Fogo de Chão apresenta Jazz Mansion 10 anos no Nacional Club em São Paulo nos dias 22 e 23 de agosto

O mercado brasileiro de festivais ao vivo, que atualmente conta com cerca de 366 eventos ativos de acordo com o Panorama do Mapa dos Festivais, ganha um case robusto de maturidade e atração de investimentos privados.

Nos dias 22 e 23 de agosto, a plataforma Jazz Mansion realiza sua trigésima edição em São Paulo com o festival “Fogo de Chão apresenta Jazz Mansion 10 anos”.

O evento vai ocupar o icônico Nacional Club, no bairro do Pacaembu em São Paulo — um casarão dos anos 1940 projetado por Jacques Pillon, com jardins de Burle Marx e Di Cavalcanti. A ocupação celebra uma década de fomento à música independente, apostando em alta experiência do consumidor, descentralização do gênero e em uma parceria estratégica com gigantes como Fogo de Chão e iFood.

Com um crescimento de 10% no número de marcas patrocinadoras no setor de eventos, o nicho de música instrumental tem se provado altamente eficiente para o direcionamento de verbas corporativas, validando o jazz como uma plataforma potente de brand experience.
Programação e Line-up: o encontro das vozes, dos metais e dos grooves

A curadoria musical do festival costura o blues tradicional ao jazz periférico, reforçando que a música instrumental pertence às ruas. A programação se divide em três grandes pilares:
Shows internacionais de Jazz e Blues: o headliner norte-americano Greg Banks traz de Nova York seu “AfroSoul” lapidado nas calçadas da cidade. Da mesma vida vem Andy Blanc e seu conceito ImpossibleOdds’ Gentleman Hip-Hop, que une a cultura urbana norte-americana à sofisticação instrumental do jazz e da música clássica. Na mesma sintonia, a cantora Queen Iretta, expoente do blues do Mississippi, apresenta-se ao lado dos guitarristas The Simi Brothers, resgatando a energia autêntica das históricas juke joints.

Jazz periférico e urbano: o quarteto Sweet Jazz, nascido do trabalho de artistas de rua, une jazz, trap e funk. Essa identidade urbana é reforçada pela big band Banda Nova Malandragem, orquestra de matriz afro-brasileira oriunda de projetos de educação musical na periferia paulista, que funde o jazz aos bailes de samba-rock.
Pistas, metais e neo-soul: o festival recebe o peso da Ebbe Brass, que cruza o som acústico dos metais com batidas eletrônicas. Já o projeto Pre7 convida Jamah homenageia o legado do trompetista Roy Hargrove, conectando o jazz contemporâneo ao hip-hop, funk e à MPB, unindo o septeto instrumental à voz potente de Jamah (interpretando de Djavan a Erykah Badu). Os DJs Léo Lucas e Luísa Viscardi completam a experiência na pista.

O novo cenário do Jazz no Brasil: renovação de linguagem e público

Os festivais de jazz no Brasil há muito deixaram de ser cópias fiéis do modelo norte americano; hoje, refletem uma rica amálgama cultural. Historicamente absorvido pela música brasileira, o gênero deu origem a estilos únicos como a bossa nova, o samba-jazz e o choro.
Atualmente, o setor passa por uma nítida fase de renovação de linguagem e de público, deixando para trás o estigma de ser um nicho estático. Ao abraçar vertentes como o afrojazz e as conexões com a música urbana, a nova linha de frente instrumental brasileira atrai uma plateia muito mais jovem, diversa e conectada.

Turismo cultural e experiência gastronômica

Os festivais de música já se consolidaram como importantes motores econômicos e de turismo cultural no país: dados de mercado apontam que cerca de 30% do público viaja especificamente para acompanhar esses eventos. Nesse cenário, a edição de 10 anos da Jazz Mansion funciona como um potente chamariz para a já efervescente programação cultural de São Paulo, atraindo visitantes que aproveitam o festival para vivenciar a capital paulista.

Para oferecer uma imersão completa a esse público flutuante e local, a experiência de consumo dentro do festival foi desenhada em dez áreas simultâneas, estendendo o tempo de permanência do usuário no local com atividades que vão muito além dos palcos principais.

