próprio processo produtivo de peças de vestuário. Além do material flocado na parte externa, a palmilha destes produtos usa tecido feito com garrafas PET recolhidas de diversas fontes após o uso e descarte pelos consumidores.

Diferentemente do veludo tradicional, composto de nylon, que gera um microplástico e polui o meio ambiente, o novo material de menor impacto desenvolvido pela marca é proveniente de fibra natural, renovável e biodegradável, o que significa que ele não causará danos ao meio ambiente. Assim como o Melflex, plástico formulado exclusivamente pela Melissa e usado em seus produtos, o veludo de algodão também pode ser reciclado de maneira correta através dos mais de 400 coletores de logística reversa disponíveis em todos os Clubes e Galeria Melissa.

Não é de hoje que a marca busca constantemente evoluir no uso de biomateriais e materiais reciclados, com redução de carbono na cadeia de produção. “Na jornada sustentável de Melissa, um dos esforços é aumentar o uso de materiais reciclados. Identificamos uma nova oportunidade com o uso do algodão reciclado pré-consumo. Aplicamos, assim, mais um aprendizado para a circularidade dos materiais em calçados, que apoia a economia circular e resulta em um menor impacto ambiental”, ressalta Carlos André Carvalho, Gerente de Desenvolvimento Sustentável da Grendene, empresa detentora da Melissa.

Ícone da marca, Melissa Possession entra na linha Velvet com outros dois clássicos: Melissa Groovy Velvet, uma proposta de releitura atualizada da sua antecessora Melissa Ultragirl Wedge, e a sapatilha Ultragirl Velvet, modelo atemporal que ganha um destaque maior este ano por conta da supertendência do balletcore, que resgata o shape deste calçado com vigor. As paletas de cores dos produtos trazem preto, azul, verde, bordô, bege e rosa, tons perfeitos para o outono/inverno.

A cada ano, a Melissa busca evoluir suas iniciativas sustentáveis, através da utilização de novos materiais, como os originais de fontes renováveis, e tecnologias avançadas para diminuir a poluição do meio ambiente. Com esforços também para a divulgação dessas ações, a Melissa tem como resultado indireto o crescimento da sua pontuação no Índice de Transparência da Moda Brasil, divulgado pelo Instituto Fashion Revolution, uma associação de direito privado, sem fins econômicos e sem fins lucrativos, para promover uma indústria da moda limpa, segura, justa, transparente. A nota, que em 2020, foi de 39 pontos percentuais, em 2022 evoluiu para 52 pontos percentuais.

“Nossos esforços em pesquisas voltadas às novas tecnologias e matérias-primas mais limpas resultam em produtos ecoeficientes e provam que moda e sustentabilidade podem andar juntas. Os produtos flocados sempre agradaram muito as consumidoras da Melissa e poder ofertá-los em um material de menor impacto é uma conquista muito significativa. Em termos globais, a evolução de soluções de sustentabilidade posiciona a Melissa como marca mais competitiva em vários mercados”, afirma Raquel Scherer, gerente global da Melissa.

Os clássicos na versão Velvet já estão nos pontos de venda da marca: mais de 400 Clubes Melissa pelo Brasil, Galeria Melissa São Paulo e e-commerce oficial melissa.com.br, com entrega para todo o país.

Melissa_HickDuarte_15801
Melissa_HickDuarte_1210
Coberturas
Mais recentes
Destinos
Entrevistas