A GENÉTICA E A MEDICINA PERSONALIZADA

Saude

Na era onde o autoconhecimento é palavra de ordem, as questões de saúde também veem acompanhando esse raciocínio: imagine, se não nos parecemos fisicamente um com o outro, você realmente acredita que internamente sejamos iguais? E que a mesma dose de medicamento padronizada para toda uma população será a ideal para você?

E foi com esse contexto em mente que surgiu a chamadaMedicina Personalizada ou Medicina de Precisão. Novas formas de diagnóstico, tratamento e especialmente deprevenção de doenças estão surgindo como uma alternativa de saúde viável e a valores acessíveis.  A ideia é customizar a prática médica com foco no indivíduo, baseada na utilização de testes genéticos, identificação de biomarcadores e desenvolvimento de medicamentos alvo(como as terapias gênicas, terapias imunológicas evacinas) e assim minimizar a chance do aparecimento precoce de doenças, bem como tratar de forma mais efetiva as já existentes.  

Doenças como: ansiedade, depressão, câncer, diabetes, doenças auto-imunes e da tireóide, são alguns dos exemplos de quadros que são muito beneficiados com esse tipo de tecnologia em saúde. Conhecer o seu perfil de metabolização de medicamentos, entender os impactos de variantes genéticas no seu dia a dia e os ricos de desenvolver determinada doença, permite uma individualização de tratamento que só tem benefícios.  

Dra e como eu faço isso na prática? Através da realização de painéis genéticos. Conhecer os seus genes e a sua resposta pessoal a determinados tratamentos, modifica a forma como o médico realiza sua abordagem e tornandopossível a modificação dos aspectos negativos do quadro, gerando impacto de alto valor agregado ao usuário, devolvendo qualidade de vida e gerando uma vida longa e com mais saúde. 

Dra Walédya Melo

Medicina Funcional e Integrativa

Medicina do Estilo de Vida 

Medicina da Dor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *