Ao contrário do que se pensava, dieta ‘low carb’ pode ajudar a saúde do coração, mostra estudo

Lifestyle

Adotar uma dieta “low carb”, ou seja, baixa em carboidratos, tem sido uma estratégia popular de perda de peso. Mas alguns médicos e especialistas em nutrição desaconselham essa dieta por temor de que ela pudesse aumentar o risco de doenças cardíacas, uma vez que normalmente envolvem a ingestão de muitas gorduras saturadas, o tipo encontrado na carne vermelha e na manteiga.

Mas um novo estudo, um dos maiores e mais rigorosos sobre o assunto até hoje, sugere que uma dieta pobre em carboidratos e rica em gorduras pode ser benéfica para sua saúde cardiovascular se você estiver acima do peso.

O novo trabalho, que foi publicado no American Journal of Clinical Nutrition, descobriu que pessoas com sobrepeso e obesas que aumentaram a ingestão de gordura e reduziram a quantidade de carboidratos refinados em sua dieta — mantendo alimentos ricos em fibras, como frutas frescas, vegetais, nozes, feijões e lentilhas — tiveram maiores melhorias em seus fatores de risco para doenças cardiovasculares do que aqueles que seguiram uma dieta semelhante, mas mais baixa em gordura e mais rica em carboidratos.

Mesmo as pessoas que substituíram carboidratos “saudáveis”, como arroz e pão integral, por alimentos com alto teor de gordura, mostraram melhorias notáveis em uma variedade de fatores de risco de doenças metabólicas.

Fonte: O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.