Conheça Roberta Sant’Anna, Diretora geral L’Oréal Cosmética Ativa

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Movida pela visão de que “a saúde é o futuro da beleza”, Roberta Sant’Anna assumiu em março de 2021 a liderança da L’Oréal Cosmética Ativa, divisão pioneira no mercado dermocosmético e detentora de marcas internacionais altamente recomendadas por dermatologistas, como La Roche-Posay, Vichy, SkinCeuticals e CeraVe, além do DermaClub, presente há mais de 20 anos no Brasil. Casada com Felipe Vogel, com quem tem duas filhas, Valentina (8 anos) e Carolina (6 anos) – e que, coincidentemente, têm dermatite atópica -,Roberta tem como principal ambição democratizar o acesso à dermatologia no país, investindo em iniciativas em prol da saúde e do planeta.

 

Nascida no tradicional bairro da Mooca (SP), mudou-se ainda criança para Niterói (RJ) e depois, na cidade do Rio de Janeiro, cursou Administração de Empresas pelo IBMEC e um MBA pela Fundação Dom Cabral. Em 1999, iniciou sua carreira na L’Oréal Brasil como estagiária e, ao longo dos anos, ocupou posições de peso na companhia, como a diretoria da marca L’Oréal Paris, a diretoria comercial da L’Oréal Grande Público e, mais recentemente, a diretoria geral da L’Oréal Luxo. Em sua trajetória após o estágio no grupo, também se destacamoutras grandes organizações localizadas em São Paulo,como a Unilever – onde foi de trainee à diretora de marketing -, e a Flora Cosméticos, na qual alcançou a vice-presidência de marketing, dirigindo marcas como Neutrox, Ox e Francis. O retorno ao Rio de Janeiro foi em 2013, após a morte da mãe. Na época, grávida da primeira filha, Roberta quis estar mais próxima do pai e dosirmãos, optando por retornar à L’Oréal Brasil, que a contratou quando faltavam apenas três meses para o nascimento de sua primogênita. Após dois anos e na segunda gestação, foi promovida à diretora comercial da L’Oréal Grande Público. 

 

Conhecida por um forte drive para os negócios e resultados que levaram as divisões brasileiras a patamares mundiais de sucesso, Roberta revela ter migrado de um perfil clássico de workaholic para uma liderança muito mais equilibrada e humanizada. Após mais de duas décadas de carreira, com a maternidade e a maturidade profissional, ela reforça que seus melhores momentos foram após encontrar o equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho.

 

Na L’Oréal Cosmética Ativa, a executiva vem reforçando o foco na saúde e o protagonismo de suas marcas enquanto catalisadoras de mudanças sociais e ambientais.Roberta impulsiona importantes projetos de transformação do negócio, das comunidades e de sua cadeia de valor.

 

Todos os produtos lançados na Divisão desde sua chegadajá tiveram uma pegada ambiental e/ou social melhorada, em alinhamento ao programa L’Oréal para o Futuro — seja na formulação, na embalagem ou no impacto positivo que promovem na sociedade. Engajada na sustentabilidade, além de continuar a transição das embalagens plásticas para modelos 100% recicláveis em importantes categorias do mercado, ainda neste anoRoberta foi responsável pelo lançamento das embalagens do tipo refil, inéditas para produtos com alto volume de circulação, das marcas Vichy e La Roche-Posay. Nesta última, em alguns casos, como o dos sabonetes, o plástico será completamente extinto. A meta da executiva é de até 2030 100% dos produtos com embalagens plásticas da La Roche-Posay – a marca líder no mercado de dermocosméticos, sejam de material reciclado.

 

Em maio de 2021, a executiva se tornou a porta-voz oficial no país da campanha mundial ‘Muito Mais do que Pele’, da mesma marca. Através da iniciativa, Robertatem a missão de ajudar cada vez mais pessoas a compartilharem suas histórias sobre condições de pele como acne severa, dermatite atópica e até alterações de pele, oriundas dos efeitos colaterais aos tratamentos oncológicos, que impactam na qualidade de vida. Roberta reforça a importância do rompimento com padrões estéticos inatingíveis com uma abordagem mais profundasobre a saúde, autoestima e representatividade da população, utilizando sua voz para dar luz à realidade de milhões de brasileiros que sofrem com estigmas, julgamentos e atitudes relacionadas à desinformação da população sobre essas questões. 

