O Boticário apresenta Planeta Plástico para alertar sobre descarte de embalagens cosméticas

Marca apresenta experiência virtual com calculadora de lixo para conscientizar sociedade a contribuir na reciclagem de resíduos

O Planeta de Plástico, ferramenta que mostra cenários tomados por lixo, alerta que, se até 2050 a sociedade não repensar sobre o descarte de resíduos, o planeta Terra poderá ser um deserto com 34 bilhões de toneladas de plástico. Ativação ganha vida em 26 de agosto e está disponível gratuitamente em https://planetadeplastico.boticario.com.br/. A experiência leva direção criativa e estratégia de Earned Media via agência SOKO.

O Boticário apresenta o Planeta de Plástico em realidade aumentada com o objetivo de promover reflexão na sociedade sobre o descarte irresponsável de resíduos. Em 2021, o Boticário sela seu compromisso: embalagens de cosméticos retornadas nas lojas da marca serão transformadas em espaços escolares sustentáveis. Há 44 anos trabalhando com sustentabilidade, a marca mostra a real dimensão da problemática do lixo em um Planeta coberto por plástico e convida as pessoas para fazerem parte da solução estimulando a cocriação de um futuro transformado pela educação.

O Brasil é o 4º país que mais produz plástico no mundo, e apenas 1.28% desses resíduos são reciclados. Esses dados alarmantes revelam um Planeta de Plástico com imagens perturbadoras e, durante a experiência, o usuário desbrava um local inóspito, sem vida e repleto de lixo. As telas digitais – disponíveis na experiência através do mobile e desktop, apontam que os resíduos plásticos que habitam esse planeta ultrapassam a extensão do Rio Tietê, em São Paulo; são suficientes para cobrir toda a Chapada Diamantina, na Bahia; e que, se até 2050 a sociedade não repensar sobre o descarte responsável, o planeta Terra será um deserto com 34 bilhões de toneladas de plástico.

A partir do segundo semestre de 2021, a marca entrega, via Boti Recicla, maior programa de logística reversa em pontos de coleta no segmento de beleza do país, uma ação de transformação e desenvolve espaços escolares sustentáveis. São 17 espaços escolares sustentáveis em escolas públicas pelo país, que recebem locais de 30m² compostos, aproximadamente, por 2.2 toneladas de plástico reciclado. A entrega dos espaços é o processo de um ciclo que nunca acaba e que se inicia com o convite para conscientização feito pela marca a partir do Planeta de Plástico.

“O Planeta de Plástico não é apenas uma realidade aumentada, ele já existe – nós só não estamos vendo. Essa versão aponta para a dimensão do problema e se torna uma poderosa ferramenta de conscientização. Com ajuda da sociedade, o Boticário vai tangibilizar impacto positivo, fomentando a educação em escolas pelo Brasil e perpetuando um ciclo de consciência que nunca acaba. Acreditamos em um futuro possível, transformado pela educação”, afirma Renata Gomide, Diretora de Branding e Comunicação do Grupo Boticário.

A jornada de sustentabilidade do Boticário é perene – em 2006, a marca criou o Boti Recicla, maior programa de logística reversa em pontos de coleta no segmento de beleza – são cerca de 4 mil pontos espalhados em 1.750 municípios brasileiros. Em 2020, deu vida a um projeto inédito, transformando resíduos plásticos em uma Pop Up Sustentável no Parque Ibirapuera, e em mais oito lojas sustentáveis espalhadas pelo Brasil – o plano de abertura ainda prevê, aproximadamente, 17 lojas no mesmo formato para 2021.  O Boticário acredita que tem um papel importante na conscientização e transformação da sociedade, mas entende que a população e outras marcas precisam caminhar juntas para gerar maior entendimento do problema. A mobilização conjunta é essencial para mudar o futuro do planeta.  A transformação de uma embalagem é o começo de um novo futuro. 

SOKO, agência criativa

Fundador e CEO/CCO: Felipe Simi

Head de Creative Data: Rafael Caldeira e Rafael Ziggy

Creative Leader: Isabela Marangoni

Design Leader: Roma J

Direção de arte: Patrícia Lee Mo, Leonardo Zardo e Lucas Ramos.

Edição de Imagem: Gabriel Gahesa

Motion Designer: Yasmin Cruz

Content: Igor Frossard e Pedro Cruz

Redação: Doug Peroni

Concept: Fernanda Farias

Data Strategy: Nathalia Imamura

Site: Doubleleft

Head de Broadcasting: Fabiane Abel

Broadcaster Senior: Thais Hernandez

Broadcaster: Ana Catharina Bessa, Beatriz Porto e Daniele Mendonça

COO: Brisa Vicente

Head de Operações: Larissa Kubo

Producer Senior: Lucas Cardoso

Producer: Daniele Moura, Marcelle Cerutti e Rafaela Yamaki

Doubleleft, produtora 

Gerenciamento e Produção: Gustavo Rodrigues, Rafael Fonseca, Thaissa Lima, João Pedro Viana e Luísa Miranda 

Design e Desenvolvimento: Bruno Eduardo de Souza Medeiros, Leonardo Lessa, Ivo Augusto Wanderley de Paiva, Rafael Santos, Paulo Ricardo Garcia e Guilherme Montelli

Design 3D: Isabela Rodrigues, Akel Neto e Raissa Caldas

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