Trousseau apresenta coleção de produtos sustentáveis confeccionados com aparas de tecidos

Iniciativa é aposta da marca para ampliar frentes do projeto Trousseau do Bem


A Trousseau, marca brasileira referência em conforto, tradição e sofisticação nos segmentos de cama, banho e lifestyle, lança sua nova coleção sustentável composta por produtos como necessaires, capas de almofada, mantas, porta-guardanapos, guirlandas, jogos americanos, bolsas, caixas e cestos. A proposta integra a iniciativa Trousseau do Bem, e combina design, tradição artesanal e impacto positivo, reafirmando o compromisso da marca com a inclusão, o cuidado com o meio ambiente e o apoio a comunidades locais. 

Em mais um capítulo de sua trajetória de responsabilidade social, a marca apresenta uma linha de produtos elaborada a partir de aparas de tecidos nobres de sua confecção, transformando o que seria descartado em peças exclusivas e cheias de propósito. O projeto foi desenvolvido em parceria com artesãos que utilizam técnicas ancestrais e sustentáveis, unindo o DNA de excelência da Trousseau à valorização da arte manual e à geração de oportunidade para grupos em situação de vulnerabilidade social. 

Criados por uma cooperativa que emprega mulheres e jovens com deficiência, os acessórios são feitos com a técnica tradicional de tecelagem manual. A combinação desses tecidos com as fibras naturais, como juta, rami e papiro – planta aquática que também contribui para a filtragem de lagoas no Rio de Janeiro – ressignifica os resíduos resultando em peças únicas.

Já as flores artesanais são confeccionadas e moldadas manualmente e aplicadas em porta-guardanapos e guirlandas, refletindo cuidado e exclusividade em cada detalhe. Os cestos e caixas, por sua vez, são desenvolvidos por artesãos especializados, utilizando como matéria-prima a taboa, fibra leve e sustentável, com extração sustentável da planta, garantindo seu ciclo de renascimento na natureza. Os produtos recebem forros feitos com as aparas de tecido.

Caixas e cestos em taboa desenvolvidos para a linha Trousseau do Bem – Créditos: Jaime Alves

Com a nova coleção, a Trousseau reafirma seu propósito de contribuir para um mundo mais sustentável e inclusivo. Ao escolher produtos da linha Trousseau do Bem, os consumidores se tornam parte dessa jornada, apoiando ações que transformam vidas e preservam o meio ambiente.

Os produtos da linha sustentável Trousseau do Bem podem ser encontrados nas lojas físicas e e-commerce da marca: www.trousseau.com.br. 

Um legado de Impacto Social

Criada em 1999, a Trousseau do Bem vai além do desenvolvimento de produtos sustentáveis. Durante o mês de março, parte dos lucros das vendas será revertida em doações de cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade social em todo o Brasil. Ao longo de suas 25 edições, a iniciativa já distribuiu mais de 148 mil cestas básicas, incluindo um recorde de 14 mil cestas na edição de 2024.

Outro destaque do projeto é a Escola de Tênis Social Trousseau, criada em 2010 em Campos do Jordão. A iniciativa oferece aulas gratuitas de tênis para cerca de 100 crianças e adolescentes, promovendo não apenas o aprendizado esportivo, mas também valores como disciplina, resiliência e trabalho em equipe.

Sobre a Trousseau

Fundada em 1991, pelo casal Adriana e Romeu Trussardi, a Trousseau tornou-se referência de qualidade e de inovação nos segmentos de cama, mesa e banho. Durante essas três décadas, a marca posicionou-se no universo do lifestyle, apresentando coleções de everywear repleta de peças confortáveis, pensadas para descomplicar o dia a dia, e um mix completo de essências, acessórios e objets, para celebrar momentos ao redor da mesa e adicionar charme ao lar, além de uma linha exclusiva para atender o mundo hoteleiro. Hoje já são mais de 400 hotéis de luxo no Brasil e América do Sul oferecendo essa experiência aos hóspedes.

Empresa de alma familiar, a Trousseau segue no propósito de encantar os seus clientes com produtos de alta qualidade, estilo atemporal e feitos com o carinho de um time em sintonia. Atualmente, a marca conta com 23 lojas próprias, sendo duas em Miami, nos Estados Unidos, um site global que entrega no Brasil e nos Estados Unidos em até 3 dias, e mais 35 pontos de venda localizados nas principais capitais brasileiras e 1 em Portugal. Para os seus fundadores, o sucesso é fruto do empenho coletivo e das parcerias duradouras.

Coberturas
Mais recentes
Destinos
Entrevistas