 

Em agosto deste mesmo ano, Roberta também liderou uma importante iniciativa para apoiar necessidades sociais e ambientais urgentes. Em continuidade ao plano solidário da L’Oréal Brasil de combate à Covid-19, a executiva promoveu a doação de 600 mil itens de proteção individual (EPIs) como máscaras, luvas e álcool gel 70%, para profissionais de saúde que atuam em mais de 10 unidades da Comunidade da Maré, vizinha à sede da companhia no Rio de Janeiro. 

 

Internamente, os cuidados de Roberta também abrangemsua equipe. Ela implementou um programa de wellbeingfocado no bem-estar físico e emocional de seus mais de 600 funcionários, reforçando o respeito aos limites da jornada, melhorando processos, diminuindo o workloaddo time, atuando diretamente na priorização de demandas e flexibilizando a carga horária com ações como a shortFriday (às sextas-feiras o expediente se encerra às 15h). Tudo para garantir que cada colaborador desfrute de condições alinhadas a um maior equilíbrio de vida.

 

Como líder feminina e comprometida em acelerar o desenvolvimento e a carreira de mulheres, ainda neste ano desenvolveu uma parceria inédita com o Todas Group – plataforma digital de impulso profissional feminino através das maiores lideranças femininas do mercado. É a primeira vez que uma liderança executiva no país firmou parceria para conceder acesso total e gratuito a quinhentas colaboradoras à plataforma, que une neurociência à prática da vida real como metodologia proprietária.

 

Com grande entusiasmo e dinamismo, Roberta garante a agenda de bem-estar e engajamento do time investindo em formatos especiais de interação. Dentre eles, destacam-se os round tables (bate-papo livre com as diversas equipes), reuniões 1:1 (encontros individuais periódicos com colaboradores) e programas como reverse mentoring (no qual recebe mentoria de seus subordinados) e até a inovadora mentoria colorida(pessoas negras em diferentes posições também se tornamseus mentores). Nesta última, a diversidade e a inclusão,que estão incorporadas ao DNA do Grupo L’Oréal, seguem como prioridade estratégica nas ações da executiva, que lançou no início do ano um projeto piloto de capacitação profissional para pessoas negras, trans e em vulnerabilidade social que ganhou proporção nacionale foi adotado por toda a L’Oréal Brasil, sob o nome ‘Diversifica’. 

 

Não por acaso, na última pesquisa de clima organizacional realizada pelo grupo, sua divisão apresentou a melhor evolução dos últimos três anos, sendo benchmark para outras divisões e empresas ao redor do mundo. Dentre os destaques, tópicos como respeito, confiança, diversidade, empreendedorismo e ética despontam como grandes fortalezas apontadas por colaboradores, que ao realizarem avaliações individuais anônimas, contribuíram para que esses temas tivessem o atingimento de altos índices de favorabilidade, variando de 94% a 99%.

 

Com isso, em apenas seis meses de atuação, as iniciativas promovidas pela executiva se refletem também no crescimento acelerado em duplo dígito da divisão – já que no YTD 2021, a L’Oréal Cosmética Ativa cresce 1,3x mais rápido do que o próprio mercado dermo. 

 

Hoje, Roberta vivencia o seu mais forte propósito de negócio: transformar vidas através da dermatologia. Suas iniciativas seguem intimamente ligadas à saúde integral, física e mental e, consequentemente, à conscientização eao empoderamento da população. Sua agenda prioritária também engloba projetos robustos junto à Sociedade Brasileira de Dermatologia. À exemplo, o tradicional Tour de Combate ao Câncer da Pele, estratégico para prevenção e tratamento do tipo de câncer mais frequente no país. Para 2022, a meta da executiva é de, por meio deprojetos sociais, impactar em um ano a mesma quantidade de pessoas que passaram pelo Tour de Combate ao Câncer de Pele ao longo de toda uma década, graças à telemedicina, que estará presente no projeto pela primeira vez trazida, por Roberta.

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