Com 16 anos de experiência no setor, Renata Minami apresenta os principais insights do mercado
Assim como no universo da moda, o setor de beleza também se movimenta freneticamente, acompanhando as mudanças e necessidades dos consumidores, avanços tecnológicos e influências culturais globais. Nos últimos anos, a indústria de beleza tem se transformado rapidamente, impulsionada por inovações como a personalização de produtos, o aumento da demanda por soluções sustentáveis e a expansão das plataformas digitais. Além disso, as expectativas de consumidores mais exigentes, que buscam autenticidade, transparência e inclusão, impulsionam as marcas a se adaptarem a um mercado cada vez mais dinâmico e diversificado.
Para Renata Minami, Diretora executiva da Sumirê, que atua a mais de 16 anos no setor, a beleza vai além dos tradicionais cuidados com a pele, cabelo e maquiagem. Hoje, ela reflete uma proposta mais holística, conectando saúde, bem-estar e autoestima. “Para 2025 uma das principais tendências é a conexão entre autocuidado físico e mental, conhecido como “beleza emocional” ou até “beleza integrativa”, a estética é sim uma prioridade, mas acompanhada com o cuidado da mente e do corpo”.
A seguir as quatro principais tendências destacadas por Renata que estarão em alta no universo da beleza:
Estética e saúde – cuidado com corpo e a mente
Desde a pandemia o consumo de produtos de skincare aumentou consideravelmente abrindo espaço para novas marcas, técnicas e tecnologias conquistarem seus espaços nas prateleiras. Para 2025 o retorno do autocuidado a partir das rotinas de skincare está sendo uma grande aposta do setor, no entanto, acompanhado de uma filosofia mais ampla na integração do autocuidado, no qual a saúde física e mental são considerados contribuintes para um resultado positivo estético.
“Além das buscas por itens de qualidade existe um movimento de procura por profissionais da área da saúde, em especial os que têm domínio sobre medicina integrativa, e atividades físicas desde yoga, pilates, natação e academias de modo geral, mostrando que o cuidado também precisa ser de dentro para fora. Produtos que tragam isso em sua filosofia, tendem a se destacar”, aponta Renata.
Sustentabilidade e Beleza Limpa – consciência e exigência nas compras
A crescente busca por produtos ecológicos e empresas que adotem práticas sustentáveis continuará a ser uma prioridade. De acordo com a pesquisa Global Beauty and Personal Care Trends 2025, conduzida pela Mintel, entende-se que existe um aumento considerável de exigência sobre as marcas para uma nova proposta de negócios que considere iniciativas positivas ao meio ambiente. Um dado relatado na pesquisa é que 61% dos consumidores americanos esperam que as marcas busquem alternativas considerando as mudanças climáticas no mundo.
“Ao longo de 2024 e projetando essa demanda para esse ano, observamos a procura recorrente de itens de beleza com o foco em embalagens recicláveis, reutilizáveis, ingredientes naturais, orgânicos e alternativos aos maiores prejudiciais à saúde da natureza, animais e da própria pele. Os produtos eco-friendly, vegan, cruelty free e também os certificados seguem sendo reconhecidos nas prateleiras acompanhados de selos/certificações como: FAIR TRADE, FSC (Forest Stewardship Council), COSMETIC BIO, ISSO 22716, USDA Organic, CAMPAIGN FOR SAFE COSMETICS entre outros”, afirma Minami.
Tecnologia nos produtos e nas lojas/e-commerces
A personalização também é um movimento que já vem se destacando no setor e aumenta sua força em 2025/26, no qual as marcas de cosméticos vêm aprimorando formas de auxiliar o consumidor na escolha dos itens ou de uma rotina específica para cada tipo de pele, estilo de vida e até busca por objetivos.
Unidos pela busca dos consumidores por experiências de beleza mais imersivas e interativas somados a personalização, as tecnologias e o uso da AI – Inteligência Artificial e AR – Realidade Aumentada são ferramentas que estarão cada vez mais presentes nas plataformas de e-commerce. “Essas ferramentas permitem que os consumidores experimentem maquiagens e produtos de cuidados com a pele de forma virtual, por exemplo, além do atendimento inteligente que fornece recomendações personalizadas em tempo real e adaptadas às condições dos consumidores”, explica Renata.
Marcas próprias, linhas especiais e collabs
No setor de varejo de beleza, a tendência de desenvolvimento de marcas próprias tem ganhado força nos últimos anos, com muitas empresas buscando criar suas próprias linhas de produtos para se diferenciar no mercado e estreitar o relacionamento com os consumidores. Essas marcas oferecem maior controle sobre a qualidade, preço e identidade, permitindo uma comunicação mais direta com o público e uma maior personalização das ofertas.
“As marcas próprias são uma excelente estratégia para fidelizar clientes, oferecendo produtos exclusivos que atendem de maneira mais precisa às suas necessidades. Esse movimento é impulsionado pela demanda por produtos de beleza acessíveis, inovadores e sustentáveis. Exemplos disso são as marcas da Sumirê, como Muah (maquiagem e cuidados femininos), Minná (acessórios de cuidados pessoais), Meráki (cuidados capilares) e Kodomo (produtos infantis)”.