Índice de Transparência da Moda Brasil 2021 apresenta resultado melhores que em 2020

Business Moda

Vale ressaltar que as porcentagens ainda são consideradas baixas

O Fashion Revolution Brasil acaba de lançar a quarta edição do Índice de Transparência
da Moda Brasil (ITMB) e, apesar dos números estarem longe do ideal, podemos afirmar
que são, em sua maioria, melhores que dos anos anteriores.
Das 50 marcas analisadas pelo índice (10 a mais que no ano anterior), 22% têm metas com
base científica relacionada ao clima, contra 13% de 2020, e 30% incluem na lista a
distribuição por gênero de cada local, contra 23% do relatório anterior. Entretanto, caiu de
15% para 12% as empresas que publicam diferenças salariais entre mulheres e homens.
As diferenças dos percentuais entre os dois anos se tornam menores em outros temas:
elevação de 2% sobre marcas que possuem uma estratégia mensurável para a gestão de
materiais sustentáveis e 1% sobre marcas que divulgam progresso na eliminação de
químicos perigosos.


Veja o relatório na íntegra clicando aqui. Vale ressaltar que o ITMB considera somente os
dados divulgados pelas empresas, não sendo eles auditados, portanto é considerado
incorreto afirmar que as pontuações recebidas por cada marca são atestados de boas
práticas, nem se deve confundir transparência com sustentabilidade. O Índice também não
deve ser visto como um guia de compras nem ranking, visto que não é o intuito do Fashion
Revolution endossar alguma competição entre as marcas mencionadas, mas deve ser
analisado pelos público em geral, especialmente no mês de dezembro – mês de maior
consumo do ano -, para conhecer, fiscalizar, questionar e buscar mudanças que a indústria
da moda tanto carece.


Sobre o Fashion Revolution
O movimento foi criado após um conselho global de profissionais da moda se sensibilizar com o
desabamento do edifício Rana Plaza em Bangladesh, em 2013, que causou a morte de mais de mil
trabalhadores da indústria de confecção e deixou mais de 2.500 feridos. As vítimas trabalhavam para
marcas globais, em condições análogas à escravidão.
Desde a tragédia do Rana Plaza, o Fashion Revolution mobiliza a sociedade em prol de uma
indústria da moda que respeite e valorize a natureza e a vida de todos que fazem parte da sua
cadeia produtiva, através da conscientização, mobilização e educação. Também promove a união
das pessoas, impulsionando a revolução para mudar radicalmente como as roupas são produzidas,
consumidas e descartadas, para que elas sejam feitas de maneira segura, limpa e justa.

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