Collab gastronômica: Fogo de Chão + iFood

O grande destaque de ativação fica por conta do espaço gastronômico assinado por Fogo de Chão e iFood. Nesta collab, a dinâmica tradicional do rodízio foi adaptada para o formato de festival, entregando os cortes premium e a maestria do fogo com a agilidade que o público de grandes eventos exige.

Além da gastronomia e dos palcos principais, o festival cumpre um papel de impacto social e formação de público, oferecendo talks, palestras e uma feira de vinil na biblioteca do casarão, além de um intimista piano bar no térreo.

Comunidade e a força do Jazz Mansion Club
Para a organização do evento, o festival é o ponto culminante de um ecossistema que funciona o ano inteiro. O idealizador, Dennis Vianêz, celebra a marca histórica:

“Já são vinte e nove edições em São Paulo, três no Rio de Janeiro, uma pandemia no meio, quinze mansões ocupadas e, agora, voltamos ao Nacional Club para celebrar essa história”.

Essa consistência se deve ao sucesso do modelo de comunidade da marca, que expandiu sua atuação para além dos eventos físicos com programações fixas semanais — como o Toda Terça Um Jazz (no Bourbon Street Music Club) e o Caju Jazz Nights (no JW Marriott).

“O clube de assinantes é onde o projeto vive de verdade”, explica Vianêz. “Toda semana a gente cria um ponto de encontro do jazz em São Paulo. No grupo de WhatsApp dos assinantes há uma troca constante: novos amigos sendo feitos, casais que se conheceram ali… Isso aconteceu porque as pessoas encontraram um lugar onde finalmente se reconhecem.”

Como comprar ingressos para a Jazz Mansion 10 anos?

Os ingressos para o festival de jazz estarão disponíveis oficialmente pela plataforma Fever, com pré-venda e benefícios exclusivos para a comunidade recorrente do Jazz Mansion Club.

Mais em: https://10anos.jazzmansion.com/

Mais sobre a Jazz Mansion:

Fundada em 2016 com o propósito de ambientar o gênero musical em casarões históricos e patrimônios subutilizados de São Paulo, a Jazz Mansion consolidou-se como uma das principais plataformas de música independente, comunidade e experiências multi artísticas com 29 edições realizadas em São Paulo e 3 no Rio de Janeiro. Ao longo de uma década de atuação, a marca expandiu seu ecossistema para além dos eventos físicos, mantendo formatos contínuos de curadoria semanal como o Toda Terça Um Jazz (Bourbon Street Music Club), o Caju Jazz Nights (JW Marriott) e um robusto modelo de recorrência por meio do selo Jazz Mansion Club.

Mais sobre o Fogo de Chão

O Fogo de Chão é um restaurante de renome internacional que permite que seus clientes descubram uma novidade a cada instante. Fundada no sul do Brasil em 1979, transformou a tradicional arte secular de preparo do churrasco em um descobrimento de experiência gastronômica cultural. As unidades oferecem cardápios diferenciados para todas as horas do dia, incluindo almoço, jantar e eventos para grupos sociais ou corporativos, além do serviço completo de catering. Atualmente a rede possui mais de 122 lojas em todo o mundo, incluindo países como o Brasil, Estados Unidos, México, Europa e Oriente Médio. Mais informações em : fogodechao.com.br e @fogodechaobr

Serviço – Festival Jazz Mansion 10 anos em São Paulo

Evento: Jazz Mansion 10 anos
Datas: 22 e 23 de agosto de 2026
Horário: 12h às 22h
Local: Nacional Club (Rua Angatuba, 703 — Pacaembu — São Paulo/SP)
Capacidade: 1.000 pessoas por dia

Ingressos: feverup.com/m/669611 (a partir de R$ 128 para membros do Club)
Ingressos: Disponíveis oficialmente pela plataforma Fever, com lotes crescentes.

Onde comprar: Garanta suas entradas diretamente no Site Oficial da Fever. Assinantes do Clube Jazz Mansion possuem desconto exclusivo na pré-venda.

Assessoria Fogo de Chão Brasil
Priscilla Kopke
priscillakopke@komunic.art.br
(31) 988538135

Coberturas
Mais recentes
Destinos
Entrevistas