Dezembro laranja: 7 mitos e verdades sobre a proteção solar

Sem categoria

No mês da campanha de conscientização sobre o câncer de pele, a Isdin, marca de Barcelona referência em dermocosméticos, esclarece as principais dúvidas sobre fotoproteção

O uso diário do protetor solar é uma etapa indispensável do skincare para manter a pele sempre bonita e, principalmente, saudável.

Com o verão batendo à porta e dezembro sendo o mês da campanha Dezembro Laranja, criada para conscientizar a população sobre os riscos e as principais formas de prevenção do câncer de pele, a Isdin, marca de Barcelona referência em dermocosméticos, elucida as principais dúvidas relacionadas à fotoproteção, afinal, os dias de sol se aproximam e merecem ser aproveitados da melhor forma possível!

O dia está nublado e não preciso usar protetor solar.

Mito. Engana-se quem pensa que nos dias sem sol e de muitas nuvens o uso do protetor solar pode ser dispensado! Os raios UVA (ultravioleta) são intensos não somente em dias ensolarados, mas também com o céu nublado, por isso é fundamental utilizar o protetor solar diariamente. Aplique no rosto, nas orelhas e nas áreas expostas e não se esqueça de reaplicar a cada duas horas.

O uso do protetor solar ajuda a prevenir o envelhecimento da pele.

Verdade. O protetor solar bloqueia a ação dos raios solares e dos radicais livres, que são os grandes vilões da saúde e da beleza da pele. O seu uso frequente ajuda a prevenir rugas, manchas, linhas finas e outros sinais relacionados ao envelhecimento precoce.

Posso usar o mesmo protetor no rosto e no corpo.

Mito. A pele do rosto tem características diferentes da pele do corpo, por isso o ideal é utilizar produtos que atendam às necessidades de cada área. Os filtros solares da Isdin desenvolvidos para a região do rosto possuem outras funções além de proteção. Eles têm ativos que retardam o efeito do envelhecimento, controlam a oleosidade e uniformizam o tom da pele. Já os produtos desenvolvidos para o corpo possuem outra textura e geralmente são resistentes à água.

A Isdin apresenta uma linha específica para o rosto, com Fusion Water, Fusion Water Color, Extrem 90, Spot Prevent, Active Unify e UVBrush Mineral. Já Hydro Oil, HydroLotion e o Gel Cream FPS 50 compõem o portfólio dos protetores solares corporais.

O filtro solar com cor protege mais a pele do que o filtro solar sem cor

Verdade. Além de proteger contra a radiação UVA e UVB, os pigmentos do protetor solar com cor também criam uma barreira para a luz visível – aquela irradiada por lâmpadas, computadores, celulares e televisores. Além da proteção extra, o produto disfarça as imperfeições, cobre manchas e uniformiza o tom de pele. Proporcionando cobertura natural, Fusion Water Color é um protetor solar facial com disponível em 3 cores (Clara, Média e Escura) com efeito matte, textura ultraleve, controle de oleosidade e alta proteção com FPS 50. Ideal para ser usado no dia a dia!

Protetor solar causa acne.

Mito. O que pode causar e até piorar o quadro acneico de uma pele é a base do produto, por isso, opte por um filtro solar com base aquosa, como os protetores da Isdin, que ainda tem textura leve, são oil free e apresentam substâncias de uso específico para quem sofre com oleosidade e espinhas.

É preciso reaplicar o protetor solar após o contato com a água.

Verdade. É necessário replicar o produto para que a sua eficácia se mantenha, principalmente depois dos banhos de mar e/ou piscina ou mesmo se estiver muito calor e a pele transpirar muito. Uma grande vantagem dos protetores solares da Isdin, tanto os faciais quanto corporais, é que eles contam com a tecnologia Wet Skin que permite a aplicação mesmo na pele molhada, ou seja, é possível manter a frequência de reaplicação do filtro solar independentemente da condição da derme.

O bronzeado dura mais se for gradativo e com uso de protetor.

Verdade. A pele leva cerca de 48 a 72 horas para produzir a melanina que promove o bronzeado duradouro. A dica é se expor aos poucos para garantir uma pigmentação gradual, que também irá ajudar na proteção natural da pele e garantir um bronzeado que dure mais tempo. Também vale lançar mão de produtos para potencializar o bronze e Hydro Oil pode ser um grande aliado. Ele é o único protetor solar corporal bifásico do mercado com essa função. A tecnologia Pro-Melanin, acelera o bronzeado sem deixar de lado a proteção e sem agredir as defesas naturais da pele. Além disso tem FPS 30, possui ação hidratante e absorção imediata.

Vale lembrar a importância da Campanha Dezembro Laranja, criada em 2014 pela Sociedade Brasileira de Dermatologia com o objetivo de prevenir o câncer de pele, o tumor de maior incidência no Brasil. Adotar medidas simples de proteção como o uso de filtro solar, boné, chapéu, além do cuidado com o excesso de exposição solar são medidas simples e efetivas de prevenção, mas não excluem a importância do acompanhamento anual e periódico com um dermatologista.  A consulta é essencial para o monitoramento de manchas, pintas e sinais que podem identificar a doença. Previna-se!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *